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A língua falada no teatro e em telenovelas brasileiras
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Palavras-chave

Regularização
Legitimação
Memória

Como Citar

VIEIRA, Laise Aparecida Diogo. A língua falada no teatro e em telenovelas brasileiras: um percurso pela História das Ideias Linguísticas. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 23, n. 45, p. 46–89, 2020. DOI: 10.20396/lil.v23i45.8659382. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8659382. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Na esteira dos estudos em História das Ideias Linguísticas em sua relação com a Análise do Discurso, interessa-nos compreender a construção do discurso sobre a correção e a unidade linguística, que coloca em evidência o sentido de neutralidade da pronúncia de artistas em cena. Para isso, buscamos tecer um percurso de análise a partir de um arquivo, que recorta a memória do dizer nas manifestações dramatúrgicas, voltando-nos para o Primeiro Congresso Brasileiro de Língua Falada no Teatro (1956), em seu funcionamento político, em que se objetivava regular um “ideal” de fala e como isso ainda ecoa em montagens contemporâneas, no teatro e na televisão. A relação entre unidade e diversidade, a alteridade e o efeito dos congressos na construção das ideias linguísticas são questões abordadas neste artigo.  

https://doi.org/10.20396/lil.v23i45.8659382
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