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Designações de texto na Educação Básica
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Palavras-chave

Semântica
Texto
Professor

Como Citar

FRANCO, Wagner Ernesto Jonas. Designações de texto na Educação Básica. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 23, n. 45, p. 90–117, 2020. DOI: 10.20396/lil.v23i45.8659383. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8659383. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo se inscreve na área da Semântica do Acontecimento. O objetivo é analisar as designações da palavra texto em entrevistas com professores das diversas disciplinas do ensino médio de uma escola em Pouso Alegre, MG. O procedimento de análise considerou como a palavra texto articulava-se e se reescriturava em enunciados que integravam os respectivos textos (entrevistas). Com isso, percebemos que o funcionamento político da enunciação produz a instabilidade da designação da palavra texto. Nas entrevistas com os professores, separamos as disciplinas em três grupos de acordo com os sentidos comuns à palavra texto. Em geral, as disciplinas visam a ensinar um conteúdo disciplinar descarnado de sua história, o que acaba por colocar o ensino do texto como um aspecto secundário na Escola. 

https://doi.org/10.20396/lil.v23i45.8659383
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