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Ensino de gramática na universidade
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Palavras-chave

Análise de discurso
História das ideias linguísticas
Semântica histórica da enunciação
Sintaxe
Gramática

Como Citar

SARIAN, Maristela Cury. Ensino de gramática na universidade: efeitos na formação de professores de Língua Portuguesa. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024002, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8675794. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8675794. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho, filiado aos pressupostos teóricos-metodológicos da Análise de Discurso, da História das Ideias Linguísticas e da Semântica Histórica da Enunciação, ancora-se em uma prática de ensino de gramática desenvolvida em uma disciplina ministrada em um curso de Licenciatura em Letras de uma universidade pública brasileira. Para este artigo, recortamos, para descrição e análise, sequências discursivas textualizadas como respostas a um questionário composto de quatro perguntas abertas, direcionado aos estudantes no primeiro dia de aula. Por meio da regularidade das respostas, visamos a compreender os sentidos de gramática e seu ensino na educação básica e no ensino superior. Esses sentidos incidiram no modo pelo qual nos movimentamos para propormos um trabalho em que se buscou aliar a prática técnica à prática política em nossa sala de aula, à medida que nos afastamos de uma concepção fixista de gramática para investirmos em uma proposta de ensino pautada na incompletude da língua.

https://doi.org/10.20396/lil.v27i00.8675794
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