Prática integrada em Arquitetura, Engenharia e Construção

Autores

  • Marina Sangoi de Oliveira Ilha Universidade Estadual de Campinas
  • Vanessa Gomes da Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i6.8634482

Palavras-chave:

Modelos urbanos e infra-estrutura sustentáveis. Projeto e construção avançados. Metodologias e ferramentas de avaliação da sustentabilidade. Avaliação do desempenho ambiental de sistemas e componentes. Gestão sustentável de facilidades.

Resumo

Esta edição da PARC apresenta uma seleção de artigos publicados na Conferência Sustainable Building 2010 Brazil (SB10Brazil), em novembro de 2010 na cidade de São Paulo.  Os artigos constantes nessa edição enfocam alguns dos temas discutidos na SB10Brazil: modelos urbanos e infra-estrutura sustentáveis; projeto e construção avançados; metodologias e ferramentas de avaliação da sustentabilidade; avaliação do desempenho ambiental de sistemas e componentes e gestão sustentável de facilidades. Todos os trabalhos passaram por uma avaliação cega de pelo menos 2 avaliadores, os quais constam como Comitê Científico ad hoc desta edição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Sangoi de Oliveira Ilha, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), com mestrado (1991), doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (1996). Tem pós-doutorado no Stevens Institute of Technology, Hoboken, New Jersey, USA. É Diretora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e membro titular do Conselho Universitário da Unicamp. É professora associada (livre-docente) da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP), onde atua desde 2004. Na graduação, ministra disciplinas nos dois cursos da FEC: Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Na pós-graduação, atua tanto no mestrado como no doutorado. Coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Sistemas Prediais da FEC. Recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz em 2006. Foi Diretora Associada da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. É membro titular da Congregação da FEC desde 2006. Foi Chefe do Departamento de Arquitetura e Construção de 2006 a 2010, Coordenadora Associada do curso de Engenharia Civil e representante da FEC na comissão de vestibulares da UNICAMP de 1998 a 2002, membro titular da comissão de pesquisa da UNICAMP entre 2004 e 2006, e representante da UNICAMP no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Campinas entre 2002 a 2004, membro titular da comissão de de pós-graduação da FEC-UNICAMP de 2002 a 2004.Foi professora do departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP entre 1988 e 2004, onde também coordenou o Laboratório de Sistemas Prediais daquela instituição. É membro do conselho editorial e revisora de artigos da Revista Ambiente Construído. Foi coordenadora do GT de Sistemas Prediais da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC). Foi representante da ANTAC na Comissão Nacional do Sistema qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H. É sócia fundadora do Conselho Brasileiro da Construção Sustentável CBCS, onde atua mais especificamente no comitê técnico de Água. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários, atuando, principalmente, nos seguintes temas: sistemas prediais de água fria e quente, esgoto sanitário, água pluvial, gás combustível e combate a incêndio, e conservação de água em edifícios.

Vanessa Gomes da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFES, 1993), mestre (1998) e doutora (2003) em Eng. Civil pela Escola Politécnica da USP. Professora Associada livre-docente (2010) na UNICAMP, colabora com instituições renomadas no Brasil e exterior, como: QUT (AU); Montreal (CA); ETH Zürich (CH); KIT, Fraunhofer ISE e TUM (DE); Colima, UABC e Guadalajara (MX); TU Delft (NL); Isthmus Panama (PA); KTH (SE); Cambridge (UK); Harvard, Columbia, California, Florida, Pittsburgh e Carnegie Mellon (US); Pretoria (ZA). Experiência em Arquitetura e Eng. Civil, com ênfase em Projeto e Construção Sustentável, Avaliação ambiental de empreendimentos e Avaliação de ciclo de vida.

Downloads

Publicado

2011-07-31

Como Citar

ILHA, M. S. de O.; SILVA, V. G. da. Prática integrada em Arquitetura, Engenharia e Construção. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 6, p. 1–3, 2011. DOI: 10.20396/parc.v1i6.8634482. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634482. Acesso em: 4 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>