Missão e Escopo

A revista eletrônica PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção - vinculada ao Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, tem como objetivo colaborar com a divulgação de pesquisas acadêmicas relacionadas à arquitetura e urbanismo contemporâneos, à construção e à integração destas áreas.

A publicação é contínua a partir de 2019, atua prioritariamente nas seguintes áreas: métodos de projeto, teoria da arquitetura e tecnologia do ambiente construído. Seu conselho editorial e comitê científico internacional procuram assegurar qualidade às irrestritas possibilidades de discussões acadêmicas nas atuais formas da disciplina. Desse modo, a revista pretende contribuir para ampliar o repertório teórico e científico capaz de auxiliar engenheiros civil, arquitetos e urbanistas em suas atuações profissionais ou acadêmicas.

São aceitas submissões de artigos completos e de revisão. Os artigos devem ser inéditos em publicações nacionais e internacionais, podendo ser publicados em português, inglês ou espanhol. Incentiva-se a submissão de artigos em inglês. 70% dos artigos publicados serão prioritariamente de instituições externas à UNICAMP.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação é cega por pares, incluíndo dois avaliadores, envolvendo um terceiro avaliador quando demandado.

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há quatro opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;

  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;

  3. Sem decisão, artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas passará por nova rodada de avaliação;
  4. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A PARC Pesquisa emArquitetura e Construção não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas / Statement of Ethics in Research and Best Practices

PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção (Faculdade de Engenharia Civil/UNICAMP), ISSN eletrônico 1980-6809, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na PARC. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista PARC, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Fontes de Apoio

Departamento de Arquitetura e Construção

Histórico do periódico

A revista foi criada em 2006 pelos professores Gabriela Celani e Leandro Medrano, ambos na ocasião da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, como uma revista do Departamento de Arquitetura e Construção, com periodicidade semestral. A revista era gerida por um Comitê Editorial permanente formado pelos editores fundadores e o chefe de departamento. Foi também criado um Conselho editorial com o objetivo de ser a base de avaliadores da revista. A editoria da revista também contava com editores convidados, professores da FEC ou externos.

No período de 2006 a 2014 percebe-se dois momentos distintos: (i) 2006 a 2011 que pode ser caracterizado como um período de implantação da revista e (ii) 2012 a 2014 que pode ser caracterizado como um período de consolidação da revista. No primeiro período (2006-2011) a publicação foi intermitente não alcançando a periodicidade semestral almejada e a revista era disponibilizada em forma de site desenvolvido em HTML. Este foi um período de aprendizado de editoração científica. Entretanto, resultou numa classificação QUALIS significativa: B3 em Arquitetura e Urbanismo, B3 Interdisciplinar e B5 Engenharias I. No segundo período (2012-2014) a periodicidade semestral de publicação da revista foi atendida e todas as edições publicadas foram temáticas. A revista foi transferida para o sistema de gestão OPENCONF. Em 2014 a Prof. Gabriela Celani deixou a editoria da revista, que passou a ser gerida por um conjunto de editores chefes nomeados pelo Conselho do Departamento de Arquitetura e Construção da FEC-UNICAMP. No ano de 2014 os editores chefes foram: Prof. Dr. Leandro Medrano (USP), Profa. Doris C.C.K. Kowaltowski (UNICAMP), Profa. Dra. Lucila Chebel Labaki (UNICAMP) e Profa. Dra. Regina C. Ruschel (UNICAMP).

Em seus oito primeiros anos, a PARC apresentou os seguintes indicadores. Publicou ao todo 13 edições, totalizando 81 artigos sendo: 72 artigos acadêmicos (89%), 3 artigos de jovens pesquisadores (4%), 5 artigos da nova geração (6%) e 1 entrevista (1%). Quanto à língua: 73% dos artigos estão em português e 27% em língua estrangeira, sendo 10% em espanhol e 17% em inglês. Quanto à autoria, considerando os primeiros autores, 23% são autores associados à UNICAMP e 77% são autores externos. O conjunto de avaliadores, inicialmente restrito ao Conselho Editorial, formado por 65% de brasileiros e 35% de estrangeiros (incluindo Portugueses, Argentinos e Espanhóis) foi expandido e ampliado por meio de Comitês Científicos montados pelos editores convidados a cada edição temática. A origem dos avaliadores da revista abrange todo território nacional, incluindo as principais instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Em 2015 a Profa. Dra. Lucila Chebel Labaki deixou de ser editora da revista sendo substituída pelo Prof. Dr. Daniel de Carvalho Moreira, também da FEC-UNICAMP

O ano de 2015 marca o início de ações estratégicas visando um salto de qualificação da revista. A revista PARC foi transferida para o sistema Open Journal System e incluída no Portal de Revistas Eletrônicas da UNICAMP. A periodicidade de publicação foi intensificada para quadrimestral com o patamar mínimo de 5 artigos por número publicado. A revista continuará sendo multilíngue, entretanto o título, resumo e palavras chave dos artigos são bilíngue: Português ou Espanhol e Inglês. Estuda-se o subsídio para a publicação bilíngue. Busca-se ampliar a indexação da revista e sua internacionalização.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447