Diretrizes para Autores
CADASTRO NO SISTEMA:
Solicita-se que todas as informações dos autores no cadastro sejam fornecidas. Em especial pede-se atenção para a inclusão do URL, Endereço postal e Resumo da Biografia. No URL informar o link para o CV Lattes, GoogleMyCitations ou ResearcherID. No Resumo da Biografia incluir um texto de aproximadamente 50 palavras informando: formação, titulação, afiliação e linha de pesquisa.
Acesse o Tutorial para o Cadastro
METADADOS:
Sobre os metadados dos autores, submeter TODOS os itens, tanto os obrigatórios como os opcionais. Inserir sempre em português e em inglês. Em nome do autor incluir todos os nomes, exceto o último sobrenome. Em sobrenome do autor incluir apenas o último sobrenome. Inserir o e-mail principal correspondente ao também informado no ORCID. Informar o URL (http) do CVlattes e do ORCID. Informar a filiação incluindo o nome por extenso da instituição de vínculo (não incluir, departamento, laboratório, ...). Informar a biografia resumida apenas incluindo a titulação mais recente e o vínculo atual (e.g. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas).
Sobre os metadados do artigo, incluir título, resumo e referências igualmente ao manuscrito, tanto em português como em inglês. Informar a área em que o artigo se enquadra, escolhendo entre Arquitetura, Urbanismo e Construção e uma subárea correspondente como listado na tabela de áreas de conhecimento do CNPq ou CAPES. Informar as palavras-chave igualmente ao manuscrito. Inserir cada palavra-chave individualmente. Informar a cobertura do estudo: geograficamente e temporalmente (Brasil; contemporâneo). Informar o tipo de manuscrito como texto (em português) e text (em inglês). Informar as agências de fomento se o estudo recebeu apoio financeiro.
PADRÃO DE FORMATAÇÃO:
Os artigos devem ser submetidos já no formato final de publicação da revista em arquivo .doc ou .docx em português, inglês ou espanhol. Incentiva-se a submissão de artigos em inglês. Caso o artigo se trate de uma resubmissão ou artigo extendido anteriormente publicado em evento, sendo submetido na seção de Comunicações, então modificações devem ser destacadas no texto com a fonte em azul.
DOCUMENTOS SUPLEMENTARES:
Documentos suplementares podem ser necessários como por exemplo autorizações de uso de imagens/gráficos/tabelas/quadros de terceiros.
É requerido a partir de 2021 submeter um documento em conjunto com o manuscrito que explicita a contribuição de cada autor em forma de quadro. A contribuição de cada autor deve ser caracterizada segundo a Taxonomia CRediT (http://credit.niso.org/). Deve-se nomear, pela sigla correspondente as iniciais do nome de cada autor (e.g. Paulo Mendes da Rocha, PMR; Holmer Savastano Junior, HSJR), os autores envolvidos em cada tipo de contribuição .
Os tipos de contribuição de autoria são:
- Conceituação: Ideias; formulação ou evolução de objetivos e metas globais de pesquisa.
- Curadoria de dados: Atividades de gestão para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, onde é necessário para interpretar os próprios dados) para uso inicial e posterior reutilização.
- Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo.
- Aquisição de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto conducente a esta publicação.
- Investigação: Conduzir um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos, ou coleta de dados / evidências.
- Metodologia: Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
- Administração de projetos: Responsabilidade de gestão e coordenação pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa.
- Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
- Programas: Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
- Supervisão: Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal.
- Validação: Verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicação / reprodutibilidade geral dos resultados / experimentos e outros produtos de pesquisa.
- Visualização: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização / apresentação de dados.
- Escrita - rascunho original: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
- Escrita - revisão e edição: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado por aqueles do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
DECLARAÇÃO DE USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:
Seguimos o posicionamento da Committee on Publication Ethics (COPE) que estabelece que:
Os autores que utilizam ferramentas de IA na escrita de um manuscrito, produção de imagens ou elementos gráficos do artigo, ou na coleta e análise de dados, devem ser transparentes na divulgação nos Materiais e Métodos (ou seção semelhante) do artigo em como a ferramenta de IA foi utilizada e qual a ferramenta utilizada. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo do seu manuscrito, mesmo as partes produzidas por uma ferramenta de IA, e são, portanto, responsáveis por qualquer violação da ética de publicação. (https://publicationethics.org/cope-position-statements/ai-author)
Desta forma, caso os autores tenham utilizado de inteligência artificial na redação do texto e/ou na criação de imagens, gráficos, tabelas ou suas legendas correspondentes. ou na coleta e análise de dados, esta utilização deve ser explicada na seção de materiais e métodos (ou semelhante) e deverá ser incluída uma seção denominada Declaração antes da seção de Agradecimentos e/ou de Referências como apresentado a seguir:
O(s) autor(es) declara(m) o(s) uso(s) de inteligência artificial generativa, especificamente (nome e versão da tecnologia/ferramenta de IA) na redação do texto e/ou na criação de imagens, gráficos, tabelas ou suas legendas correspondentes, ou na coleta e análise de dados, (especificar todos os casos em que foi utilizado). Após utilizar esta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisou(aram) e editou(aram) o conteúdo conforme necessário e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.
COMENTÁRIOS AO EDITOR:
Caso a submissão seja uma resubmissão é necessário incluir em COMENTÁRIOS AO EDITOR um texto informando aos editores como as sugestões dos avaliadores foram incorporadas no texto. Caso a submissão se trate de artigo ampliado anteriormente publicado em evento científico também faz-se necessário incluir dados do evento e um texto informando aos editores significativas modificações incorporadas ao texto.
DEVERES A SEREM OBSERVADOS:
Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e fazendo-se uso de textos ou imagens de outros que estes sejam devidamente citados. A revista utiliza o sistema Turnitin para verificação de similaridade dos manuscritos e para análise de uso de Inteligência Artificial (IA). O limite máximo aceitável de similaridade, considerando publicações dos próprios autores e outras fontes, é de 20% para artigos submetidos às seções de Artigos, Dossiê ou de Revisão, O limite máximo aceitável de similaridade para artigos submetidos à seção de Comunicação é 30% com o artigo original expandido publicado em anais de eventos. O limite máximo aceitável de uso de IA no aprimoramento gramatical e correção ortográfica do texto é de 30%.
Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado; caracterizada por no mínimo três tipos diferentes de contribuição de autoria segundo a taxonomia Contributor Role Taxonomy (https://credit.niso.org/). Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores devem evitar o autoplágio. Os autores também não devem submeter de forma concomitante o mesmo trabalho a mais de uma revista.
Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, visando o reconhecimento do trabalho de outros autores. As informações obtidas em conversas, correspondências ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte.
Erros em trabalhos publicados: quando é descoberto um erro significativo ou imprecisão no trabalho publicado é obrigação informar e/ou cooperar com os editores para a correção do artigo.
Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.
Protocolo para revisão normativas das referências e citações:
- A revisão normativa por humano especialista é obrigatória na etapa de edição de texto de artigos aceitos para publicação no Periódico PARC
- A revisão normativa será solicitada ao autor como primeira atividade da etapa de edição de texto após o manuscrito ser aceito para publicação
- A contratação da revisão normativa é de responsabilidade do autor, que deve garantir que seja realizada por um humano especialista com formação, preferivelmente, em letras, biblioteconomia, estudos literários ou afins
- O autor deve comprovar que realizou a revisão normativa com humano especialista enviando o manuscrito revisado e declaração do revisor. A declaração deve ser apresentada segundo modelo solicitado pelo Periódico PARC.
- O autor terá duas semanas para realizar a revisão normativa a partir da solicitação feita pelo editor responsável.
- O manuscrito revisado será verificado pelo editor responsável. Se falhas forem identificadas, estas serão apontadas e deverão ser corrigidas pelos autores ou revisor por eles contratados.
PADRÕES BIBLIOGRÁFICOS:
As referências devem seguir formatação ABNT assim como citação das mesmas no texto. Seguem exemplos de referências:
Artigo e/ou matéria publicados em jornal
OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.
VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.
Artigos publicados em periódico
BISTAFA, S. R.; BRADLEY, J. S. Optimum acoustical conditions for speech intelligibility in classrooms. Noise & Vibration Worldwide, v. 31, n. 9, p. 12–17, Oct. 2000. DOI: https://doi.org/10.1260/09574560014980.
CARBONI, M. H. S.; SCHEER, S. A manufatura aditiva como suporte à aprendizagem colaborativa e interdisciplinar em AEC: uma experiência integradora com o futuro profissional de expressão gráfica. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 18, n. 1, p. 195–218, ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v18i1.201918.
Artigo publicados em anais de eventos
CARBONI, M. H. DE S.; SCHEER, S. Manufatura aditiva como ferramenta didática para a formação de profissionais da AEC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3., 2021, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: ANTAC, 2021. p.1–14. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/567. Acesso em: 3 ago. 2022.
Artigo publicado em proceedings
ROCHER, W.; RUBIO, E.; MORALES, N. Eight-dimensional planning: Construction of an integrated model for mine planning involving constructability. In: SYMPOSIUM ON APPLICATION OF COMPUTERS AND OPERATIONS RESEARCH IN THE MINERALS INDUSTRY, 35., 2011, Wollongong. Proceedings […]. Wollongong: Australian Institute of Mining and Metallurgy, 2011. p. 393-406. Disponível em: https://delphoslab.cl/Publicaciones/2019/RGM_GMP2019.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.
Base de dados
INMET.INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Arquivos climáticos INMET 2016. 2016. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/downloads/arquivos-climaticos/inmet2016. Acesso em: 17 jan. 2024.
ÁCAROS no Estado de São Paulo. In: FUNDAÇÃO TROPICAL DE PESQUISAS E TECNOLOGIA “ANDRÉ TOSELLO”. Base de Dados Tropical. 1985. Disponível em: http://www.bdt.fat.org.br/acaro/sp/. Acesso em: 30 maio 2002.
Capítulo de Livro
OLIVEIRA, M. R.; FABRICIO, M. M. Projeto paramétrico e prototipagem rápida: casos em instituições internacionais. In: KOWALTOWSKI, D.; MOREIRA, D. C.; Petreche, J. R. D.; FABRÍCIO, M. M. (org.). O processo de projeto em arquitetura. São Paulo: Oficina de textos. 2011. p. 455–469.
Constituição
BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional no 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.
Decreto
SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998
Evento no todo
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3., 2021, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: ANTAC, 2021.
Imagem
ESTAÇÃO da Cia. Paulista com locomotiva elétrica e linhas de bitola larga. 1 fotografia, p&b. In: LOPES, Eduardo Luiz Veiga. Memória fotográfica de Araraquara. Araraquara: Prefeitura do Município de Araraquara, 1999. 1 CD-ROM.
STOCKDALE, René. When’s recess? [2002?] . 1 fotografia, color. Disponível em: http://www.webshots.com/g/d2002/1-nw/20255.htm. Acesso em: 13 jan. 2001.
Lei
BRASIL. Lei no 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: http://www.in.gov.br/ mp_leis/leis_texto.asp?ld=LEI%209887. Acesso em: 22 dez. 1999.
Livro
BORDIGNON, A. L. Equipamentos elétricos industriais: material didático. 2. ed. Juiz de Fora: UFJF, 2014. 68 p.
GAGNE, R. The Conditions of Learning. 4th ed. New York: Rinehart & Winston, 1985. 352 p.
Material cartográfico
SANTA CATARINA. Departamento Estadual de Geografia e Cartografia. Mapa geral do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 1958. 1 mapa: 78 x 57 cm. Escala: 1:800:000.
BRASIL e parte da América do Sul: mapa político, escolar, rodoviário, turístico e regional. São Paulo: Michalany, 1981. 1 mapa, color., 79 cm x 95 cm. Escala 1:600.000.
Monografia (dissertação, tese)
SELDIN, C. Do capital de cultura à cidade criativa: resistências a paradigmas urbanos sob a inspiração do Berlim. 2015. 213 f. Tese (Doutorado em Urbanismo) – Programa de Pós-Graduaçao em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/823889.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
SILVA, A. L. Da ecologia social à educação ambiental: as contribuições do pensamento libertário de Murray Bookchin. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2007. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/10274. Acesso em: 20 jan. 2024.
Norma
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 15220-3. Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. 8 p.
ASHRAE. AMERICAN SOCIETY OF HEATING REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. Standard 55: Thermal environmental conditions for human occupancy. Atlanta: ASHRAE, 2020.
ISO.I NTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 7243: 2017: Ergonomics of the thermal environment - Assessment of heat stress using the WBGT (wet bulb globe temperature) index. 3. ed. Genève: ISO, 2017. 18 p.
Patente
JONES, G. Hearing device comprising a signal generator for masking tinnitus. Depositante: Oticon A/S. Procurador: Stweart Birch. US 20160366527 A1. Depósito: 8 jun. 2016.
Relatório
EEA. EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY. Air quality in Europe: 2017 report; EEA Report No 13/2017. Copenhagen: EEA, 2017. 80 p. Disponívvel em: https://www.eea.europa.eu/publications/air-quality-in-europe-2017. Acesso em 20 jan. 2021.
UNEP. UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME. 2020 Global Status Report for Buildings and Construction: Towards a Zero-emissions, Efficient and Resilient Buildings and Construction Sector - Executive Summary. Nairobi: UNEP, 2020. Disponível em: https://wedocs.unep.org/handle/20.500.11822/34572. Acesso em: 30 jul. 2023.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a política ambiental do Estado de São Paulo. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 1993. 35 p
Site
ETSnet. Toefl on line: Test of english as a foreign language. Disponível em: http://www.toefl.org. Acesso em: 19 maio 1998.