O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word já formatado no template da revista.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar.
  • O artigo inclui título em português e inglês, resumo e abstract (mínimo de 200 e máximo 250 palavras) e palavras-chave e keywords (três a cinco palavras). O artigo em sua totalidade tem de 5000 a 7000 palavras. No corpo do artigo estão claramente descritos os objetivos, os métodos e procedimentos de pesquisa, os resultados obtidos e as contribuições teóricas.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (artigos acadêmicos e de jovens pesquisadores), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega pelos Pares foram seguidas. A identificação de autoria deste trabalho foi removida (do arquivo submetido e da opção Propriedades no Word), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista e do processo de avaliação.
  • Os autores se responsabilizam integralmente pela autoria do artigo e pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Caso o autor utilize imagens ou fotos de terceiros ele deve ter autorização para utiliza-las em seu artigo. A autorização para uso de imagens e fotos de terceiros deve ser assinada pelo detentor dos direitos autorais das mesmas. É responsabilidade do autor verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos e manter os originais destes para apresentar à revista caso seja solicitado.
  • Todas figuras, tabelas e quadros têm fonte declarada.
  • Existindo fontes de financiamento para pesquisa (agências publicas ou privadas), estas foram informadas. Seguir recomendação da FAPESP http://agencia.fapesp.br/17484 ou da CAPES http://www.sibi.usp.br/noticias/obrigatoriedade-de-citacao-da-capes-nova-portaria-em-vigor/
  • As referências bibligráficas devem estar completas, conforme a ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração e citadas de acordo com a ABNT NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. URLs e DOIs das referências foram informadas quando possível.

  • Os autores se responsabilizam integralmente por todas as aprovações éticas necessarias para desenvolvimento da pesquisa e afirmam que possuem as devidas aprovações. Caso envolva pesquisa com seres humanos os autores dispõe das devidas aprovações éticas de acordo com as regras da plataforma Brasil [http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf] ou similares em outros países. Informar no artigo os dados da aprovação junto ao conselho de ética de pesquisa e eventuais conflitos de interesse, quando pertinente ao conteúdo do trabalho.

Diretrizes para Autores

CADASTRO NO SISTEMA:

Solicita-se que todas as informações dos autores no cadastro sejam fornecidas. Em especial pede-se atenção para a inclusão do URLEndereço postal e Resumo da Biografia. No URL informar o link para o CV Lattes, GoogleMyCitations ou ResearcherID. No Resumo da Biografia incluir um texto de aproximadamente 50 palavras informando: formação, titulação, afiliação e linha de pesquisa.

METADADOS DO ARTIGO:

Submeter os metadados do artigo duas vezes, uma vez em português e a segunda vez em inglês. Inserir os dados de TODOS os autores, incluindo URL do CVlattes e endereço http do ORCID, biografia resumida (150 palavras delacrando a formação, titulações, vínculo e especialidades do autor). Incluir título, resumo e referências. As referências dever estar igual às apresentadas no artigo, tanto nos metadados em português como em inglês. Informar a área em que o artigo se enquadra, escolhendo entre Arquitetura, Urbanismo e Construção. Informar as palavras-chave e todos os dados de indexação.

PADRÃO DE FORMATAÇÃO:

Os artigos devem ser submtidos já no formato final de publicação da revista em arquivo .doc ou .docx em português, inglês ou espanhol. Incentiva-se a submissão de artigos em inglês. Caso o artigo se trate de uma resubmissão ou artigo extendido anteriormente publicado em evento, sendo submetido na seção de Comunicações, então modificações devem ser destacadas no texto com a fonte em azul. 

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES:

Documentos suplementares podem ser necessários como por exemplo autorizações de uso de imagens/gráficos/tabelas/quadros de terceiros. Também são tratados como documento suplementares o resumo expandidos ou artigo curto correspondento ao artigo expandido sendo submetido à seção de Comunicações.

COMENTÁRIOS AO EDITOR:

Caso a submissão se trate de uma resubmissão é necessário incluir em COMENTÁRIOS AO EDITOR um texto informando aos editores como as sugestões dos avaliadores foram incorporadas no texto. Caso a submissão se trate de artigo ampliado anteriormente publicado em evento científico também faz-se necessário incluir dados do evento e um texto informando aos editores significativas modificações incorporadas ao texto.

DEVERES A SEREM OBSERVADOS:

Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e fazendo-se uso de textos ou imagens de outros que estes sejam devidamente citados. A revista utiliza o sistema Turnitin para verificação de similaridade dos manuscritos. O limite máximo aceitável de similaridade é de: 20% para artigos submetidos às seções de Artigos, Artigos de Revisão ou Dossiê e 30% para artigos submetidos à seção de Comunicação, considerando resumos e artigos compatos dos próprios autores prioritariamente acumulado com outras fontes.

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado.  Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores.
O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores devem evitar o auto-plágio. Os autores também não devem submer de forma concomitante o mesmo trabalho a mais de uma revista.

Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, visando o reconhecimento do trabalho de outros autores. As informações obtidas em conversas, correspondências ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte.

Erros em trabalhos publicados: quando é descoberto um erro significativo ou imprecisão no trabalho publicado é obrigação informar e/ou cooperar com os editores para a correção do artigo.

Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.

PADRÕES BIBLIOGRÁFICOS:

As referências devem seguir formatação ABNT assim como citação das mesmas no texto. Seguem exemplos de referências: norma, legislação, livro, website, artigo em proceedings, artigo em periódico, artigo em anais, trabalhos acadêmicos, e mapa.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. 3 p.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).

DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. 132 p.

ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979.

ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de redação e estilo. São Paulo, 1997. Disponível em: http://www1.estado.com.br/redac/manual.html. Acesso em: 19 maio 1998.

ETSnet. Toefl on line: Test of english as a foreign language. Disponível em: http://www.toefl.org. Acesso em: 19 maio 1998.

FRALEIGH, Arnold. The Algerian of independence. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN SOCIETY OF INTERNATIONAL LAW, 61., 1967, Washington. Proceedings […]. Washington: Society of International Law, 1967. p. 6-12.

OLIVEIRA E SOUSA, M. N. P.; MOREIRA, D. C. Aplicação da linguagem de padrões à valiação de projetos de biblioteca pública. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 7-25, jul./dez. 2013. DOI:http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v8i2.80946

RODRIGUES, M. V. Uma investigação na qualidade de vida no trabalho. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 13., Belo Horizonte, 1989. Anais […]. Belo Horizonte: ANPAD, 1989a. p. 455-468.

RODRIGUES, M. V.  Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f.. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989b.

SANTA CATARINA. Departamento Estadual de Geografia e Cartografia. Mapa geral do Estado de Santa Catarina. [ Florianópolis], 1958. 1 mapa: 78 x 57 cm. Escala: 1:800:000.

Artigos

Textos originais de um estudo científico englobando produtos de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento na temática da revista.

Dossiê

Essa seção compreende artigos científicos submetidos em chamadas temáticas. Em 2019 esta seção incluirá artigos da chamada temática em Building Information Modeling realizada em 2018.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Chamada especial.

Tecnologia de processos e sistemas construtivos

Serão aceitos artigos convidados que tenham sido apresentados no evento TECSIC 2017 mas na condição de terem sido expandido e apresentarem novo conteúdo.

Building Information Modeling

Edição temática. Artigos de pesquisa em: implementação e adoção; treinamento acadêmico e industrial; intercâmbio da informação e interoperabilidade; gestão da segurança; análise e planejamento do espaço do edifícios e da cidade; gestão de projeto e da construção; verificação automatizada de códigos; dados as-built e as-is; promoção de novas tecnologias; manutenção e gestão de instalações e processos de projeto (arquitetônico e de engenharia). 

Artigos de revisão

Para esta seção espera-se a submissão de artigos de Revisões Sistemáticas da Literatura (RSL). O termo sistemático significa que a revisão deve ser realizada de acordo com um método desenhado para garantir que a revisão será imparcial, precisa, auditável, replicável e atualizável. 

Comunicações

Esta seção destina-se a trabalhos apresentados de certa forma em eventos científicos no formato de resumo estendido ou artigo curto, mas que não foi ainda publicado na forma integral.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.