Banner Portal
Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesse em uma conta existente ou Registre uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Caso o artigo tenha utilizado recursos de inteligência artificial na redação ou análise de dados, a utilização deve ser explicada na seção de materiais e métodos e uma declaração deve ser incluída no texto.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word já formatado no template da revista.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar.
  • O artigo inclui título em português e inglês, resumo e abstract (mínimo de 200 e máximo 250 palavras) e palavras-chave e keywords (três a cinco palavras). O artigo em sua totalidade tem de 5000 a 8000 palavras, considerando todo o texto e incluindo tabelas, notas e referências (no caso de artigos de revisão, a contagem deve excluir as referências). No corpo do artigo estão claramente descritos os objetivos, os métodos e procedimentos de pesquisa, os resultados obtidos e as contribuições teóricas.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida (do arquivo submetido e da opção Propriedades no Word), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista e do processo de avaliação.
  • Os autores se responsabilizam integralmente pela autoria do artigo e pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Caso o autor utilize imagens ou fotos de terceiros ele deve ter autorização para utiliza-las em seu artigo. A autorização para uso de imagens e fotos de terceiros deve ser assinada pelo detentor dos direitos autorais das mesmas. É responsabilidade do autor verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos e manter os originais destes para apresentar à revista caso seja solicitado.
  • Todas figuras, tabelas e quadros têm fonte declarada.
  • Existindo fontes de financiamento para pesquisa (agências publicas ou privadas), estas foram informadas. Seguir recomendação da FAPESP  ou da CAPES
  • As referências bibliográficas devem estar completas, conforme a ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração e citadas de acordo com a ABNT NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. URLs e DOIs das referências foram informadas quando possível.
  • Os autores se responsabilizam integralmente por todas as aprovações éticas necessarias para desenvolvimento da pesquisa e afirmam que possuem as devidas aprovações. Caso envolva pesquisa com seres humanos os autores dispõe das devidas aprovações éticas de acordo com as regras da Plataforma Brasil  ou similares em outros países. Informar no artigo os dados da aprovação junto ao conselho de ética de pesquisa e eventuais conflitos de interesse, quando pertinente ao conteúdo do trabalho.
  • Caso o artigo em qualquer idioma seja aceito para publicação, os autores se comprometem a apresentar uma declaração, quando solicitada, de revisão normativa segundo ABNT NBR 6023 e ABNT NBR 10520 (versão atualizada vigente) realizada por profissional com formação, preferencialmente, em letras, biblioteconomia, estudos da linguagem ou similares, de escolha do autor. A declaração deve estar no modelo solicitado pela PARC: Declaração de Revisão Normativa
  • Caso o artigo esteja redigido em inglês e seja aceito para publicação, os autores se comprometem a apresentar uma declaração, quando solicitada, da revisão da redação em inglês realizada por profissional com formação, preferencialmente, em letras, estudos da linguagem ou similares. A declaração deve estar no modelo solicitado pela PARC.

Diretrizes para Autores

CADASTRO NO SISTEMA:

Solicita-se que todas as informações dos autores no cadastro sejam fornecidas. Em especial pede-se atenção para a inclusão do URLEndereço postal e Resumo da Biografia. No URL informar o link para o CV Lattes, GoogleMyCitations ou ResearcherID. No Resumo da Biografia incluir um texto de aproximadamente 50 palavras informando: formação, titulação, afiliação e linha de pesquisa.

Acesse o Tutorial para o Cadastro

METADADOS:

Sobre os metadados dos autores, submeter TODOS os itens, tanto os obrigatórios como os opcionais. Inserir sempre em português e em inglês.  Em nome do autor incluir todos os nomes, exceto o último sobrenome. Em sobrenome do autor incluir apenas o último sobrenome. Inserir o e-mail principal correspondente ao também informado no ORCID. Informar o URL (http) do CVlattes e do ORCID. Informar a filiação incluindo o nome por extenso da instituição de vínculo (não incluir, departamento, laboratório, ...). Informar a biografia resumida apenas incluindo a titulação mais recente e o vínculo atual (e.g. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas).

Sobre os metadados do artigo, incluir título, resumo e referências igualmente ao manuscrito, tanto em português como em inglês.  Informar a área em que o artigo se enquadra, escolhendo entre Arquitetura, Urbanismo e Construção e uma subárea correspondente como listado na tabela de áreas de conhecimento do CNPq ou CAPES. Informar as palavras-chave igualmente ao manuscrito. Inserir cada palavra-chave individualmente. Informar a cobertura do estudo: geograficamente e temporalmente (Brasil; contemporâneo). Informar o tipo de manuscrito como texto (em português) e text (em inglês). Informar as agências de fomento se o estudo recebeu apoio financeiro.

PADRÃO DE FORMATAÇÃO:

Os artigos devem ser submetidos já no formato final de publicação da revista em arquivo .doc ou .docx em português, inglês ou espanhol. Incentiva-se a submissão de artigos em inglês. Caso o artigo se trate de uma resubmissão ou artigo extendido anteriormente publicado em evento, sendo submetido na seção de Comunicações, então modificações devem ser destacadas no texto com a fonte em azul. 

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES:

Documentos suplementares podem ser necessários como por exemplo autorizações de uso de imagens/gráficos/tabelas/quadros de terceiros.

É requerido a partir de 2021 submeter um documento em conjunto com o manuscrito que explicita a contribuição de cada autor em forma de quadro. A contribuição de cada autor deve ser caracterizada segundo a Taxonomia CRediT (http://credit.niso.org/). Deve-se nomear, pela sigla correspondente as iniciais do nome de cada autor (e.g. Paulo Mendes da Rocha, PMR; Holmer Savastano Junior, HSJR), os autores envolvidos em cada tipo de contribuição .

Os tipos de contribuição de autoria são:

  • Conceituação: Ideias; formulação ou evolução de objetivos e metas globais de pesquisa.
  • Curadoria de dados: Atividades de gestão para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, onde é necessário para interpretar os próprios dados) para uso inicial e posterior reutilização.
  • Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo.
  • Aquisição de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto conducente a esta publicação.
  • Investigação: Conduzir um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos, ou coleta de dados / evidências.
  • Metodologia: Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
  • Administração de projetos: Responsabilidade de gestão e coordenação pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa.
  • Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
  • Programas: Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
  • Supervisão: Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal.
  • Validação: Verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicação / reprodutibilidade geral dos resultados / experimentos e outros produtos de pesquisa.
  • Visualização: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização / apresentação de dados.
  • Escrita - rascunho original: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
  • Escrita - revisão e edição: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado por aqueles do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

DECLARAÇÃO DE USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

Seguimos o posicionamento da Committee on Publication Ethics (COPE) que estabelece que:

Os autores que utilizam ferramentas de IA na escrita de um manuscrito, produção de imagens ou elementos gráficos do artigo, ou na coleta e análise de dados, devem ser transparentes na divulgação nos Materiais e Métodos (ou seção semelhante) do artigo em como a ferramenta de IA foi utilizada e qual a ferramenta utilizada. Os autores são totalmente responsáveis ​​pelo conteúdo do seu manuscrito, mesmo as partes produzidas por uma ferramenta de IA, e são, portanto, responsáveis ​​por qualquer violação da ética de publicação. (https://publicationethics.org/cope-position-statements/ai-author)

Desta forma, caso os autores tenham utilizado de inteligência artificial na redação do texto e/ou na criação de imagens, gráficos, tabelas ou suas legendas correspondentes. ou na coleta e análise de dados, esta utilização deve ser explicada na seção de materiais e métodos (ou semelhante) e deverá ser incluída uma seção denominada Declaração antes da seção de Agradecimentos e/ou de Referências como apresentado a seguir:

O(s) autor(es) declara(m) o(s) uso(s) de inteligência artificial generativa, especificamente (nome e versão da tecnologia/ferramenta de IA) na redação do texto e/ou na criação de imagens, gráficos, tabelas ou suas legendas correspondentes, ou na coleta e análise de dados, (especificar todos os casos em que foi utilizado). Após utilizar esta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisou(aram) e editou(aram) o conteúdo conforme necessário e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.

COMENTÁRIOS AO EDITOR:

Caso a submissão seja uma resubmissão é necessário incluir em COMENTÁRIOS AO EDITOR um texto informando aos editores como as sugestões dos avaliadores foram incorporadas no texto. Caso a submissão se trate de artigo ampliado anteriormente publicado em evento científico também faz-se necessário incluir dados do evento e um texto informando aos editores significativas modificações incorporadas ao texto.

DEVERES A SEREM OBSERVADOS:

Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e fazendo-se uso de textos ou imagens de outros que estes sejam devidamente citados. A revista utiliza o sistema Turnitin para verificação de similaridade dos manuscritos e para análise de uso de Inteligência Artificial (IA). O limite máximo aceitável de similaridade, considerando publicações dos próprios autores e outras fontes, é de 20% para artigos submetidos às seções de Artigos, Dossiê ou de Revisão, O limite máximo aceitável de similaridade para artigos submetidos à seção de Comunicação é 30% com o artigo original expandido publicado em anais de eventos. O limite máximo aceitável de uso de IA no aprimoramento gramatical e correção ortográfica do texto é de 30%. 

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado; caracterizada por no mínimo três tipos diferentes de contribuição de autoria segundo a taxonomia Contributor Role Taxonomy (https://credit.niso.org/). Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores devem evitar o autoplágio. Os autores também não devem submeter de forma concomitante o mesmo trabalho a mais de uma revista.

Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, visando o reconhecimento do trabalho de outros autores. As informações obtidas em conversas, correspondências ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte.

Erros em trabalhos publicados: quando é descoberto um erro significativo ou imprecisão no trabalho publicado é obrigação informar e/ou cooperar com os editores para a correção do artigo.

Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.

Protocolo para revisão normativas das referências e citações:

  • A revisão normativa por humano especialista é obrigatória na etapa de edição de texto de artigos aceitos para publicação no Periódico PARC
  • A revisão normativa será solicitada ao autor como primeira atividade da etapa de edição de texto após o manuscrito ser aceito para publicação
  • A contratação da revisão normativa é de responsabilidade do autor, que deve garantir que seja realizada por um humano especialista com formação, preferivelmente,  em letras, biblioteconomia, estudos literários ou afins
  • O autor deve comprovar que realizou a revisão normativa com humano especialista enviando o manuscrito revisado e declaração do revisor. A declaração deve ser apresentada segundo modelo solicitado pelo Periódico PARC.
  • O autor terá duas semanas para realizar a revisão normativa a partir da solicitação feita pelo editor responsável.
  • O manuscrito revisado será verificado pelo editor responsável. Se falhas forem identificadas, estas serão apontadas e deverão ser corrigidas pelos autores ou revisor por eles contratados.

PADRÕES BIBLIOGRÁFICOS:

As referências devem seguir formatação ABNT assim como citação das mesmas no texto. Seguem exemplos de referências: 

Artigo e/ou matéria publicados em jornal

OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.

Artigos publicados em periódico

BISTAFA, S. R.; BRADLEY, J. S. Optimum acoustical conditions for speech intelligibility in classrooms. Noise & Vibration Worldwide, v. 31, n. 9, p. 12–17, Oct. 2000. DOI: https://doi.org/10.1260/09574560014980

CARBONI, M. H. S.; SCHEER, S. A manufatura aditiva como suporte à aprendizagem colaborativa e interdisciplinar em AEC: uma experiência integradora com o futuro profissional de expressão gráfica. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 18, n. 1, p. 195–218, ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v18i1.201918.

Artigo publicados em anais de eventos

CARBONI, M. H. DE S.; SCHEER, S. Manufatura aditiva como ferramenta didática para a formação de profissionais da AEC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3., 2021, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: ANTAC, 2021. p.1–14. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/567. Acesso em: 3 ago. 2022.

Artigo publicado em proceedings

ROCHER, W.; RUBIO, E.; MORALES, N. Eight-dimensional planning: Construction of an integrated model for mine planning involving constructability. In: SYMPOSIUM ON APPLICATION OF COMPUTERS AND OPERATIONS RESEARCH IN THE MINERALS INDUSTRY, 35., 2011, Wollongong. Proceedings […]. Wollongong: Australian Institute of Mining and Metallurgy, 2011. p. 393-406. Disponível em: https://delphoslab.cl/Publicaciones/2019/RGM_GMP2019.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.

Base de dados

INMET.INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Arquivos climáticos INMET 2016. 2016. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/downloads/arquivos-climaticos/inmet2016. Acesso em: 17 jan. 2024.

ÁCAROS no Estado de São Paulo. In: FUNDAÇÃO TROPICAL DE PESQUISAS E TECNOLOGIA “ANDRÉ TOSELLO”. Base de Dados Tropical. 1985. Disponível em: http://www.bdt.fat.org.br/acaro/sp/. Acesso em: 30 maio 2002.

Capítulo de Livro

OLIVEIRA, M. R.; FABRICIO, M. M. Projeto paramétrico e prototipagem rápida: casos em instituições internacionais. In: KOWALTOWSKI, D.; MOREIRA, D. C.; Petreche, J. R. D.; FABRÍCIO, M. M. (org.). O processo de projeto em arquitetura. São Paulo: Oficina de textos. 2011. p. 455–469.

Constituição

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional no 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

Decreto

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998

Evento no todo

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3., 2021, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: ANTAC, 2021.

Imagem

ESTAÇÃO da Cia. Paulista com locomotiva elétrica e linhas de bitola larga. 1 fotografia, p&b. In: LOPES, Eduardo Luiz Veiga. Memória fotográfica de Araraquara. Araraquara: Prefeitura do Município de Araraquara, 1999. 1 CD-ROM.

STOCKDALE, René. When’s recess? [2002?] . 1 fotografia, color. Disponível em: http://www.webshots.com/g/d2002/1-nw/20255.htm. Acesso em: 13 jan. 2001.

Lei

BRASIL. Lei no 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: http://www.in.gov.br/ mp_leis/leis_texto.asp?ld=LEI%209887. Acesso em: 22 dez. 1999.

Livro

BORDIGNON, A. L. Equipamentos elétricos industriais: material didático. 2. ed. Juiz de Fora: UFJF, 2014. 68 p.

GAGNE, R. The Conditions of Learning. 4th ed. New York: Rinehart & Winston, 1985. 352 p.

Material cartográfico

SANTA CATARINA. Departamento Estadual de Geografia e Cartografia. Mapa geral do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 1958. 1 mapa: 78 x 57 cm. Escala: 1:800:000.

BRASIL e parte da América do Sul: mapa político, escolar, rodoviário, turístico e regional. São Paulo: Michalany, 1981. 1 mapa, color., 79 cm x 95 cm. Escala 1:600.000. 

Monografia (dissertação, tese)

SELDIN, C. Do capital de cultura à cidade criativa: resistências a paradigmas urbanos sob a inspiração do Berlim. 2015. 213 f. Tese (Doutorado em Urbanismo) – Programa de Pós-Graduaçao em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/823889.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

SILVA, A. L. Da ecologia social à educação ambiental: as contribuições do pensamento libertário de Murray Bookchin. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2007. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/10274. Acesso em: 20 jan. 2024.

Norma

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 15220-3. Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. 8 p.

ASHRAE. AMERICAN SOCIETY OF HEATING REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. Standard 55: Thermal environmental conditions for human occupancy. Atlanta: ASHRAE, 2020.

ISO.I NTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 7243: 2017: Ergonomics of the thermal environment - Assessment of heat stress using the WBGT (wet bulb globe temperature) index. 3. ed. Genève: ISO, 2017. 18 p.

Patente

JONES, G. Hearing device comprising a signal generator for masking tinnitus. Depositante: Oticon A/S. Procurador: Stweart Birch. US 20160366527 A1. Depósito: 8 jun. 2016.

Relatório

EEA. EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY. Air quality in Europe: 2017 report; EEA Report No 13/2017. Copenhagen: EEA, 2017. 80 p. Disponívvel em: https://www.eea.europa.eu/publications/air-quality-in-europe-2017. Acesso em 20 jan. 2021.

UNEP. UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME. 2020 Global Status Report for Buildings and Construction: Towards a Zero-emissions, Efficient and Resilient Buildings and Construction Sector - Executive Summary. Nairobi: UNEP, 2020. Disponível em: https://wedocs.unep.org/handle/20.500.11822/34572. Acesso em: 30 jul. 2023.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a política ambiental do Estado de São Paulo. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 1993. 35 p

Site

ETSnet. Toefl on line: Test of english as a foreign language. Disponível em: http://www.toefl.org. Acesso em: 19 maio 1998.

Artigos

Textos originais de um estudo científico englobando produtos de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento na temática da revista.

Dossiê

Essa seção compreende artigos científicos submetidos em chamadas temáticas. 

Artigos de revisão

Para esta seção espera-se a submissão de artigos de Revisões Sistemáticas da Literatura (RSL). O termo sistemático significa que a revisão deve ser realizada de acordo com um método desenhado para garantir que a revisão será imparcial, precisa, auditável, replicável e atualizável. 

Comunicações

Esta seção destina-se a trabalhos apresentados de certa forma em eventos científicos no formato de resumo estendido ou artigo curto, mas que não foi ainda publicado na forma integral.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.