PARC #5 Editorial

Autores

  • Regina Coeli Ruschel Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas.
  • Ariovaldo Denis Granja Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i5.8634492

Palavras-chave:

Integrated Project Delivery. Colaboração. BIM.

Resumo

Um novo tipo de abordagem está surgindo em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) e está mudando a forma como os edifícios são definidos, projetados e executados, alterando os papéis e as relações entre agentes dentro da construção civil. Esta nova abordagem é chamada de prática integrada, Integrated Project Delivery (IPD) ou Integrated Design and Solutions Delivery (IDDS), e gera desafios para um mercado em constante mutação com novas oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Coeli Ruschel, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas.

Livre docente na área de Projeto Auxiliado por Computador pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2009), Doutor em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (1996), Mestre em Ciência em Engenharia Civil pela University Of Arkansa (1984) e Engenheira Civil pela pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1981). É professor associado em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa na FEC-UNICAMP. Desde 1992, colabora ativamente em projetos de pesquisa com ênfase no desenvolvimento computacional para habitação de interesse social e conforto ambiental. Investiga o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no apoio ao ensino de projeto digital colaborativo para Arquitetura, Engenharia e Construção. Desenvolve pesquisa no tema de Building Information Modeling abordando o desenvolvimento de projeto baseado em multi-desempenho e também na integração de projeto. Publica regurlarmente, em eventos científicos, artigos que tratam da conceituação e interoperabilidade em BIM, aplicação de modelos 4D na autoconstrução e inovações no ensino presencial e a distância de engenharia e arquitetura.

Ariovaldo Denis Granja, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas.

Ingressou como Professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2003 e é coordenador do Laboratório de Gerenciamento na Construção (LAGERCON). É docente permanente dos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia Civil e em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Unicamp. Obteve graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em Engenharia pela Cologne University Of Applied Sciences, Germany (1995), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2002) e Livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2016). Antes do ingresso na Academia, acumulou extensa experiência profissional na indústria da construção civil, contemplando gestão da produção de edificações diversas, planejamento e controle de empreendimentos e estudos sobre a qualidade de investimentos e riscos. De 2010 a 2014 exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho em Gestão e Economia da Construção, da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) de 2009 a 2011. É membro do Conselho Editorial da Revista Ambiente Construído. Tem atuado como assessor científico de agências, tais como CAPES, CNPq e Fapesp e também como assessor de periódicos científicos da área, entre eles o Journal of Construction Engineering and Management, Journal of Engineering, Project and Production Management; Smart and Sustainable Built Environment; Revista Ambiente Construído; Gestão & Tecnologia de Projetos; entre outros. Seus interesses atuais de pesquisa dentro da área de gerenciamento na construção civil incluem a adoção do Custeio-meta (target costing) e do TVD (target value design) na construção civil; gerenciamento de custos em empreendimentos no setor, criação, percepção e entrega de valor a clientes e usuários finais; estratégias de entrega de valor, redução e realocação de custos; integração e colaboração de cadeias de suprimentos no âmbito de empreendimentos; sistemas de planejamento e controle da produção.

Downloads

Publicado

2010-11-01

Como Citar

RUSCHEL, R. C.; GRANJA, A. D. PARC #5 Editorial. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 5, p. 1–1, 2010. DOI: 10.20396/parc.v1i5.8634492. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634492. Acesso em: 18 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>