Processo de Projeto Integrado: recomendações para empreendimentos com metas rigorosas de desempenho ambiental

Autores

  • Francisco Gitahy de Figueiredo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Universidade Estadual de Campinas
  • Vanessa Gomes da Silva Universidade de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i5.8634493

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Arquitetura. Construção civil. Aspectos ambientais. Metodologia de Projeto. Gestão.

Resumo

O Processo de Projeto Integrado (PPI) propõe o trabalho multidisciplinar dos vários agentes envolvidos desde o início do processo de projeto, sendo um dos primeiros passos a discussão e definição de um consenso entre cliente e projetistas quanto aos objetivos, metas de desempenho, meios, papéis e responsabilidades. Os objetivos deste artigo são: (1) sumarizar a referência teórica, composta pelos elementos metodológicos fundamentais que caracterizam PPIs; e (2), a partir da investigação de dois estudos de casos brasileiros, fazer recomendações para as etapas do PPI, que possam servir de referência para futuros projetos com metas rigorosas de desempenho ambiental. Em ambos os casos estudados, a investigação evidenciou que, apesar de vários elementos metodológicos de PPIs terem sido identificados, nem todos foram completamente ou mesmo parcialmente incorporados e o alcance das metas pré-definidas demandou esforço muito superior ao previamente estimado, com retrabalhos significativos. Por esta razão, são feitas recomendações para as etapas do PPI, que, se devidamente adequadas ao contexto e especificidades de cada situação, podem facilitar o processo e possibilitar o alcance de metas mais rigorosas de desempenho ambiental em futuros projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gitahy de Figueiredo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Universidade Estadual de Campinas

Arquiteto e Urbanista, graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC UNICAMP).

Vanessa Gomes da Silva, Universidade de Campinas.

Arquiteta e Urbanista, graduada pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre e Doutora em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), professora associada do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP).

Downloads

Publicado

2010-11-01

Como Citar

FIGUEIREDO, F. G. de; SILVA, V. G. da. Processo de Projeto Integrado: recomendações para empreendimentos com metas rigorosas de desempenho ambiental. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 5, p. 2–31, 2010. DOI: 10.20396/parc.v1i5.8634493. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634493. Acesso em: 12 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)