Práticas e ferramentas gerenciais de apoio a integração e coordenação de projetos

Autores

  • Melissa Bellan
  • Márcio Minto Fabricio Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i5.8634494

Palavras-chave:

Coordenação de projetos. Práticas e ferramentas de apoio. Projeto integrado.

Resumo

O desenvolvimento do projeto de edifícios é caracterizado pela fragmentação em diferentes etapas e em diferentes empresas envolvidas na formulação do programa, projetos de arquitetura, projetos de engenharia, etc. Neste contexto a coordenação de esforços é fundamental para o sucesso do projeto. O objetivo deste trabalho é descrever as principais práticas e ferramentas gerenciais de apoio à atividade de coordenação de projetos de edifícios e o método de pesquisa consistiu de estudos de caso junto ao processo de integração e coordenação de projetos desenvolvidos em duas construtoras e incorporadoras de edifícios que atuam no estado de São Paulo. Como principal resultado o trabalho apresenta uma síntese de práticas gerencias e quadros analíticos, caracterizando procedimentos e ferramentas de coordenação que podem ser utilizados para formação e aprimoramento de coordenadores de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Bellan

Arquiteta e Urbanista, graduada pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

Márcio Minto Fabricio, Universidade de São Paulo.

Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Arquitetura pelo Programa de Pós- Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, doutor em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

Downloads

Publicado

2010-11-01

Como Citar

BELLAN, M.; FABRICIO, M. M. Práticas e ferramentas gerenciais de apoio a integração e coordenação de projetos. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 5, p. 32–58, 2010. DOI: 10.20396/parc.v1i5.8634494. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634494. Acesso em: 12 ago. 2022.