Banner Portal
Conforto térmico em ambientes semi confinados: Proposição de Modelo Adaptativo
PDF

Palavras-chave

Conforto térmico. Ambientes semi-confinados. Modelo adaptativo.

Como Citar

MONTEIRO, Leonardo Marques; ALUCCI, Márcia Peinado. Conforto térmico em ambientes semi confinados: Proposição de Modelo Adaptativo. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 4, p. 42–60, 2009. DOI: 10.20396/parc.v1i4.8634500. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634500. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma verificação empírica de modelos de conforto térmico para avaliação de ambientes térmicos semi-confinados na cidade de São Paulo. O método adotado é dedutivo, por meio de simulações de modelos preditivos, e experimental indutivo, realizando-se levantamentos de campo de variáveis microclimáticas (temperatura, umidade e velocidade do ar e temperatura radiante média), individuais (metabolismo e isolamento da roupa) e subjetivas (sensação térmica). Os modelos de conforto térmico foram processados computacionalmente. Empiricamente, 886 questionários foram aplicados em 24 situações microclimáticas. Os resultados da simulação foram comparados com os dos levantamentos empíricos. Com base nos resultados, o modelo adaptativo de temperatura operativa neutra mostrou-se o mais apropriado. Esse modelo foi reconsiderado por meio de proposição de nova equação que proporciona resultados mais significativos para espaços semi-confinados em São Paulo.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i4.8634500
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.