Análise do comportamento térmico de diferentes arranjos urbanos na cidade de Maceió (AL) em escala de abordagem microclimática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i4.8634501

Palavras-chave:

Clima urbano. Vegetação urbana. Comportamento térmico urbano.

Resumo

A investigação analisou o comportamento térmico de diferentes arranjos urbanos na cidade de Maceió (AL), em escala de abordagem microclimática, tomando o canyon urbano como unidade amostral. O estudo foi realizado de forma experimental em nove unidades amostrais urbanas definidas ao longo de um transeto delineado na planície litorânea. A análise foi feita no período de inverno, no qual foram tomados três dias representativos do fato climático, identificados por meio da abordagem dinâmica do comportamento climático da região em estudo. Os resultados mostraram que especialmente a vegetação arbórea presente no canyon urbano condiciona a criação de ambientes termicamente favoráveis à saúde, habitabilidade e uso dos espaços urbanos – variáveis da qualidade ambiental –, expressos por meio dos resultados de temperatura e umidade do ar obtidos na investigação experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Victor Rodrigues Barbosa, Universidade de São Paulo

Arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo e doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo.

Francisco Vecchia, Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo.

Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia de São Carlos, Especialização em Arquitetura Bioambiental, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestrado em Arquitetura: Tecnologia do Ambiente Construído, também, pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC USP e doutorado em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

2009-11-01

Como Citar

BARBOSA, R. V. R. . .; VECCHIA, F. Análise do comportamento térmico de diferentes arranjos urbanos na cidade de Maceió (AL) em escala de abordagem microclimática. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 4, p. 61–74, 2009. DOI: 10.20396/parc.v1i4.8634501. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634501. Acesso em: 3 dez. 2022.