Comportamento térmico de cobertura verde utilizando a grama brachiaria humidicola na cidade de São Carlos, SP

Autores

  • Nixon Cesar de Andrade Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Universidade Estadual de Campinas.
  • Mauricio Roriz Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i4.8634502

Palavras-chave:

Coberturas verdes. Estratégias passivas de condiconamento térmico. Arquitetura bioclimática.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento térmico de uma cobertura ajardinada com a grama Braquiária (Brachiaria humidicola), que atinge 1m de altura, comparando-a com a de uma cobertura tradicional (laje exposta). Considerando-se os dados obtidos por meio de monitoramentos com aparelhos registradores de temperaturas e umidades relativas, em diferentes épocas do ano, analisou-se o comportamento térmico das coberturas tradicional e verde. Foram medidas as temperaturas do ar no interior e no exterior das células-teste e as superficiais internas de ambas as células. Os resultados indicam que, submetida ao clima local, a cobertura ajardinada apresenta ótimo desempenho, particularmente por amortecer as temperaturas das superfícies externas e internas da cobertura. Nessa mesma célula-teste realizou-se recentemente uma pesquisa similar, mas que utilizou a grama Esmeralda (Zoysia japonica), uma vegetação rasteira. Comparando-se os resultados dos monitoramentos realizados, nos períodos de frio e calor, foram detectadas diferenças entre os comportamentos térmicos das duas gramas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nixon Cesar de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Universidade Estadual de Campinas.

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas.

Mauricio Roriz, Universidade Federal de São Carlos.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Universidade Federal de São Carlos, Arquiteto e Urbanista pela Universidade Católica de Goiás, Mestre em Arquitetura pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, Doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-11-01

Como Citar

ANDRADE, N. C. de; RORIZ, M. Comportamento térmico de cobertura verde utilizando a grama brachiaria humidicola na cidade de São Carlos, SP. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 4, p. 75–90, 2009. DOI: 10.20396/parc.v1i4.8634502. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634502. Acesso em: 27 nov. 2021.