Banner Portal
Comportamento térmico de cobertura verde utilizando a grama brachiaria humidicola na cidade de São Carlos, SP
PDF

Palavras-chave

Coberturas verdes. Estratégias passivas de condiconamento térmico. Arquitetura bioclimática.

Como Citar

ANDRADE, Nixon Cesar de; RORIZ, Mauricio. Comportamento térmico de cobertura verde utilizando a grama brachiaria humidicola na cidade de São Carlos, SP. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 4, p. 75–90, 2009. DOI: 10.20396/parc.v1i4.8634502. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634502. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento térmico de uma cobertura ajardinada com a grama Braquiária (Brachiaria humidicola), que atinge 1m de altura, comparando-a com a de uma cobertura tradicional (laje exposta). Considerando-se os dados obtidos por meio de monitoramentos com aparelhos registradores de temperaturas e umidades relativas, em diferentes épocas do ano, analisou-se o comportamento térmico das coberturas tradicional e verde. Foram medidas as temperaturas do ar no interior e no exterior das células-teste e as superficiais internas de ambas as células. Os resultados indicam que, submetida ao clima local, a cobertura ajardinada apresenta ótimo desempenho, particularmente por amortecer as temperaturas das superfícies externas e internas da cobertura. Nessa mesma célula-teste realizou-se recentemente uma pesquisa similar, mas que utilizou a grama Esmeralda (Zoysia japonica), uma vegetação rasteira. Comparando-se os resultados dos monitoramentos realizados, nos períodos de frio e calor, foram detectadas diferenças entre os comportamentos térmicos das duas gramas.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i4.8634502
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.