Avaliação quantitativa e direcional da admissão de luz natural através de janela com elementos de controle solar

Autores

  • Amilcar José Bogo Universidade Regional de Blumenau
  • Fernando Oscar Ruttkay Pereira Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Anderson Claro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i4.8634503

Palavras-chave:

Iluminação natural. fluxo luminoso. Janelas. Elemen tos de controle solar.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma avaliação quantitativa e direcional da luz natural admitida através de janelas com elementos de controle solar - ECS, produzindo informações sobre o fluxo luminoso resultante e sua distribuição espacial. O método baseia-se na definição de um modelo virtual análogo ao goniofotômetro, equipamento utilizado em estudos fotométricos laboratoriais. A proposta foi implementada através de um programa de simulação computacional do comportamento da luz natural APOLUX 1.0. Os parâmetros de análise foram o fluxo luminoso admitido e a luminância equivalente da janela voltada ao ambiente interno, caracterizando sua distribuição espacial. O estudo foi realizado com diferentes tipos de ECS, horizontais e verticais. Os resultados obtidos permitem apontar o método desenvolvido como bastante satisfatório para os objetivos propostos, apresentando também vantagens em relação aos métodos experimentais de laboratório, como o menor tempo de análise, menor custo e facilidade de acesso à maioria dos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amilcar José Bogo, Universidade Regional de Blumenau

Arquiteto e Urbanista graduado pela UFSC, Mestre e Doutor em Engenharia Civil pela UFSC, Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Fernando Oscar Ruttkay Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina.

Engenheiro Civil graduado pela UFRGS, Mestre em Engenharia Civil pela UFRGS, PhD pela University of Sheffield, Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Anderson Claro, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquiteto e Urbanista graduado pela USP, Mestre pela USP-SP e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2009-11-01

Como Citar

BOGO, A. J.; PEREIRA, F. O. R.; CLARO, A. Avaliação quantitativa e direcional da admissão de luz natural através de janela com elementos de controle solar. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 4, p. 91–110, 2009. DOI: 10.20396/parc.v1i4.8634503. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634503. Acesso em: 27 nov. 2021.