A Integração de conhecimento qualitativo no processo de projeto

Autores

  • Raquel Regina Martini Paula Barros Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i3.8634506

Palavras-chave:

Arquitetura. Processo de projeto. Conceitos humanizadores. Patterns. Christopher Alexander.

Resumo

O trabalho apresenta estratégia que propõe a integração de conhecimento qualitativo no processo de projeto a partir da valorização da relação entre conceitos humanizadores e a qualidade espacial do projeto da habitação coletiva. Os conceitos tiveram como ponto de partida seleção de patterns dentre os diversos originalmente identificados por Christopher Alexander e equipe em 1977. Desenvolveu-se estratégia metodológica que relaciona os conceitos humanizadores a propriedades que lhes são inerentes, representando qualidades do ambiente construído que podem resgatar um senso de urbanidade e de habitabilidade. Espera-se que a estratégia possa constituir base flexível para a emergência de idéias e contribua para a reflexão e prática do processo projetivo visando à melhoria da qualidade da habitação coletiva com relação ao melhor atendimento de necessidades sociais e psicológicas de futuros usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Regina Martini Paula Barros, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Universidade Estadual de Campinas.

Arquiteta pela Universidade de Brasília, Mestre pela University of Minnesota, Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação da FEC-UNICAMP.

Downloads

Publicado

2008-11-01

Como Citar

BARROS, R. R. M. P. A Integração de conhecimento qualitativo no processo de projeto. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 3–21, 2008. DOI: 10.20396/parc.v1i3.8634506. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634506. Acesso em: 17 jan. 2022.