Banner Portal
Construindo com bits: análise do processo de projeto assistido por computador
PDF

Palavras-chave

Sociedade da informação. Teoria do projeto. Processo de projeto. Arquitetura contemporânea brasileira. Informática aplicada à arquitetura.

Como Citar

OLIVEIRA, Juliano Carlos Cecílio Batista. Construindo com bits: análise do processo de projeto assistido por computador. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 69–79, 2008. DOI: 10.20396/parc.v1i3.8634510. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634510. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa investiga as práticas de projeto atualmente utilizadas em escritórios de arquitetura paulistas. Analisa o processo de projeto na arquitetura contemporânea brasileira paulista, diante da crescente informatização da prática arquitetônica. Pesquisas já indicam que o processo de trabalho sofre alterações com a gradual incorporação da informática pelos escritórios, principalmente no momento de desenvolvimento do projeto. Diante disso, esta pesquisa se propõe a investigar os momentos iniciais de tal processo, quando é gestada a idéia e esta começa a se materializar, seja sob a forma de croquis ou de modelos físicos e virtuais. O trabalho começa com uma pesquisa bibliográfica, e se apoia em estudos de casos de escritórios paulistas, através da realização de entrevistas com seus arquitetos e análise de seus projetos. Discute, também através de revisão bibliográfica, a formação de uma nova idéia de sociedade, baseada na informação e numa crescente Cultura Digital – paradigma conhecido por Sociedade da Informação. A pesquisa aborda, ainda, aspectos de Teoria do Projeto, com ênfase em processos de concepção tradicionais e digitais.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i3.8634510
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.