Ensino da prototipagem rápida e fabricação digital para arquitetura e construção no Brasil: definições e estado da arte

Autores

  • Regiane Trevisan Pupo Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i3.8634511

Palavras-chave:

Prototipagem rápida. Fabricação digital. Processo de projeto. Ensino com novas tecnologias.

Resumo

Os objetivos deste artigo são: (1) o de apresentar o estado da arte da prototipagem rápida e fabricação digital para a arquitetura e construção, (2) identificar como o impacto das novas tecnologias atua na pesquisa e no ensino de arquitetura no Brasil hoje e (3) relatar algumas experiências didáticas desenvolvidas no Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FEC, da Unicamp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Trevisan Pupo, Universidade do Vale do Itajaí

Arquiteta, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, doutoranda em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas, professora dos Departamentos de Arquitetura e Design Industrial da Universidade do Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

2008-11-01

Como Citar

PUPO, R. T. Ensino da prototipagem rápida e fabricação digital para arquitetura e construção no Brasil: definições e estado da arte. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 80–98, 2008. DOI: 10.20396/parc.v1i3.8634511. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634511. Acesso em: 26 set. 2022.