Banner Portal
Indagações a partir do livro L'architettura della Città, de Aldo Rossi
PDF

Palavras-chave

Arquitetura. Cidade. Aldo Rossi.

Como Citar

RETTO JÚNIOR, Adalberto da Silva. Indagações a partir do livro L’architettura della Città, de Aldo Rossi. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 46–56, 2008. DOI: 10.20396/parc.v1i2.8634518. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634518. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

L’architettura della Città, de Aldo Rossi, abre um debate fundamental da história da cidade e da arquitetura: a cidade, na sua totalidade, aparece como um organismo vivo que se compõe de arquitetura em um binômio inseparável. Com isso, Aldo Rossi põe as bases para uma refundação objetiva e científica da disciplina, colocando a arquitetura como um fato permanente, universal e necessário que deve conhecer e reconquistar o território indiscutível da própria especulação teórica e da própria prática operativa: a cidade. Esta relação constituiu-se em uma questão teórica, cuja importância reaparece atualmente (por uma implícita aspiração a uma “unidade aquitetura urbanismo”) diante de um cenário, no qual a possibilidade de uma teoria do projeto parece completamente absorvida da extrema complexidade das formas da paisagem contemporânea.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i2.8634518
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.