Indagações a partir do livro L'architettura della Città, de Aldo Rossi

Autores

  • Adalberto da Silva Retto Júnior Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Universidade Estadual Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i2.8634518

Palavras-chave:

Arquitetura. Cidade. Aldo Rossi.

Resumo

L’architettura della Città, de Aldo Rossi, abre um debate fundamental da história da cidade e da arquitetura: a cidade, na sua totalidade, aparece como um organismo vivo que se compõe de arquitetura em um binômio inseparável. Com isso, Aldo Rossi põe as bases para uma refundação objetiva e científica da disciplina, colocando a arquitetura como um fato permanente, universal e necessário que deve conhecer e reconquistar o território indiscutível da própria especulação teórica e da própria prática operativa: a cidade. Esta relação constituiu-se em uma questão teórica, cuja importância reaparece atualmente (por uma implícita aspiração a uma “unidade aquitetura urbanismo”) diante de um cenário, no qual a possibilidade de uma teoria do projeto parece completamente absorvida da extrema complexidade das formas da paisagem contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalberto da Silva Retto Júnior, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Universidade Estadual Paulista.

Professor de projeto urbano e história do urbanismo na FAAC – Unesp Campus de Bauru, pósdoutorado como bolsista Fapesp, no Doutorado de Excelência SSAV/ Istituto Universitário di Architettura di Venezia, Doutor FAU USP/IUAV.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Como Citar

RETTO JÚNIOR, A. da S. Indagações a partir do livro L’architettura della Città, de Aldo Rossi. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 46–56, 2008. DOI: 10.20396/parc.v1i2.8634518. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634518. Acesso em: 29 jun. 2022.