A condição do estranhamento arquitetônico na Contemporaneidade

Autores

  • Diogo Ribeiro Carvalho Curso de Arquitetura e Urbanismo. Escola de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v1i2.8634521

Palavras-chave:

Pós-modernismo. Sublime. Uncanny. Desconstrução.

Resumo

Este trabalho, orientado pela Professora Doutora Celina Borges Lemos, trata doestudo acerca da categoria do sublime na arquitetura contemporânea, a partir da discussão do retorno da esfera humana no discurso pós-moderno; da idéia de unheimlich (inquietante estranheza) de Freud; da fragmentação do corpo humano e da arquitetura (Eisenman, Coop Himmelblau, Tshumi); de forma a compreender a questão da imagem do novo e velho no espaço e tempo presentes. Tal pesquisa se justifica na medida em que a investigação crítica acerca da produção arquitetônica se faz necessária para a sua própria criação. O (re)pensar o contexto recente da atividade projetual, pelo entendimento do homem sobre seu mundo e das questões inerentes à cidade da pós-modernidade, é fundamental para aprimorar a sensibilidade do próprio pesquisador a fim de disseminar esse conhecimento no campo profissional e acadêmico. Espera-se a compreensão e análise do que poderia ser denominado como corpo .estranho. na arquitetura contemporânea e sua relação com o corpo antigo da cidade. Ao perceber o espaço urbano como acontecimento, como uma sucessão de eventos, pretende-se entender a sua dinamicidade e complexidade pela sobreposição de estruturas morfológicas, que se mostram como representativas do modo de viver do homem atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Ribeiro Carvalho, Curso de Arquitetura e Urbanismo. Escola de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Minas Gerais.

Estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, membro do Programa de Educação Tutorial PET ARQUITETURA UFMG (PET . DEPEM . SESu . MEC), vinculado ao Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo, e tutoriado pela Professora Doutora Celina Borges Lemos.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Como Citar

CARVALHO, D. R. A condição do estranhamento arquitetônico na Contemporaneidade. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 76-98, 2008. DOI: 10.20396/parc.v1i2.8634521. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634521. Acesso em: 29 out. 2020.