Banner Portal
Lina Bo Bardi: abstração e mimese
PDF

Palavras-chave

Processo de projeto. Lina Bo Bardi. Abstração e mimese. Arquitetura Moderna.

Como Citar

BIERRENBACH, Ana Carolina de Souza. Lina Bo Bardi: abstração e mimese. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 2–24, 2006. DOI: 10.20396/parc.v1i1.8634525. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634525. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo pretende aproximar-se à produção arquitetônica de Lina Bo Bardi buscando captar suas visões de mundo e seus modos de habitá-lo. Procura assimilar de que modo a sua arquitetura incorpora o homem enquanto ente individual e coletivo, de que modo assimila a natureza. Para que isso seja possível, examinam-se as diversas etapas de seis processos criativos executados por Lina Bo Bardi. Trata-se de observar atentamente as permanências e as transformações que sucedem entre as concepções iniciais, os desenhos e as realizações das obras bobardianas. Entende-se que a própria arquitetura e seu procedimento projetual possam fornecer elementos para a compreensão das posturas de Lina Bo Bardi.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i1.8634525
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.