Banner Portal
Re-qualificação de orlas ferroviárias - O caso de Berlim
PDF

Palavras-chave

Re-qualificação urbana. Ferrovia. Berlim. Orlas ferroviárias.

Como Citar

NEFS, Merten. Re-qualificação de orlas ferroviárias - O caso de Berlim. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 33–53, 2006. DOI: 10.20396/parc.v1i1.8634527. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634527. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Desde seu início, a ferrovia tem provocado urbanização ao seu redor e, hoje em dia, seus equipamentos e terrenos abandonados nos centros metropolitanos provocam re-urbanização da cidade consolidada. Este artigo discute o projeto urbano baseado na re-qualificação de orlas ferroviárias. Procuram-se as condições características desse tipo de projeto e seus resultados, especialmente na cidade de Berlim após a queda do muro em 1989. A intervenção é colocada no contexto global de desindustrialização e descentralização da produção e infra-estrutura; no contexto nacional da reunificação da Alemanha ocidental e oriental; e no contexto regional da transformação da nova capital alemã após a queda do muro. A transformação de orlas ferroviárias berlinenses só pode ser explicada nestes três contextos, como concretização das ambições da cidade: tornar-se cidade global, em termos econômicos, em menos de uma década; retomar sua posição de pólo cultural europeu; e resolver a crise de identidade pós-Guerra Fria por meio do preenchimento dos numerosos vazios urbanos, herança da divisão da cidade. São discutidas algumas críticas em relação a essas ambições e à implementação das intervenções, considerando a morfologia típica da reconstrução, aspectos socioeconômicos e atitudes em relação à preservação de patrimônio histórico e ambiental. O discurso é ilustrado por três exemplos atuais de intervenções em orlas ferroviárias de Berlim.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i1.8634527
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.