Banner Portal
O diagrama e a matemática da arquitetura
PDF

Palavras-chave

Projeto. Metodologia. Objeto. Contexto. Diagrama.

Como Citar

PORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque. O diagrama e a matemática da arquitetura. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 54–64, 2006. DOI: 10.20396/parc.v1i1.8634528. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634528. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho trata da metodologia projetual dos escritórios holandeses UN Studio e Neutelings Riedijk Architects. Discute duas abordagens arquitetônicas que valorizam mais os processos de análise de cada situação urbana e programática do que a própria elaboração objetual. Através da vasta exploração de diagramas e da experimentação tipológica, os arquitetos holandeses pretendem fazer da arquitetura a síntese da complexidade urbana. Este estudo aponta que os trabalhos desenvolvidos pelo UN Studio e Neutelings Riedijk Architects têm, assim, se contraposto às premissas comunicacionais e esteticistas que fundamentam as principais tendências depois do Modernismo.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i1.8634528
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.