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Influência da vibração gerada pelo tráfego ferroviário no meio urbano
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Palavras-chave

Vibração. Ambiente. Urbanismo.

Como Citar

BRITO, Luiz Antonio Perrone Ferreira de; KAMIMURA, Quésia; SANTOS, Ademir Pereira dos. Influência da vibração gerada pelo tráfego ferroviário no meio urbano. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 31–39, 2015. DOI: 10.20396/parc.v5i2.8634536. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634536. Acesso em: 13 jul. 2024.

Resumo

A vibração ambiental é um efeito que nem sempre é considerado nas análises urbanas e nos projetos de engenharia em geral. Para quantificação da energia vibratória é utilizado o pico de velocidade da partícula (PVP). A PVP é obtida pela da somatória do vetor aceleração nos três eixos ortogonais que é integrado pelo medidor resultando na velocidade. No Brasil não há uma normalização específica para avaliar a vibração ambiental, sendo utilizados padrões internacionais, que nem sempre se adaptam a realidade nacional. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência da vibração gerada pelo tráfego ferroviário no meio urbano por meio de medições da PVP e verificar se os critérios internacionais são válidos para as condições construtivas no Brasil. No local selecionado foram realizadas medidas á várias distâncias sendo avaliados os critérios de incomodidade e danos estruturais. Verificou-se que mesmo com PVPs abaixo dos critérios, há claros danos nas edificações o que indica que este assunto deve ser aprofundado para se criar parâmetros que atendam a realidade brasileira.
https://doi.org/10.20396/parc.v5i2.8634536
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