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Mapa acústico como ferramenta de avaliação de ruído de tráfego veicular em Aracaju – Brasil
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Palavras-chave

Ruído ambiental. Ruído de tráfego. Mapas acústicos. Simulação acústica.

Como Citar

GUEDES, Italo César Montalvão; BERTOLI, Stelamaris Rolla. Mapa acústico como ferramenta de avaliação de ruído de tráfego veicular em Aracaju – Brasil. PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 40–51, 2014. DOI: 10.20396/parc.v5i2.8634537. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634537. Acesso em: 12 dez. 2024.

Resumo

O ruído de tráfego é uma das principais questões que afetam o bem - estar e a saúde humana em ambientes urbanos. Este artigo mostra uma aplicação de mapa acústico como ferramenta para avaliação do ruído de tráfego veicular urbano através de simulações acústicas (software Predictor, versão 9.0 - Brüel & Kjær). O objeto de estudo foi um trecho da Av. Augusto Franco, importante avenida na zona urbana da cidade de Aracaju, Brasil. A modelagem acústica e simulações foram baseadas em medições de dados acústicos, de tráfego e geométricos coletados em novembro/dezembro de 2013 e junho de 2014. Os resultados foram discutidos com base em mapas acústicos do cenário atual, seguidos pela criação e simulação de cenários hipotéticos de composição e fluxo de veículos. Foram feitas análises comparativas entre descritores acústicos dos mapas e legislação municipal, normas - internacional e nacional, além da literatura técnica de ruído urbano. Os resultados revelam a existência do impacto do ruído de tráfego no trecho analisado, o que pode causar desconforto ou até mesmo efeitos adversos à saúde da população exposta. Este estudo aponta a importância do desenvolvimento de mapas acústicos para análise do ruído ambiental por meio de diversos cenários com alteração de características de tráfego de uma dada região, visando melhores condições de conforto acústico nas cidades e podendo subsidiar a tomada de decisão de políticas públicas de urbanização.
https://doi.org/10.20396/parc.v5i2.8634537
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