Modelagem da Informação da Construção

Autores

  • Regina Coeli Ruschel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v5i1.8634539

Palavras-chave:

BIM. Modelagem da Informação da Construção. Construção. Arquitetura.

Resumo

Cinco estados brasileiros estão representados pelos artigos publicados nesta edição especial da Revista PARC: Bahia, Goiânia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Os estudos associados são oriundos de pesquisas a nível de doutorado e mestrados, de convênio de pesquisa entre empresa e universidade e da prática. A partir dos estudos e casos práticos apresentados verifica-se que já se ultrapassou o estágio de desconhecimento de BIM no Brasil e que empresas (escritórios de projeto de arquitetura, de engenharia e industriais, e construtoras) já encararam o desafio de implementá-lo em seus processos. Os artigos demonstram que a conceituação de BIM foi estabelecida e que este encontra-se instalado no país, já demandando melhoramentos, estabelecendo novos patamares de desenvolvimento e apropriação, principalmente no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Livre docente na área de Projeto Auxiliado por Computador pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2009), Doutor em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (1996), Mestre em Ciência em Engenharia Civil pela University Of Arkansa (1984) e Engenheira Civil pela pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1981). É professor associado em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa na FEC-UNICAMP. Desde 1992, colabora ativamente em projetos de pesquisa com ênfase no desenvolvimento computacional para habitação de interesse social e conforto ambiental. Investiga o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no apoio ao ensino de projeto digital colaborativo para Arquitetura, Engenharia e Construção. Desenvolve pesquisa no tema de Building Information Modeling abordando o desenvolvimento de projeto baseado em multi-desempenho e também na integração de projeto. Publica regurlarmente, em eventos científicos, artigos que tratam da conceituação e interoperabilidade em BIM, aplicação de modelos 4D na autoconstrução e inovações no ensino presencial e a distância de engenharia e arquitetura.

Referências

AMORIM, A.L. de; GROETELAARS, N.J. (Org.) ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 5., 2011, Salvador. Anais… Salvador: FAUFBA, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15965: Sistema de classificação da informação da construção, Parte 1: Terminologia e estrutura. Rio de Janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15965: Sistema de classificação da informação da construção, Parte 2: Características dos objetos da construção. Rio de Janeiro, 2012.

KOWALTOWSKI, D.C.C.K.; RUSCHEL, R.C. (Org.) SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3. & ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 6., 2013, Campinas. Anais… Campinas: FEC-ANTAC, 2013.

McGRAW Hill Construction. The Business Value of BIM for Construction in Major Global Markets: How contractors around the world are driving innovations with Building Information Modelling. Smart MarketReport, 2014.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

RUSCHEL, R. C. Modelagem da Informação da Construção. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 3–5, 2014. DOI: 10.20396/parc.v5i1.8634539. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634539. Acesso em: 30 nov. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>