Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM

Autores

  • Érica de Sousa Checcucci Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Faculdade de Engenharia Civil
  • Arivaldo Leão de Amorim Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Arquitetura

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v5i1.8634540

Palavras-chave:

BIM. Modelagem da Informação da Construção. Construção. Arquitetura. Ensino. Arquitetura. Engenharia Civil. Construção.

Resumo

The use of intelligent 3D model processes such as Building Information Modeling (BIM) represents an interesting and promising tool to be applied extensively in academic curricular components of Civil Engineering courses. In this paper, we have explored a new analysis’ method for identification of interfaces between conventional courses of Civil Engineering and BIM. Particularly, the study focuses on undergraduate course of Civil Engineering of Federal University of Sao Francisco Valley – Brazil. Studying  the curriculum components four different categories were analyzed: (a) the relation between the course and BIM; (b) convenient contents of modeling to be applied in class; (c) discussion about phases of building life cycle; (d) building design and applications. It was found that the method can be used to identify when in the educational process and within disciplines, BIM can be discussed and worked. Additionally the method can highlight gaps and needs of new curriculum components in order to discuss specific aspects of modeling, contributing to the adoption of BIM in undergraduate courses of Civil Engineering and Architecture, as well as in related areas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica de Sousa Checcucci, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Faculdade de Engenharia Civil

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Arquitetura, Critica e Projeto pela Universidad Politecnica de Cataluña (1999) e doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2014), tendo defendido a tese "ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E O PAPEL DA EXPRESSÃO GRÁFICA NESTE CONTEXTO". Desde 2004 é professora assistente vinculada ao Colegiado de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde atua na área de Expressão Gráfica. Tem experiência na área de Planejamento e Projetos da Edificação, tendo trabalhado principalmente com informática aplicada ao projeto de arquitetura e engenharia, com enfoque nos últimos anos em BIM (Building Information Modeling).

Arivaldo Leão de Amorim, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Arquitetura

Graduado em Engenharia Civil (1977) e em Arquitetura (1982), pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gerenciamento de Transportes Urbanos (1987), pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Engenharia de Transportes (1990), na área de concentração de projeto e construção de vias de transporte e, doutor em Engenharia de Transportes (1997), na área de concentração de informações espaciais, pela Universidade de São Paulo. Especialista em Aplicações Pedagógicas dos Computadores (1998), pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é professor titular do Departamento da Teoria e Prática do Planejamento da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: infra-estrutura urbana, tecnologias CAD, projeto de arquitetura e urbanismo, projeto auxiliado por computador, documentação arquitetônica e representação gráfica.

Referências

ANDRADE, M. L. V. X. Computação gráfica tridimensional e ensino de arquitetura: uma experiência pedagógica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GRÁFICA NAS ARTES E NO DESENHO, 7., 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2007. 1 CD-ROM.

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. BIM teaching strategies: an overview of the current approaches. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTING IN CIVIL AND BUILDING ENGINEERING, 2010b, Nottingham. Proceedings… Nottingham: Nottingham University Press, 2010. Disponível em: <http://www.engineering.nottingham.ac.uk/icccbe/proceedings/pdf/pf289.pdf>. Acesso em: 8 maio 2013.

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Review and analysis of current strategies for planning a BIM curriculum. In: INTERNATIONAL CONFERENCE, 27., 2010b, Cairo. Proceedings… Cairo: Blacksburg, VA, Virginia Tech, 2010. p. 1-10. Disponível em: <http://itc.scix.net/data/works/att/w78-2010-83.pdf>. Acesso em: 8 maio 2013.

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Tendências atuais para o ensino de BIM. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 5., 2011, Salvador, Brasil. Anais... Salvador: UFBA, 2011. 1 CD-ROM.

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Ensino de BIM: tendências atuais no cenário internacional. Gestão & Tecnologia de Projetos. São Carlos, v. 6, n. 2, p. 67-80, dez. 2011b. Disponível em: <http://www.iau.usp.br/posgrad/gestaodeprojetos/index.php/gestaodeprojetos/article/view/218/244>. Acesso em: 13 maio 2013.

BECERIK-GERBER, B.; GERBER, D. J.; KU, K. The pace of technological innovation in architecture, engineering, and construction education: integrating recent trends into the curricula. Journal of Information Technology in Construction (ITcon), v. 16, p. 411-432, 2011. Disponível em: <http://www.itcon.org/2011/24>. Acesso em: 14 fev. 2013.

CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 235 f. il. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

CHECCUCCI, E. S.; AMORIM, A. L. Identificando interfaces entre BIM e a matriz curricular de cursos de engenharia civil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3.; ENCONTRO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 6., 2013, Campinas. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2013. 1 CD-ROM.

CHECCUCCI, E. S.; PEREIRA, A. P. C.; AMORIM, A. L. Modelagem da Informação da Construção (BIM) no ensino de arquitetura. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 17., 2013b, Valparaíso, Chile. Anais... Valparaíso: Universidad Técnica Federico Santa María, 2013. 1 CD-ROM.

FLORIO, W. Contribuições do Building Information Modeling no processo de projeto em arquitetura. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 3., 2007, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2007. 1 CD-ROM.

MENEZES, A. M.; VIANA, M. L. S.; PEREIRA JUNIOR, M. L.; PALHARES, S. R. Impacto da tecnologia BIM no ensino de projetos de edificações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHERIA, 40., 2012, Belém. Anais... Belém: ABENGE, 2012. 1 CD-ROM.

REBOLJ, D.; MENZEL, K.; DINEVSKI, D. A virtual classroom for information technology in construction. Computer Applications in Engineering Education. v. 16, n. 2, p. 105-114, 2008. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cae.20129/pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013.

ROMCY, N. M. S.; CARDOSO, D. R.; MIRANDA, N. M. BIM e Ensino: experiência acadêmica realizada na Universidade Federal do Ceará. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3.; ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 6., 2013, Campinas, Brasil. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2013. 1 CD-ROM.

RUSCHEL, R. C.; GUIMARÃES FILHO, A. B. Iniciando em CAD 4D. In: WORKSHOP BRASILEIRO GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 8., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. 1 CD-ROM.

RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, M. L. V. X.; SALES, A. A.; MORAIS, M. O ensino de BIM: exemplos de implantação em cursos de engenharia e arquitetura. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 5., 2011, Salvador, Brasil. Anais... Salvador: UFBA, 2011. 1 CD-ROM.

RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, M. L. V. X.; MORAIS, M. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? Ambiente Construído. Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 151-165, abr./jun. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/36881/25905>. Acesso em: 20 mar. 2014.

SACKS, R.; BARAK, R. Teaching Building Information Modeling as an integral part of freshman year civil engineering education. Journal of professional issues in engineering education and practice. ASCE, v. 136, n. 1, p. 30-38, Jan. 2010. Disponível em: <http://www.ascelibrary.org>. Acesso em: 10 mar. 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF). Colegiado de Engenharia Civil. Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil. 2. ed. Petrolina: UNIVASF, 2012.

VINCENT, C. C. Projeto arquitetônico e computação gráfica: processos, métodos e ensino. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 8., 2004, São Leopoldo. Anais ... São Leopoldo: SIGRADI, 2008, p. 89-90. Disponível em: <http://followscience.com/content/525081/projeto-arquitetonico-e-computacao-grafica-processos-metodos-e-ensino>. Acesso em: 13 set. 2013.

________. Ensino de projeto: digital ou manual? In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 10., 2006, Santiago do Chile. Anais... Santiago do Chile: Universidad de Chile, 2006. 1 CD-ROM.

WONG, K.; WONG, K.; NADEEM, A. Building information modeling for tertiary construction education in Hong Kong. Journal of Information Technology in Construction (ITCon). v. 16, p. 467-476, 2011. Disponível em: <http://www.itcon.org/2011/27>. Acesso em: 14 fev. 2013.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

CHECCUCCI, Érica de S.; AMORIM, A. L. de. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 6–17, 2014. DOI: 10.20396/parc.v5i1.8634540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634540. Acesso em: 21 jan. 2022.