O novo detalhe arquitetônico

Autores

  • Gabriela Celani Universidade Estadual de Campinas
  • José Manuel Pinto Duarte Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v4i2.8634546

Palavras-chave:

Prototipagem. Fabricação digital. Detalhamento. CAD. CAM. Sustentabilidade.

Resumo

A ideia de fazer uma chamada específica da revista PARC com o tema do detalhamento arquitetônico surgiu a partir de dois acontecimentos no primeiro semestre de 2013. O primeiro foi o oferecimento da disciplina de Prototipagem e Fabricação Digital, em que se procurou explorar a relação entre o processo de detalhamento e o uso das novas tecnologias CAD/CAM, no programa de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (ATC). O segundo acontecimento foi a realização do congresso Sustainable Intelligent Manufacturing (SIM), de 26 a 29 de junho, na Faculdade de Arquitectura (FA) da Universidade de Lisboa, reunindo designers, arquitetos e representantes da indústria que utiliza alta tecnologia. A chamada se estendeu por vários meses, e não foi nada fácil localizar pesquisadores que já tivessem algum material produzido sobre este assunto tão novo. Nossos pareceristas realizaram um trabalho criterioso para garantir que este número não fugisse do assunto proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Celani, Universidade Estadual de Campinas

Gabriela Celani é arquiteta e mestre pela FAU-USP e PhD pelo MIT, onde foi orientanda e assistente de pesquisa e de ensino de William Mitchell e de Terry Knight. É também livre-docente pela Unicamp e pós-doutora pela Universidade Técnica de Lisboa, onde desenvolveu pesquisas e atuou como docente junto ao prof. José Pinto Duarte. Desde 2004 é pesquisadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na Unicamp, onde criou e coordena o Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC) e o grupo de pesquisas Teorias e Tecnologias Contemporâneas Aplicadas ao Projeto.

José Manuel Pinto Duarte, Universidade de Lisboa

José Pinto Duarte tem a Licenciatura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA/UTL), o Mestrado em Métodos de Projecto e o Doutoramento em Arquitectura Computacional pelo MIT, EUA. É actualmente Professor Catedrático na FA/UTL, Investigador no Instituto Superior Técnico (IST) e Cientista Visitante no MIT. 

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

CELANI, G.; DUARTE, J. M. P. O novo detalhe arquitetônico. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 1–3, 2013. DOI: 10.20396/parc.v4i2.8634546. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634546. Acesso em: 30 nov. 2021.