Patrimônio arquitetônico – da arqueologia ao projeto de restauro: questões contemporâneas

Autores

  • Regina Andrade Tirello Universidade Estadual de Campinas
  • Maria de Magalhães Ramalho Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v4i1.8634553

Palavras-chave:

Patrimônio. Restauro. Preservação. Conservação. Intervenção arqueológica.

Resumo

Na presente edição procurou-se apresentar experiências e trabalhos produzidos por investigadores de dois países próximos culturalmente, como o são Brasil e Portugal, escolhendo, na sempre difícil tarefa de seleção de artigos, textos que abordam, com um certo frescor e novidade, alguns dos muitos subtemas do universo do patrimônio histórico. Os artigos reunidos englobam aspectos variados. Os argumentos vão da proposição de sistemas estratigráficos para avaliação material dos artefatos arquitetônicos à analise das formas atuais de tutela e proteção legal dos monumentos tombados, passando por discussões de caráter conceitual que envolvem estudos de conjuntos urbanos modernos. Incluem também avaliações sobre variáveis de apropriação dos bens culturais brasileiros que, provocativas, solicitam reflexões sobre linhas teóricas consolidadas internacionalmente em prol da adequação das lides protecionistas e intervencionistas às demandas por uso social do patrimônio edificado e participação dos usuários nas decisões técnicas; uma questão polêmica que tem animado, e dividido congressos e encontros científicos nos últimos tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Andrade Tirello, Universidade Estadual de Campinas

É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Possui especialização em restauro de monumentos pelo Centro Studi per il Restauro dei Monumenti e Centri Storici del CECTI di Firenze e especialização em conservação e teoria do restauro de obras de arte pela Università Internazionale dell Arte di Firenze,além de diversos cursos de aperfeiçoamento na área da preservação de bens culturais na Università degli Studi di Bologna . Especialista doutor nível III em conservação e restauro do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela criação e coordenação do programa Conservação e Restauração de Bens Arquitetônicos e Integrados de 1988 a 2009. É docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) atuando nos cursos de graduação e pós-graduação

Maria de Magalhães Ramalho, Universidade de Coimbra

Arqueologia medieval, Arqueologia da Arquitectura, Salvaguarda do Património Arquitectónico.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

TIRELLO, R. A.; RAMALHO, M. de M. Patrimônio arquitetônico – da arqueologia ao projeto de restauro: questões contemporâneas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 1–4, 2013. DOI: 10.20396/parc.v4i1.8634553. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634553. Acesso em: 27 nov. 2021.