Banner Portal
Conforto ambiental e eficiência energética na reciclagem de edifícios para habitação de interesse social
PDF

Palavras-chave

Habitação de Interesse Social. Reciclagem de edifícios. Conforto Ambiental.

Como Citar

LIMA, Eliana Costa; LEDER, Solange Maria. Conforto ambiental e eficiência energética na reciclagem de edifícios para habitação de interesse social. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 50–62, 2012. DOI: 10.20396/parc.v3i2.8634567. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634567. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

Ao observarmos o atual cenário brasileiro que apresenta uma produção em larga escala de novas unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda, incentivada pelo Governo Federal em parceria com os Estados e os Municípios, constata-se que os programas designados a construção de habitações de interesse social (HIS) tem desconsiderado especificidades regionais, principalmente no que diz respeito ao conforto ambiental e o desempenho energético. Em João Pessoa, não diferente do que vem acontecendo no âmbito nacional, há um aumento expressivo na construção de HIS, como também na reabilitação e reutilização de imóveis de interesse cultural para uso de HIS, entre os quais edifícios modernistas, como é o caso do antigo Edifício do IPASE-PB, cuja adaptação para HIS está sendo, neste momento, estudada pela Secretaria Municipal de Habitação (SEMHAB). Neste panorama, o objetivo geral do presente trabalho é configurar uma estratégia metodológica de análise das condições de conforto ambiental, relativas à iluminação e à ventilação natural e à eficiência energética, tendo como objeto de estudo uma das alternativas de unidade habitacional estudadas pela SEMHAB dentro do referido projeto de reciclagem do edifício IPASE-PB para fins de HIS. A metodologia adotada para a verificação do desempenho da iluminação e ventilação natural foi a de simulação computacional com os softwares Daysim e DesignBuilder, respectivamente. Para a análise da eficiência da envoltória foi utilizado o método prescritivo do Regulamento Técnico da Qualidade para o nível de Eficiência de Edificações Residenciais. A estratégia metodológica de análise adotada neste trabalho apresentou-se adequada, podendo ser utilizada complementarmente como apoio à decisão no desenvolvimento do projeto de reciclagem de edifícios.
https://doi.org/10.20396/parc.v3i2.8634567
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.