Além da avaliação energética e ambiental nas etapas iniciais do processo de projeto

Autores

  • Gabriela Celani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v3i2.8634568

Palavras-chave:

Ensino. Arquitetura. Desempenho energético. Informática aplicada.

Resumo

Este trabalho descreve o uso de um aplicativo de análise simplificada de desempenho energético em uma disciplina de projeto de arquitetura de quarto ano, discutindo sua contribuição para o processo de tomada de decisão e refletindo em seguida sobre duas importantes questões: a relação entre o projeto e o desempenho do edifício e a relação entre o ensino de projeto e o ensino da informática aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Celani, Universidade Estadual de Campinas

Gabriela Celani é arquiteta e mestre pela FAU-USP e PhD pelo MIT, onde foi orientanda e assistente de pesquisa e de ensino de William Mitchell e de Terry Knight. É também livre-docente pela Unicamp e pós-doutora pela Universidade Técnica de Lisboa, onde desenvolveu pesquisas e atuou como docente junto ao prof. José Pinto Duarte. Desde 2004 é pesquisadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na Unicamp, onde criou e coordena o Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC) e o grupo de pesquisas Teorias e Tecnologias Contemporâneas Aplicadas ao Projeto.

Downloads

Publicado

2012-10-31

Como Citar

CELANI, G. Além da avaliação energética e ambiental nas etapas iniciais do processo de projeto. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 63–71, 2012. DOI: 10.20396/parc.v3i2.8634568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634568. Acesso em: 2 dez. 2021.