Habitação Coletiva: Reconfigurando a quadra do Carmo, São Paulo

Autores

  • Lizete Maria Rubano Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie
  • Lucas Fehr Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie
  • Luiz Antonio Recamán Barros Universidade de São Paulo
  • Aline Simões Ollertz Silva Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie
  • Carolina Lunetta Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie
  • Felipe de Freitas Moreira Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie
  • Julia Venzon Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v3i1.8634576

Palavras-chave:

Projeto. Cidadania. Habitação social. Patrimônio. Área central.

Resumo

A perspectiva deste trabalho é a de apresentar uma experiência de habitação social na cidade de São Paulo, tendo como referência questões contemporâneas desse desafio (entre elas, a da área central.). Para esta apresentação (que é resultado de uma pesquisa realizada em 2010) gostaríamos de destacar uma intervenção na Rua do Carmo, próxima à Sé, do escritório Vigliecca & Associados. Interessa-nos evidenciar o desafio de questões contemporâneas que tem sido enfrentado pelo arquiteto Héctor Vigliecca – com aprofundamento teórico e proposição projetual -, e que nos parece de fundamental importância à própria “renovação” do tema da habitação social em áreas metropolitanas como a cidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizete Maria Rubano, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie

Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1981), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1992) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora adjunto II da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Lucas Fehr, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e arquiteto sócio do Estúdio América de Arquitetura SS Ltda.

Luiz Antonio Recamán Barros, Universidade de São Paulo

Luiz Recaman possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é prof. dr. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e do seu programa de Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo. 

Felipe de Freitas Moreira, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie

Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie (2009). Cursou um semestre na pós-graduação na Universidade Tecnológica de Eindhoven (TU/e) em 2008/2009.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

RUBANO, L. M.; FEHR, L.; BARROS, L. A. R.; SILVA, A. S. O.; LUNETTA, C.; MOREIRA, F. de F.; VENZON, J. Habitação Coletiva: Reconfigurando a quadra do Carmo, São Paulo. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 73–81, 2012. DOI: 10.20396/parc.v3i1.8634576. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634576. Acesso em: 3 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)