Banner Portal
Contribuição de Horst Rittel para a abordagem científica ao projecto no início da era computacional
PDF

Palavras-chave

Hochschule für Gestaltung of Ulm. Horst Rittel. Metodologia científica. Design Computacional

Como Citar

NEVES, Isabel Clara. Contribuição de Horst Rittel para a abordagem científica ao projecto no início da era computacional. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 39–55, 2015. DOI: 10.20396/parc.v6i1.8635025. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8635025. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo desenvolve uma análise sobre parte do contexto cultural e tecnológico que contribuiu para o surgimento do pensamento e prática computacional na arquitectura. Pretende-se questionar e demonstrar a relevância da contribuição de Horst Rittel para a abordagem científica ao Projecto no início da era computacional, durante a sua colaboração como professor na Hochschule für Gestaltung - Ulm, Alemanha, no contexto da análise de métodos científicos associados ao projecto, ainda sem a utilização de computadores. Argumenta-se que nesta Escola, através das ideias desenvolvidas por professores tal como Horst Rittel, criaram-se fundamentos que estão na base das posteriores abordagens computacionais na arquitectura, as quais mais tarde vieram a utilizar a computação não como uma ferramenta de desenho geométrico, mas sim como uma ferramenta de desenho computacional. Algumas destas matérias viriam a ser investigadas e ampliadas anos depois em centros de investigação académicos de departamentos de Arquitectura e Design. Para dar resposta à questão levantada durante a investigação do presente artigo, procedeu-se à análise do material da biblioteca da Escola, encerrada em 1968, que se encontra armazenado no Arquivo e Museu da HfG-Ulm, sendo que a recolha de material original das aulas das disciplinas científicas que Horst Rittel leccionava, proveniente desse Arquivo, foi o eixo metodológico fulcral do presente trabalho. Esta investigação contribuiu assim para clarificar alguns territórios não tão investigados, servindo esta de complemento a uma série de outras investigações que analisam as relações e sinergias entre protagonistas e instituições, que conformaram uma perspectiva computacional na arquitetura nos anos 60. Finalmente, este artigo contribuiu assim para cartografar e estudar o papel do matemático e investigador Horst Rittel, suas ideias distintivas, pelo modo como definiram uma nova abordagem ao projecto, marcadamente influenciada por métodos científicos.

https://doi.org/10.20396/parc.v6i1.8635025
PDF

Referências

BUCHANAN, R. Thinking about Design: A Historical Perspective. In: MEIJERS A. The Philosophy of Technology and the Engineering Sciences, Elsevier, 2009. p. 409-453.

CHURCHMAN, C. W.; PROTZEN, J. P.; WEBBER, M. M., KROGH, D. In Memoriam: Horst W. J. Rittel. Design Issues, v. 23, n. 1, p. 89-91, 2007. http://www.jstor.org/stable/25224093

CURDES, G. Die Abteilung Bauen an der hfg Ulm: eine Reflexion zur Entwicklung, Lehre und Programmatik. Stuttgart: Club off Ulm, 2001.

FRAMPTON, K. Apropos Ulm: Curriculum and Critical Theory. Oppositions, v. 3, p. 17-36, 1974.

FRAMPTON, K. Apropos Ulm: Curriculum and Critical Theory. In: ______. Labour, Work and Architecture, p. 44-63, London: Phaidon Press, 2002 apud FRAMPTON, K. Apropos Ulm: Curriculum and Critical Theory. Oppositions, v. 3, p. 17-36, 1974.

KRIPPENDORFF, K. The semantic turn: A new foundation for design. Boca Raton: CRC PressTaylor & Francis Group, 2006.

KUNZ, W.; RITTEL, H. W. Issues as elements of information systems. In Working Paper 131. Berkeley, CA: Institute of Urban and Regional Development, University of California, 1970. Disponível em: http://www.cc.gatech.edu/~ellendo/rittel/rittel-issues.pdf.

LINDINGER, H. Ulm design: the morality of objects. Hochschule fr Gestaltung Ulm, 1953-1958. Cambridge: MIT Press, 1991.

MALDONADO, T. Design Education. Form, v. 12, p. 36-39, 1960.

MALDONADO, T. Looking back at Ulm. In: LINDINGER, H. Ulm design: the morality of objects. Cambridge: MIT Press, 1991.

MENGES, A.; AHLQUIST, S. Computational Design Thinking: Computation Design Thinking. Chichester: John Wiley & Sons, 2011.

PROTZEN, J. P; HARRIS, D. J. The Universe of Design: Horst Rittel's Theories of Design and Planning. New York: Routledge, 2010.

RITTEL, H. W.; WEBBER, M. M.. Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sciences, v. 4, n. 2, p. 155-169; 1973.

ROCKER, I. Emerging Structures: Information Aesthetics and Architectures of the Digital Medium. 2010. Tese (Doutorado) - Princeton University, Princeton, 2010.

SPITZ, R. Hfg Ulm: the view behind the foreground: the political history of the Ulm School of Design, 1953-1968. Stuttgart: Edition Axel Menges, 2002.

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.