Banner Portal
Adoção de quadras como estratégia para renovação sustentável de bairros: estudo de caso em Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil
PDF (English)

Palavras-chave

Quadra Urbana. Habitação. Renovação Sustentável. Copacabana. Rio de Janeiro.

Como Citar

BEZERRA, Marcelo de Mattos; OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de. Adoção de quadras como estratégia para renovação sustentável de bairros: estudo de caso em Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 4–11, 2016. DOI: 10.20396/parc.v7i1.8639499. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8639499. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a estratégia na qual as quadras urbanas são adotadas como unidade para projetos de renovação de bairros consolidados. A renovação de edifícios e de bairros visando a sustentabilidade são práticas comuns em diversas cidades e escopo de textos acadêmicos e projetos em elaboração e concluídos. Neste artigo, a renovação de edifícios de apartamentos no Rio de Janeiro, com foco na sustentabilidade e na qualidade de vida, será apresentada a mudança de escala proposta, do edifício para a quadra urbana, com base na pesquisa desenvolvida. No levantamento de objetos para estudo de caso, deparou-se com a uniformidade de características dos edifícios. A quase totalidade dos edifícios tem a mesma técnica construtiva e foram construídos há mais de 50 anos, 10 a 12 pavimentos, enquanto as quadras possuem espaços vazios no interior. Na maior parte dos edifícios são tem afastamentos entre si. A mudança de edifícios para quadras como unidade para projetos de renovação apresenta importantes benefícios: Um novo modelo de administração unificada, força econômica e política para iniciativas e projetos, soluções únicas de infraestrutura e serviços, entre outros. Os conceitos de Smart Grid e Smart Cities podem ser adotados entre os edifícios atuais assim como nas futuras construções nas quadras, com as quadras, atualmente independentes e que podem ser integrados em projetos complementares. Neste estudo, para os projetos de renovação das quadras, os pavimentos que tem áreas comuns, como térreos, subsolo e de cobertura, foram considerados com alto potencial de integração e de projeto único. Serão expostas as soluções selecionadas, viabilizadas pela adoção da quadra como unidade nos estudos conceituais para demonstrar o potencial da estratégia.
https://doi.org/10.20396/parc.v7i1.8639499
PDF (English)

Referências

BEATLEY, T. Biophilic Cities Project. Disponível em: <http://biophiliccities.org/what-are-biophilic-cities/>. Acesso em: 04 jan. 2016.

BEZERRA, M. M.. Renovação da Quadra Urbana para a Sustentabilidade: Desafios e Soluções. 2013. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

CADERMAN, D.; CADERMAN, R. G. O Rio de Janeiro nas Alturas. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

CADERMAN, R. G. Por dentro de Copacabana: descobrindo os espaços livres do bairro. 2010. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação em Arquitetura PROARQ, Rio de Janeiro.

CEOTTO, L. H. Construção Civil e o Meio Ambiente. Notícias da Construção, São Paulo, nov. 2006.

CORBELLA, O.; YANNAS, S. Em busca de uma Arquitetura Sustentável para os Trópicos: Conforto Ambiental. Rio de Janeiro: Revan, 2009.

CZAJKOWSK, J. Guia da Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000.

DESPOMMIER, D. The Vertical Farms. United States: St. Martin’s Press, 2010.

GALVIN, R. Why German homeowners are reluctant to retrofit. Building Research & Information, Germany, 2014. v 42. issue 4. p. 398-408.

GHAFURIAN, R.; GHARAVI, H. Smart Grid: The Electric Energy System of the Future. Proceedings of the IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers. Vol. 99, No. 6, June 2011.

GIEBELER, G. et al.. Refurbishment Manual: Maintenance, Conversions, Extensions. Basel: Birkhauser, 2009.

GRAM-HANSSEN, K. Retrofitting owner-occupied housing: remember the people. Building Research & Information, Germany. 2014. v 42. issue 4.p. 393-397.

HAUSLADEN, G.; TICHELMAN, K. Interiors Construction Manual. Munich: Edition Detail, 2010.

NEWMAN, P. Interview with Peter Newman, Author of Resilient Cities: Responding to Peak Oil and Climate Change. The American Society of Landscape Architects. Disponível em: <https://www.asla.org/ContentDetail.aspx?id=23940/>. Acesso em 04 jan. 2016.

SECOVI. Panorama do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro 2011. Rio de Janeiro: Secovi, 2012.

VAZ, L. F. Modernidade e Moradia: Habitação Coletiva no Rio de Janeiro séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.

VELHO, G. A Utopia Urbana: Um Estudo de Antropologia Social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.