Mock-up de habitação: relação entre concepção, desenvolvimento e execução no ensino de projeto

Autores

  • Maria Isabel Imbronito Universidade São Judas Tadeu http://orcid.org/0000-0001-7394-3809
  • Eneida de Almeida Universidade São Judas Tadeu, Faculdade de Letras Artes Comunicação e Ciências da Educação

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v6i4.8641675

Palavras-chave:

Ensino de Projeto de Arquitetura. Habitação experimental. Tectônica da madeira. Construção.

Resumo

O presente artigo constitui o relato de uma experiência didática exercitada no presente momento, que permite estabelecer uma reflexão sobre o ensino de projeto e os fundamentos teóricos próprios do campo disciplinar da arquitetura. Trata-se de um exercício proposto na disciplina Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo, aplicado a alunos do primeiro ano de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. O exercício é composto por diferentes etapas, que são descritas e têm os objetivos apresentados no decorrer do artigo. A última etapa, correspondente à construção dos mock-ups em escala 1:1, possibilita a execução de um elemento complexo e a experiência de ocupar e perceber o espaço construído. Ao visar uma construção real, tanto do ponto de vista da organização do espaço como do domínio técnico-construtivo, o exercício de projeto de arquitetura dá ênfase às implicações, para a aprendizagem do aluno, do enfrentamento de aspectos construtivos em sincronia com a própria concepção do espaço. O interesse é assinalar que a atividade de construção do mock-up oferece ao processo de projeto elementos materiais concretos para a manipulação simultânea de múltiplas prerrogativas do projeto, propiciando a experimentação e verificação in loco da complexidade do sistema estrutural em suas propriedades físicas, especialmente nas relações entre o dimensionamento (e modulação) das peças, a estabilidade do conjunto e a própria forma.  As considerações feitas procuram estabelecer parâmetros para o desenvolvimento futuro de uma pesquisa no ensino de Projeto de Arquitetura no que tange à relação entre a matéria e o espaço, bem como o aperfeiçoamento constante do sistema construtivo utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Imbronito, Universidade São Judas Tadeu

Professora Doutora. PGAUR Universidade São Judas Tadeu.

Eneida de Almeida, Universidade São Judas Tadeu, Faculdade de Letras Artes Comunicação e Ciências da Educação

Possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP (2010), mestrado em Studio e Restauro dei Monumenti - Università degli Studi di Roma La Sapienza (1987) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, FAU-USP (1981). Atualmente é Professora Responsável da Universidade São Judas Tadeu em Regime de Tempo Integral, atua na Graduação e no Mestrado Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, ministrando a Disciplina: Cidade, Patrimônio e Cultura; na graduação ministra a disciplina "Técnicas Retrospectivas"; Co-editora da revista eletrônica arq.urb, do PGAUR/USJT; Professor convidado do Centro Universitário SENAC, na Pós-Graduação Lato Sensu de Design de Interiores, ministra a disciplina: Intervenção em Patrimônio. Coordenou as atividades do Escritório Modelo em Arquitetura do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu entre os anos de 2008 a 2010. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Preservação da Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, restauro, memória, relação antigo-novo, intervenção contemporânea em bem cultural, patrimônio arquitetônico e patrimônio urbano.

Referências

DEPLAZES, A. Construir la arquitectura. Del material em bruto al edifício. Um manual. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

FRAMPTON, K. Studies in tectonic culture. Cambridge, MIT Press, 1995.

GREGOTTI, V. Território da arquitetura. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.

GREGOTTI, V. Contro la fine dell’architettura. Torino: Einaudi, 2008.

PIÑON, H. Teoria do projeto. Tradução de Edson Mahfuz. Porto Alegre: Livraria do arquiteto, 2006.

VELA, P. A. Entre la matéria y el espacio. Papel, cartón, encofrado. SUMMA +, Buenos Aires, n.67, p.137-139, julho 2004.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

IMBRONITO, M. I.; ALMEIDA, E. de. Mock-up de habitação: relação entre concepção, desenvolvimento e execução no ensino de projeto. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 6, n. 4, p. 291–303, 2015. DOI: 10.20396/parc.v6i4.8641675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8641675. Acesso em: 30 nov. 2021.