Banner Portal
O procedimento de análise em projeto: do programa arquitetônico à avaliação de edifícios
PDF

Palavras-chave

Análise. Programa de necessidades. Intervenção. Construção.

Como Citar

MOREIRA, Daniel de Carvalho; RUSCHEL, Regina Coeli. O procedimento de análise em projeto: do programa arquitetônico à avaliação de edifícios. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 69–71, 2015. DOI: 10.20396/parc.v6i2.8641793. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8641793. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Testemunho da permanência das ideias descritas em o “Discurso do Método”, as iniciativas de arquitetos e engenheiros da década de 1960 em estabelecer uma base científica para os estudos em processo de projeto partiram da mesma tríade. Ainda hoje, as etapas de análise, síntese e avaliação regem os processos de concepção de objetos e de edifícios e permitem elucidar a ação do projetista durante o processo de projeto. O primeiro movimento em projeto é o da análise, onde são identificadas as partes que constituem o contexto em que ocorre a intervenção do projetista ou as partes daquilo que será a forma proposta. Independentemente da primeira ação permitir a compreensão da situação ou dar início ao desenvolvimento do produto, ela é inequivocamente uma análise. Este número da PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção apresenta artigos que abordam o procedimento de análise em projeto, abrangendo do programa arquitetônico à avaliação da edificação.
https://doi.org/10.20396/parc.v6i2.8641793
PDF

Referências

ANDRADE, Max L. V. X. de; RUSCHEL, Regina Coeli; MOREIRA, Daniel de Carvalho. O processo e os métodos. In: KOWALTOWSKI, D.C.C.K.; MOREIRA, D.C.; PETRECHE, J.R.D.; FABRICIO, M.M.. (Org.). O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. 1ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011, p. 80-100.

BELTRAMIN, Renata Maria Geraldini. Caracterização e sistematização de quatro modelos de análise gráfica: Clark, Pause, Ching, Baker e Unwin. 2015. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP.

DESCARTES, Renè. Discurso do Método. In: DESCARTES - Vida e Obra. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 33–100. (Os Pensadores, 11).

JONES, John Christopher. A Method of Systematic Design. In: JONES, J. C. e THORNLEY, D. G. (Ed.). Conference on design methods. Oxford: Pergamon Press, 1963, p. 53-73.

MOREIRA, Daniel de Carvalho. Os princípios da síntese da forma e a análise de projetos arquitetônicos. 2007. 351 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP.

UNWIN, S. Analysing Architecture. London: Routledge, 1997.

VAN DER VOORDT, Theo J. M; VAN WEGEN, Herman B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.