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Ensinando a geração do milênio com realidade aumentada: casos do sistema de educação dos EUA
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Palavras-chave

Realidade aumentada. Dispositivo móvel. Ciência da construção. Construção. Avaliação da Aprendizagem.

Como Citar

BEHZADAN, Amir H.; VASSIGN, Shahin; MOSTAFAVI, Ali. Ensinando a geração do milênio com realidade aumentada: casos do sistema de educação dos EUA. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 7, n. 4, p. 265–272, 2016. DOI: 10.20396/parc.v7i4.8649284. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8649284. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo descreve a concepção, desenvolvimento e implementação de duas experiências de ensino distintas utilizando a realidade aumentada móvel (RA) para ensinar tópicos abstratos a estudantes de graduação de arquitetura e construção em duas universidades americanas. O trabalho apresentado é motivado pelo fato de que a nova geração de alunos (geração milênio) tem uma habilidade natural de usar tecnologia e informação digital e mostra uma grande afinidade para a integração de novas ferramentas e dispositivos móveis em suas atividades diárias. Em contraste, muitos métodos de entrega instrucionais existentes ainda são centrados no professor e baseados em palestras e memorização para passar conhecimento e informação para os alunos. O primeiro projeto descrito neste artigo é um livro mágico com RA, sobre a construção, sobrepondo conteúdos multimídia, como imagens, vídeos, modelos 3D e outros visuais sobre as figuras impressas e diagramas do livro texto tradicional de uma disciplina. O segundo projeto neste artigo, descreve o desenvolvimento de um aplicativo de imersão com RA chamado Skope, que é projetado para melhorar a experiência de visita a campo dos alunos. Esta aplicação, sobrepõe o modelo BIM de um edifício existente na visualização do edifício do mundo real, permitindo que os alunos interajam com diferentes parâmetros do modelo tais como, como orientação, entorno, direção de ventos predominantes, processos de construção, sistemas estruturais, detalhes de conexão, e sistemas de aquecimento, resfriamento e ventilação. Em geral, a avaliação das métricas de desempenho dos alunos e das opiniões coletadas em cada projeto indica que o uso da tecnologia de RA na sala de aula tem um bom potencial para melhorar a aprendizagem e engajamento dos alunos no assunto e ajudá-los a relacionar melhor tópicos abstratos com problemas do mundo real.

https://doi.org/10.20396/parc.v7i4.8649284
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