Ensinando a geração do milênio com realidade aumentada: casos do sistema de educação dos EUA

Autores

  • Amir H. Behzadan Missouri State University
  • Shahin Vassign Florida International University
  • Ali Mostafavi Texas A&M University

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v7i4.8649284

Palavras-chave:

Realidade aumentada. Dispositivo móvel. Ciência da construção. Construção. Avaliação da Aprendizagem.

Resumo

Este artigo descreve a concepção, desenvolvimento e implementação de duas experiências de ensino distintas utilizando a realidade aumentada móvel (RA) para ensinar tópicos abstratos a estudantes de graduação de arquitetura e construção em duas universidades americanas. O trabalho apresentado é motivado pelo fato de que a nova geração de alunos (geração milênio) tem uma habilidade natural de usar tecnologia e informação digital e mostra uma grande afinidade para a integração de novas ferramentas e dispositivos móveis em suas atividades diárias. Em contraste, muitos métodos de entrega instrucionais existentes ainda são centrados no professor e baseados em palestras e memorização para passar conhecimento e informação para os alunos. O primeiro projeto descrito neste artigo é um livro mágico com RA, sobre a construção, sobrepondo conteúdos multimídia, como imagens, vídeos, modelos 3D e outros visuais sobre as figuras impressas e diagramas do livro texto tradicional de uma disciplina. O segundo projeto neste artigo, descreve o desenvolvimento de um aplicativo de imersão com RA chamado Skope, que é projetado para melhorar a experiência de visita a campo dos alunos. Esta aplicação, sobrepõe o modelo BIM de um edifício existente na visualização do edifício do mundo real, permitindo que os alunos interajam com diferentes parâmetros do modelo tais como, como orientação, entorno, direção de ventos predominantes, processos de construção, sistemas estruturais, detalhes de conexão, e sistemas de aquecimento, resfriamento e ventilação. Em geral, a avaliação das métricas de desempenho dos alunos e das opiniões coletadas em cada projeto indica que o uso da tecnologia de RA na sala de aula tem um bom potencial para melhorar a aprendizagem e engajamento dos alunos no assunto e ajudá-los a relacionar melhor tópicos abstratos com problemas do mundo real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amir H. Behzadan, Missouri State University

Associate Professor of Construction Management at Missouri State University (MSU).

Shahin Vassign, Florida International University

Professor of Architecture and Associate Dean of Faculty Development at Florida International University

Ali Mostafavi, Texas A&M University

Assisrtant Professor of Civil Engineering at Texas A&M University

Referências

COLLINS, A.; JOSEPH, D.; BIELACZYC, K. Design Research: Theoretical and Methodological Issues. Journal of the Learning Sciences, v.13, n.1, p. 15–42, 2004. http://dx.doi.org/10.1207/s15327809jls1301_2

DEDE, C.; BARAB, S. Emerging Technologies for Learning Science: A Time of Rapid Advances. Journal of Science Education and Technology, v.18, n.4, p. 301–304, 2009. http://dx.doi.org/10.1007/s10956-009-9172-4

DONG, S.; BEHZADAN, A.H.; FENG, C.; KAMAT, V.R. Collaborative Visualization of Engineering Processes Using Tabletop Augmented Reality. Journal of Advances in Engineering Software, v.55, p. 45–55, 2013. https://doi.org/10.1016/j.advengsoft.2012.09.001

EDZIE, R.L. Exploring the Factors that Influence and Motivate Female Students to Enroll and Persist in Collegiate STEM Degree Programs: A Mixed Methods Study. 2014 169 p. Dissertation (Doctorate of Philosophy in Educational Administration) - University of Nebraska, Lincoln.

SHIRAZI, A. Context-Aware Mobile Augmented Reality Visualization in Construction Engineering Education. 2014 184 p. Thesis (Master of Science in Civil Engineering) - University of Central Florida, Orlando.

SHIRAZI, A.; BEHZADAN, A.H. Content Delivery Using Augmented Reality to Enhance Students' Performance in a Building Design and Assembly Project. Journal of Advances in Engineering Education, v.4, n.13, p. 1–24, 2015a.

SHIRAZI, A.; BEHZADAN, A.H. Design and Assessment of a Mobile Augmented Reality-Based Information Delivery Tool for Construction and Civil Engineering Curriculum. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, v.141, n.3 p. 04014012, 2015b. http://dx.doi.org/10.1061/(ASCE)EI.1943-5541.0000229

SHIRAZI, A.; BEHZADAN, A.H. Assessing the Pedagogical Value of Augmented Reality-Based Learning in Construction Engineering. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONSTRUCTION APPLICATIONS OF VIRTUAL REALITY, 13., London. Proceedings…London: Teesside University, 2013a. p. 416-426.

SHIRAZI, A.; BEHZADAN, A.H. Technology-Enhanced Learning in Construction Education Using Mobile Context-Aware Augmented Reality Visual Simulation. In: WINTER SIMULATION CONFERENCE (WSC), 2013, Washington. Proceedings…Washington: WSC, 2013b. p. 3074-3085.

MENDENHALL, W.; SINCICH, Terry. Statistics for Engineering and the Sciences. San Francisco: Dellen Pub. Co., 1991. 963 p.

NATIONAL CENTER FOR EDUCATION STATISTICS (NCES). Program for International Student Assessment: Mathematics Literacy. Washington D.C., 2012. Available on: https://nces.ed.gov/surveys/pisa/pisa2012/pisa2012highlights_3_1.asp

NATIONAL CENTER FOR EDUCATION STATISTICS (NCES). STEM Attrition: College Students’ Paths Into and Out of STEM Fields: Statistical Analysis Report. Washington D.C., 2014. Available on: https://nces.ed.gov/pubs2014/2014001rev.pdf

RIEDEL, Chris. 10 Major Technology Trends in Education. THE Journal, Research, mar. 2014. Available on: https://thejournal.com/articles/2014/02/03/10-major-technology-trends-in-education.aspx.

WANG, F.; HANNAFIN, M.J. Design-Based Research and Technology-Enhanced Learning Environments. Journal of Educational Technology Research and Development, v.53, n.4, p. 5–23, 2005. doi http://dx.doi.org/10.1007/BF02504682

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

BEHZADAN, A. H.; VASSIGN, S.; MOSTAFAVI, A. Ensinando a geração do milênio com realidade aumentada: casos do sistema de educação dos EUA. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 7, n. 4, p. 265–272, 2016. DOI: 10.20396/parc.v7i4.8649284. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8649284. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Realidade Virtual e Realidade Aumentada