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Percepção espacial estudantil de pátios em escolas públicas de ensino fundamental em Palmitinho, RS, Brasil
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Palavras-chave

Pátio escolar. Percepção espacial. Psicologia ambiental.

Como Citar

RECH, Gracielle Rodrigues da Fonseca; VALLE, Ângela do; LERMEN, Bruna Cristina. Percepção espacial estudantil de pátios em escolas públicas de ensino fundamental em Palmitinho, RS, Brasil. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 57–68, 2018. DOI: 10.20396/parc.v9i1.8649936. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8649936. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Em arquitetura, o processo de apropriação espacial é facilitado por espaços qualificados para os usuários, com aspectos ambientais que proporcionam bem-estar. Partindo do tema arquitetura de pátios escolares, a pesquisa teve por objetivo analisar o pátio de escolas públicas de ensino fundamental, segundo o ponto de vista do estudante. O enfoque foi dado ao pátio escolar, enquanto ambiente de lazer e aprendizado. Investigou-se e caracterizou-se a qualidade das áreas livres e do ambiente construído, com o propósito de analisar as relações de uso e apropriação desses espaços. Com base no reconhecimento da importância do pátio escolar como uma recorrência referencial na percepção dos usuários, é possível considerar o pátio escolar como um lugar de socialização, de troca e de convívio, bem como de exploração e de experimentação. Realizou-se uma revisão de literatura para elencar os possíveis elementos capazes de facilitar a apropriação nos pátios escolares por parte dos alunos. O artigo apresenta a avaliação realizada em duas instituições públicas de ensino fundamental localizadas no município de Palmitinho – Rio Grande do Sul, com ênfase nos instrumentos de análise aplicados: mapa cognitivo, poema dos desejos e mapa comportamental. A participação dos usuários mostrou-se fundamental para a obtenção de espaços de qualidade.

https://doi.org/10.20396/parc.v9i1.8649936
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