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Estratégias de planejamento cicloviário: uma revisão sistemática da literatura
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Palavras-chave

Revisão sistemática. Bicicleta. Infraestrutura. Planejamento. Políticas.

Como Citar

MIRANDA, Hellem de Freitas; TEIXEIRA, Inaian Pignatti; MANZATO, Gustavo Garcia; SILVA, Antônio Nélson Rodrigues da. Estratégias de planejamento cicloviário: uma revisão sistemática da literatura. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 161–169, 2017. DOI: 10.20396/parc.v8i3.8650239. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8650239. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar uma revisão sistemática da literatura, produzida nos últimos anos, a respeito do modo de transporte cicloviário, no que tange a intervenções no nível físico e político, diferenças entre o planejado e o executado, métodos e técnicas utilizadas para avaliação de estratégias de planejamento e a aproximação dessas estratégias com a realidade local. As pesquisas por trabalhos relacionados compreenderam tanto a literatura nacional quanto a internacional, considerando-se os anos de publicação entre 2000 e 2016. Ao fim de um extensivo processo de seleção, verificou-se que grande parte da produção e conhecimento técnico tem se direcionado a compreender o papel da infraestrutura na promoção do uso da bicicleta nas cidades, especialmente no que tange à condição essencial de segurança para atrair novos usuários. Muitos trabalhos dão ênfase à percepção dos usuários da bicicleta frente às intervenções adotadas, considerando seu potencial de atratividade, ou ainda abordando possíveis estratégias de planejamento para se chegar a uma rede considerada ideal, sobretudo no que diz respeito à prevenção de acidentes. Ainda que menos explorada, uma visão a respeito do pensamento político e técnico começa a ser traçada por pesquisadores, abordando as dificuldades para combinar o conhecimento técnico e científico aos desejos políticos.

https://doi.org/10.20396/parc.v8i3.8650239
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