O ensino da segurança contra incêndio em curso de arquitetura no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v11i0.8650245

Palavras-chave:

Segurança contra incêndio, Ensino, Projeto arquitetônico

Resumo

O arquiteto precisa lidar, nas suas atribuições profissionais, com as medidas de Segurança Contra Incêndio (SCI) no projeto das edificações, sendo imprescindível uma sólida formação sobre esse assunto. No entanto, ainda é frágil a participação desses profissionais no processo de inserção dessas medidas na concepção do projeto, devido à deficiência no ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Por isso, cabe às instituições de ensino garantir o acesso a esse tema em sua grade curricular, para que o arquiteto tenha, em sua formação, noções de segurança contra incêndio suficientes para conceber um projeto arquitetônico otimizado. O objetivo do presente artigo é avaliar o ensino de SCI em um curso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. A investigação da situação do ensino dessa instituição foi realizada por meio da análise do projeto pedagógico do curso, dos planos das disciplinas e de trabalhos de conclusão de curso concebidos por alunos. Os resultados confirmaram a deficiência no ensino, e a partir deles foi possível apontar onde estão as principais lacunas no ensino da instituição. Espera-se que o resultado deste estudo promova reflexões para mudanças nos programas pedagógicos de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo das Instituições de Ensino Superior brasileiras e que, consequentemente, contribua para o desenvolvimento profissional e para a maior segurança das edificações.

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Biografia do Autor

Marcela Falcão Braga, Universidade de Brasília

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Professora voluntária na Universidade Federal do Tocantins e professora do União Metropolitana de Educação e Cultura.

Ivan Manoel Rezende do Valle, Universidade de Brasília

Doutor pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília..

Cláudia Maria Miranda Alencar Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Professora Assistente da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

BRAGA, M. F.; VALLE, I. M. R. do; ROCHA, C. M. M. A. O ensino da segurança contra incêndio em curso de arquitetura no Brasil. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 11, p. e020006, 2020. DOI: 10.20396/parc.v11i0.8650245. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8650245. Acesso em: 24 set. 2022.