Banner Portal
A introdução da abordagem paramétrica no ensino de projeto arquitetônico
PDF

Palavras-chave

Modelagem paramétrica
Processo de projeto
Ensino de projeto.

Como Citar

ROMCY, Neliza Maria e Silva; CARDOSO, Daniel Ribeiro. A introdução da abordagem paramétrica no ensino de projeto arquitetônico: relato de uma experiência. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, p. e019018, 2019. DOI: 10.20396/parc.v10i0.8652271. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8652271. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

Diante das discussões contemporâneas sobre a aplicação dos meios digitais mais recentes na atividade projetual, o presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão de estratégias para introduzir o processo paramétrico de projeto no ensino de projeto arquitetônico. Considerando levantamento teórico e prático, parte-se da hipótese de que apenas o ensino tutorial de ferramentas não é o suficiente para uma aprendizagem do processo paramétrico em todo o seu potencial, sendo necessário vislumbrar um percurso didático que inclua tanto uma mudança de olhar sobre o objeto projetado, quanto a própria atividade projetual. Apresenta-se e discute-se aqui um dos experimentos pedagógicos realizados na etapa de validação da pesquisa – um curso de extensão de 40 horas, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com registro do processo e coleta de dados junto aos participantes. O curso incluiu noções introdutórias sobre o tema, exercícios de criação com ferramenta paramétrica e atelier de projeto. As atividades de atelier envolveram o desenvolvimento de um bicicletário em equipe, com realização de brainstorm, desenvolvimento da proposta e apresentação dos produtos finais. Como resultado, percebe-se que, apesar dos participantes não apresentarem experiência prévia com o tema, os processos e produtos são foram satisfatórios, com o desenvolvimento e investigação de algoritmos complexos, além do reconhecimento do potencial da modelagem paramétrica, associada a práticas reflexivas em atelier. Os principais desafios incluem as mudanças da lógica projetual habitual, extrapolando o uso da ferramenta. Observou-se a importância de se introduzir a abordagem paramétrica no ensino para além de experimentos didáticos isolados, distribuída coerentemente com a estrutura curricular dos cursos, demandando a identificação das áreas de conhecimento em que o tema pode ser inserido.

https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8652271
PDF

Referências

ANDRADE, M.L.V.X.; RUSCHEL, R.C. BIM: Conceitos, cenário das pesquisas publicadas no Brasil e tendências. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2009, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: Rima Editora, 2009. p. 602-613. DOI: https://doi.org/10.4237/sbqp.09.166

BEIRÃO, J. N. Sobre o ensino da Arquitectura e o futuro profissional do Arquitecto – O Papel da Arquitectura nas sociedades criativas. J-A Jornal Arquitectos. Fórum. Crônicas. 2014. Disponível em: http://www.jornalarquitectos.pt/pt/forum/cronicas/sobre-o-ensino-da-arquitetura-e-o-futuro-profissional-do-arquiteto. Acesso em: jun. 2017.

FLORIO, W. Notas sobre pensamento e cognição em projetos paramétricos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 2, 2012, Natal. Anais [...]. Natal: ENANPARQ, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. Editora Atlas. 2002.

KOLAREVIC, B. Designing and manufacturing architecture in the digital age. Architectural information management, 2001.

KOLAREVIC, B. Architecture in the Digital Age: design and manufacturing. New York; London: Taylor & Francis, 2003.

LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

NOJIMOTO, C.; TRAMONTANO, M; ANELLI, R.L.S. Design Paramétrico: Experiência Didática. In: XV CONGRESO DE LA SOCIEDAD IBEROAMERICANA DE GRAFICA DIGITAL, 15., 2011, Santa Fé. Proceedings […]. Santa Fé: SIGraDI, 2011. p. 456-460.

OXMAN, R. Theory and design in the first digital age. Design Studies, v. 27, n. 3, 2005. p. 229–265. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2005.11.002

OXMAN, R. The new structuralism Design, Engineering and Architectural Technologies. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.

PRODANOV, C. C., FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROCHA, I. A. M. Programa e projeto na era digital: o ensino de projeto de arquitetura em ambientes virtuais interativos. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Arquitetura da UFRGS, Porto Alegre, 2009.

ROMCY, N. M. S. Introdução da Abordagem Paramétrica no Ensino de Projeto: resultados de uma experiência. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DO PPGAU-UFRN – DOUTORADO, MESTRADO ACADÊMICO E MESTRADO PROFISSIONAL, 4., 2016, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2016.

SCHÖN, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

SEDREZ, M.; CELANI, G. Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea. Pós - Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v.21, 2014. p. 78-97. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i35p78-97

SOARES, J.P, TRAMONTANO, M. Arquitetura emergente, design paramétricos e o representar através de modelos de informação. V!RUS, São Carlos, n. 8, dezembro 2012.

WOODBURY, R. Elements of parametric design. Routledge, 2010.

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.