Entre simulações e algoritmos: o desempenho ambiental e a percepção do usuário na arquitetura contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v9i2.8652787

Palavras-chave:

Ventilação natural. Qualidade ambiental. Micro-clima urbano. Vedações verticais. Desempenho ambiental. Edifícios. Habitação. Sistemas generativos de projeto. Percepção de valor.

Resumo

O segundo número do Volume 9 de 2018 da PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção é composto por artigos de pesquisa e de revisões sistemáticas da literatura desenvolvidos por pesquisadores dos estados brasileiros de Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. As instituições de ensino e pesquisa envolvidas nos estudos apresentados são: Centro Superior de Juiz de Fora, Universidade de Pernambuco, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Brasília, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste número houve uma inversão, comparada a números anteriormente publicados, isto é, as áreas de formação dos autores concentram-se em Engenharia Civil, na maioria, e depois em Arquitetura. As temáticas abordadas nos artigos de pesquisa têm enfoque na ventilação natural e a qualidade ambiental das cidades, desempenho de vedações verticais e simulações termo energéticas. As revisões sistemáticas da literatura abordam pesquisas em sistemas generativos em projeto e sobre a percepção do valor na habitação. Assim, inspiram o título deste editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Oliveira Neves, Universidade Estadual de Campinas

Editora-chefe

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Editora-chefe

Sidney Piochi Bernardini, Universidade Estadual de Campinas

Editor-chefe

Daniel de Carvalho Moreira, Universidade Estadual de Campinas

Editor-chefe

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

NEVES, L. de O.; RUSCHEL, R. C.; BERNARDINI, S. P.; MOREIRA, D. de C. Entre simulações e algoritmos: o desempenho ambiental e a percepção do usuário na arquitetura contemporânea. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 69–71, 2018. DOI: 10.20396/parc.v9i2.8652787. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8652787. Acesso em: 25 jan. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>