Entre simulações e algoritmos: o desempenho ambiental e a percepção do usuário na arquitetura contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.20396/parc.v9i2.8652787Palavras-chave:
Ventilação natural. Qualidade ambiental. Micro-clima urbano. Vedações verticais. Desempenho ambiental. Edifícios. Habitação. Sistemas generativos de projeto. Percepção de valor.Resumo
O segundo número do Volume 9 de 2018 da PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção é composto por artigos de pesquisa e de revisões sistemáticas da literatura desenvolvidos por pesquisadores dos estados brasileiros de Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. As instituições de ensino e pesquisa envolvidas nos estudos apresentados são: Centro Superior de Juiz de Fora, Universidade de Pernambuco, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Brasília, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste número houve uma inversão, comparada a números anteriormente publicados, isto é, as áreas de formação dos autores concentram-se em Engenharia Civil, na maioria, e depois em Arquitetura. As temáticas abordadas nos artigos de pesquisa têm enfoque na ventilação natural e a qualidade ambiental das cidades, desempenho de vedações verticais e simulações termo energéticas. As revisões sistemáticas da literatura abordam pesquisas em sistemas generativos em projeto e sobre a percepção do valor na habitação. Assim, inspiram o título deste editorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.