Banner Portal
Tecnologia de processos e sistemas construtivos
PDF

Palavras-chave

Tecnologia de processos. Sistemas construtivos. Ensino. Mecânica das estruturas. Topografia. Piso. Fechamento estrutural. Automação industrial. Aço cortado e dobrado. BIM. IoT. Painéis pré-fabricados.

Como Citar

OLIVEIRA, Luciana Alves de; BERNARDINI, Sidney Piochi; MOREIRA, Daniel de Carvalho. Tecnologia de processos e sistemas construtivos. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 9, n. 3, p. 164–166, 2018. DOI: 10.20396/parc.v9i3.8653494. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8653494. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

O terceiro número do Volume 9 de 2018 da PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção é composto por artigos de pesquisa e de revisões sistemáticas da literatura. Em especial, destaca-se a seção de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos com artigos expandidos do 1º WORKSHOP DO GRUPO DE TRABALHO DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS (TECSIC) da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído. Ao todo, os estudos foram desenvolvidos por pesquisadores dos estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. As instituições de ensino e pesquisa envolvidas nos estudos apresentados são: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de São Carlos. As áreas de formação dos autores concentram-se em Engenharia Civil, na maioria, incluindo Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecatrônica. A temática de tecnologia de processo e sistemas construtivos foi abordada com enfoque em componentes de piso e de fechamento estrutural, ambos em concreto, e automação do processo industrial de aço cortado e dobrado. Os artigos de pesquisa tiveram enfoque no ensino do comportamento mecânico das estruturas e de topografia, em ambos os casos, para estudantes de Arquitetura e Urbanismo. As revisões sistemáticas da literatura abordam pesquisas em Modelagem da Informação da Construção integrada ao planejamento de obras com painéis pré-fabricados e a Internet das Coisas.
https://doi.org/10.20396/parc.v9i3.8653494
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.