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Propostas de incorporação de BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo
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Palavras-chave

BIM
Modelagem da informação e construção
Ensino
Arquitetura e Urbanismo.

Como Citar

LEAL, B. M. F.; SALGADO, M. S. Propostas de incorporação de BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, p. e019025, 2019. DOI: 10.20396/parc.v10i0.8653676. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8653676. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

Building Information Modeling (BIM) vem sendo indicado como uma das Tecnologias de Informação e Comunicação que está transformando a indústria da construção civil. Contudo, pesquisas apontam que experiências didáticas de inserção do processo BIM no Brasil são relativamente novas. Assim, há uma necessidade de incorporar as possibilidades oferecidas pelo BIM durante o curso de arquitetura e urbanismo. E acredita-se que essa incorporação deve ir além da inclusão de disciplinas que visam o ensino de softwares. Nesse sentido, esse artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e possui o objetivo de apresentar possibilidades oferecidas pelo BIM no ensino de arquitetura e urbanismo. As proposições apresentadas baseiam-se em: (1) fundamentação teórica; (2) revisão sistemática de literatura; (3) revisão de literatura sem meta-análise. O artigo apresenta um panorama sobre a aplicabilidade do BIM no ensino dos conteúdos obrigatórios de arquitetura e urbanismo, bem como possibilidades pouco exploradas pelos docentes. Advoga-se a favor de inserção do BIM no ensino de construção, conforto ambiental, história, representação geométrica e projeto, em Arquitetura e Urbanismo, e não apenas a criação de disciplinas de BIM em informática aplicada. Os resultados apontam que o BIM pode ser aplicado em todos os campos obrigatórios do currículo de arquitetura e urbanismo. Além disso, verificou-se que mesmo recente, as experiências didáticas encontradas indicam um avanço em termos da exploração das possibilidades oferecidas pela plataforma BIM no ensino. Ressalte-se que este é um processo evolutivo que demanda o treinamento de discentes e docentes, bem como o investimento em infraestrutura no ensino.

https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653676
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