Banner Portal
Propostas de incorporação de BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo
PDF

Palavras-chave

BIM
Modelagem da informação e construção
Ensino
Arquitetura e Urbanismo.

Como Citar

LEAL, Bianca Marques Figueiredo; SALGADO, Mônica Santos. Propostas de incorporação de BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, p. e019025, 2019. DOI: 10.20396/parc.v10i0.8653676. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8653676. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Building Information Modeling (BIM) vem sendo indicado como uma das Tecnologias de Informação e Comunicação que está transformando a indústria da construção civil. Contudo, pesquisas apontam que experiências didáticas de inserção do processo BIM no Brasil são relativamente novas. Assim, há uma necessidade de incorporar as possibilidades oferecidas pelo BIM durante o curso de arquitetura e urbanismo. E acredita-se que essa incorporação deve ir além da inclusão de disciplinas que visam o ensino de softwares. Nesse sentido, esse artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e possui o objetivo de apresentar possibilidades oferecidas pelo BIM no ensino de arquitetura e urbanismo. As proposições apresentadas baseiam-se em: (1) fundamentação teórica; (2) revisão sistemática de literatura; (3) revisão de literatura sem meta-análise. O artigo apresenta um panorama sobre a aplicabilidade do BIM no ensino dos conteúdos obrigatórios de arquitetura e urbanismo, bem como possibilidades pouco exploradas pelos docentes. Advoga-se a favor de inserção do BIM no ensino de construção, conforto ambiental, história, representação geométrica e projeto, em Arquitetura e Urbanismo, e não apenas a criação de disciplinas de BIM em informática aplicada. Os resultados apontam que o BIM pode ser aplicado em todos os campos obrigatórios do currículo de arquitetura e urbanismo. Além disso, verificou-se que mesmo recente, as experiências didáticas encontradas indicam um avanço em termos da exploração das possibilidades oferecidas pela plataforma BIM no ensino. Ressalte-se que este é um processo evolutivo que demanda o treinamento de discentes e docentes, bem como o investimento em infraestrutura no ensino.

https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653676
PDF

Referências

AMBROSE, M. A. Agent provocateur: BIM in the academic design studio. International Journal of Architectural Computing, v. 10, n. 1, p. 53-66, 2012. DOI: https://doi.org/10.1260/1478-0771.10.1.53

AMORIM, C. N. D. et al. Projeto ambiental integrado: os desafios do ensino de arquitetura. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., Fortaleza, 2008. Anais... São Paulo: ANTAC, 2008.

BARAZZETTI, L. et al. Cloud to BIM to FEM: structural simulation with accurate historic BIM from laser scans. Simulation Modelling Practice and Theory, v. 57, p. 71-87, set. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.simpat.2015.06.004

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Ensino de BIM: tendências atuais no cenário Internacional. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 6, n. 2, p. 67-80, 4 fev. 2012. DOI: https://doi.org/10.4237/gtp.v6i2.218

BASTO, P. E. A; LORDSLEEM JUNIOR, A. C. O ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 4, p. 45-61, dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212016000400104

BEHZADAN, A. H; VASSIGN, S.; MOSTAFAVI, A. Teaching millennials with augmented reality: cases from the U.S. education system. PARC Research in Architecture and Building Construction, v. 7, n. 4, p. 265-272, 31 dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/parc.v7i4.8649284

BORGES, M. M. O uso de modeladores tridimensionais paramétricos na formação de competências de representação gráfica e raciocínio espacial no processo de projeto. Gestão e Tecnologia de Projetos, v. 11, n. 1, p. 21-38, 4 abr.2016. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99615

CANUTO, C. L. Modelo BIM e proposta de intervenção no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro – RJ: pela preservação digital do patrimônio moderno. 2017. 175f. Dissertação (Mestrado profissional em projeto e patrimônio) – PROARQ, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

CANUTO, C. L.; MOURA, L. R.; SALGADO, M. S. Tecnologias digitais e preservação do patrimônio arquitetônico: explorando alternativas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 7, n. 4, p. 252-264, 31 dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v7i4.8647456

CELANI, G. Além da avaliação energética e ambiental nas etapas iniciais do processo de projeto. PARC Research in Architecture and Building Construction, v. 3, n. 2, p. 63-71, 31 out. 2012. DOI:https://doi.org/10.20396/parc.v3i2.8634568

CELANI, G. et al. Integração de tecnologias CAD/CAE/CAM no ateliê de arquitetura: uma aplicação no projeto de edifícios altos. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 12, n. 1, p. 29-52, 24 fev. 2017. DOI:https://doi.org/10.11606/gtp.v12i1.99222

CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em engenharia civil e o papel da expressão gráfica neste contexto. 2014. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador.

CHECCUCCI, E. S.; AMORIM, A. L. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 5, n. 1, p. 6-17, 30 jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v5i1.8634540

CHECCUCCI, E. S.; AMORIM, A. L.; PEREIRA, A. P. C. Modelagem da Informação da Construção (BIM) no ensino de arquitetura. In: SOCIEDAD IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 17., 2013, Valparaiso. Proceedings... Viña del Mar: Degrafis Servicios Gráficos Ltda, 2013.

COOPER, H.; HEDGES, L.; VALENTINE, J. The handbook of research synthesis and meta-analysis. United Kingdom: Russell Sage Foundation Publications, 2009. Cap. 1, p. 1-14.

ÇAVUȘOǦLU, O. H. The position of BIM tools in conceptual design phase: parametric design and energy modeling capabilities. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE, 33., 2015, Viena. Proceedings... Bruxelas: Education and Research in Computer Aided Architectural Design in Europe; Viena: Faculty of Architecture and Urban Planning, TU Wien, 2015. p. 607-612.

DAVID, P. L. D; FAUSTINI, F. B.; FONTES, M. S. G. C. Uso do software sketchup no ensino do conforto térmico. In: GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 12., 2017, São Paulo. Proceedings... Araçatuba: UNIP, 2017.

DELATORRE, V. Potencialidades e limites do BIM no ensino de Arquitetura: uma proposta de implementação. 2014. 293 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2014.

DOELLING, M.; NASROLLAHI, F. Building performance modeling in non-simplified architectural design. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE, 30., 2012, Praga. Proceedings... República Checa: Czech Technical University in Prague, 2012. p. 97-106.

EASTMAN, C. et al. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman, 2014. 483 p.

FLORIO, W. Contribuições do Building Information Modeling no processo de projeto em arquitetura. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 3., Porto Alegre, 2007. Anais... Porto Alegre: 2007.

KASSEM, M.; AMORIM, S. R. L. BIM Building Information Modeling no Brasil e na União Europeia. Brasília: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2015.

KREIDER, R. G.; MESSNER, J. I. The uses of BIM: classifying and selecting BIM uses. v. 0.9. Pennsylvania: The Pennsylvania State University, University Park, 2013. Disponível em: https://www.bim.psu.edu/download/the_uses_of_bim.pdf. Acesso em: 23 maio 2019.

KIEFERLE, J.; WOESSNER, U. BIM interactive – about combining BIM and virtual reality. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE, 33., 2015, Viena. Proceedings… Brussels: Education and Research in Computer Aided Architectural Design in Europe; Vienna: Faculty of Architecture and Urban Planning, TU Wien, 2015.

KITCHENHAM, B. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. ver. 2.3. United Kingdom: 2007. Disponível em: https://www.cs.auckland.ac.nz/~mria007/Sulayman/Systematic_reviews_5_8.pdf. Acesso em: 20 junho 2017.

KUBICKI, S. et al. 4D modeling and simulation for the teaching of structural principles and construction techniques. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE, 30., 2012, Praga. Proceedings… República Checa: Czech Technical University, 2012.

LEAL, B. M. F. Propostas para o ensino dos conteúdos de arquitetura e urbanismo através de ferramentas digitais. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

LEAL, B. M. F.; SALGADO, M. S.; SILVOSO, M. M. Impact of fourth industrial revolution in architecture undergraduate course. In: ZERO ENERGY MASS CUSTOM HOME, ZEMCH, 2018, Melbourne. Proceedings... Melbourne: ZEMCH Network, 2018. p. 403-415.

MACHADO, F. A.; RUSCHEL, R. C.; SCHEER, S. Análise bibliométrica da produção brasileira de artigos científicos na área de BIM. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., São Paulo, 2016. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.

MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, alterando dispositivos da Resolução CNE/CES nº 6/2006. Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5651-rces002-10&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192.

MOKHTAR, A. BIM as learning media for building construction. In: COMPUTER-AIDED ARCHITECTURAL DESIGN RESEARCH IN ASIA, 12., 2007, Nanquim. Proceedings... China: Southeast University and Nanjing University, 2007.

NEIVA NETO, R. S.; RUSCHEL, R. C. BIM aplicado ao projeto de fôrmas de madeira em estrutura de concreto armado. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 183-201, out./dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212015000400046

PAULA, K. A. Integração do conforto ambiental ao processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com o uso de aplicativos em dispositivos móveis. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2015.

PONTES, M. M. Sistemas BIM no ensino de arquitetura: uma investigação do processo de ensino de geometria descritiva e desenho arquitetônico através de elementos construtivos virtuais. In: SOCIEDAD IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, SIGRADI, 17., 2013, Valparaiso. Proceedings... Viña del Mar: Degrafis Servicios Gráficos Ltda, 2013. p. 569-571.

RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, Max L. V. X.; MORAIS, Marcelo de. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? Revista Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 151-165, abr./jun. 2013.

SANTOS, E. R.; SALGADO, M. S. Verificação de parâmetros na aprovação de projetos visando a modernização do poder público. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 5., João Pessoa, 2017. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2017.

SUCCAR, B. Building information modelling framework: a research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, v. 18, n. 3, p. 357-375, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2008.10.003

TECHEL, F.; NASSAR, K. Teaching building information modeling (BIM) from a sustainability design perspective. In: ARAB SOCIETY FOR COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN, 3., 2007, Alexandria. Proceedings... Egito: The Arab Society for Computer Aided Architectural Design, 2007.

VAZ, A.; ANDRADE, A. F.; SILVA, R. Modelando coberturas no sketchup: uma experiência didática. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 20., GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 9., 2011, Rio de Janeiro. Proceedings... Rio de Janeiro: UFRJ, Escola de Belas Artes, 2011.

VILELLA, J. P.; LIMA, F.; ZANCANELI, M. Reflexões sobre a simulação ambiental e BIM: uma abordagem pedagógica em Arquitetura e Urbanismo. In: SOCIEDADE IBERO-AMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, SIGraDi, 19., Florianópolis, 2015. Anais... São Paulo: Blucher, 2015. p. 756-760.

YAN, W.; LIU, G. BIM game-integrating BIM and games to enhance sustainable design and education. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE, 25., 2007, Frankfurt am Main. Proceedings... Alemanha: Faculdade de Arquitetura e Engenharia Civil, FH Wiesbaden, 2007.

WU, C.; CLAYTON, M. J. BIM-based acoustic simulation framework. In: CIB W78, 30., 2013, Beijing. Proceedings… China: 2013.

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.