O desempenho em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v9i4.8654031

Palavras-chave:

Desempenho térmico e energético. Desempenho em iluminação natural. Edificações. Componentes construtivos e sistemas. Modelos de céu. Norma de desempenho NBR 15575, 2013. BIM. Modelagem da Informação da Construção. Verificação automática.

Resumo

O quarto número do Volume 9 de 2018 da PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção congrega artigos submetidos em fluxo contínuo, abrangendo a temática do desempenho das edificações no ambiente construído. Os artigos originais e de comunicação foram desenvolvidos por pesquisadores dos estados brasileiros de – Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo - e também do exterior - Suécia. As instituições de ensino e pesquisa envolvidas nos estudos apresentados são: Faculdades Integradas de Patos, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Lund University, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As áreas de formação dos autores concentram-se em Arquitetura e Urbanismo, na maioria, interagindo com Biólogo, Design de Interiores, Engenheiro Eletricista e Engenheiro Civil. As temáticas de desempenho desenvolvidas nos artigos relacionam-se, em sua grande maioria, ao desempenho térmico e energético de edificações, componentes construtivos e sistemas (quatro primeiros artigos), seguida pelo estudo de modelos de céu destinado à simulação de desempenho em iluminação natural de edificações (quinto artigo) e, por fim, à análise de desempenho com enfoque na norma de desempenho de edificações habitacionais ABNT NBR 15575:2013 (sexto artigo).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Oliveira Neves, Universidade Estadual de Campinas

Editor-chefe

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Editor-chefe

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-15575-1: edificações habitacionais: desempenho: parte 1: requisitos gerais. Rio de janeiro: 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

NEVES, L. de O.; RUSCHEL, R. C. O desempenho em foco. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 9, n. 4, p. 259–261, 2018. DOI: 10.20396/parc.v9i4.8654031. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8654031. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>