Resumo
A necessidade de atendimento às exigências dos usuários para um melhor desempenho das edificações tem sido discutida nos últimos tempos, especialmente no Brasil, com a entrada em vigor da norma NBR 15575 – Desempenho de Edificações Habitacionais. A norma estabelece uma série de requisitos a serem atendidos levando a uma mudança na forma como o projeto vem sendo desenvolvido, de maneira geral, no país. O objetivo deste trabalho é levantar e analisar os estudos já realizados referentes à implantação da norma e seu impacto na indústria da construção civil nacional. Como metodologia de pesquisa foi adotada a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de maneira a identificar os estudos de interesse e classificá-los em grupos temáticos segundo os requisitos do usuário estabelecidos pela norma. Os procedimentos metodológicos consistiram basicamente na busca, seleção e avaliação de resultados obtidos em cinco bases de dados nos últimos 10 anos. Cinquenta e um estudos foram selecionados para análise e apontam que, de maneira geral, em que pese os avanços já obtidos alguns obstáculos ainda precisam ser vencidos para uma aplicação mais efetiva da norma. A distribuição dos artigos nos grupos temáticos proporcionou uma visão do atual estágio de desenvolvimento das pesquisas nessa temática podendo ajudar a subsidiar avaliações sobre a natureza das pesquisas realizadas.
Referências
ABECE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL. Memorial descritivo do projeto estrutural (de edifícios residenciais em concreto armado). São Paulo, 2015.
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações Habitacionais - Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.
ASBEA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA. Guia para arquitetos na aplicação da norma de desempenho ABNT NBR 15.575. São Paulo, 2015.
BORGES, C. A. de M.; SABBATINI, F. H. O Conceito de desempenho de edificações e a sua importância para o setor da construção civil no Brasil. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, 2008.
CBIC - CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Desempenho de edificações habitacionais: guia orientativo para atendimento à norma ABNT NBR 15575/2013. Brasília. 2013a.
CBIC - CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Dúvidas sobre a norma de desempenho: especialistas respondem às principais dúvidas e elencam requisitos de suporte para elaboração de projetos. Brasília. 2015.
CBIC - CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Manual de uso, operação e manutenção das edificações: orientações para construtoras e incorporadoras. Brasília. 2013b.
CTE - CÓDIGO TÉCNICO DE LA EDIFICACIÓN. Madrid, Gobierno Espanhol. Madrid. 2006. Disponível em: http://www.codigotecnico.org. Acesso em: 01 jul. de 2017
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, DF. v.23, n.1, p.183-184, jan./mar. 2014.
OLIVEIRA, L. A.; MITIDIERI FILHO, C. V. O PROJETO DE EDIFÍCIOS HABITACIONAIS CONSIDERANDO A NORMA BRASILEIRA DE DESEMPENHO: ANÁLISE APLICADA PARA AS VEDAÇÕES VERTICAIS. Gestão & Tecnologia de Projetos, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 90-100, 2012. DOI: https://doi.org/10.4237/gtp.v1i1.208.
PBQP-H - PROGRAMA BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO HABITAT. Sistema de Avaliação de Conformidade – SiAC. 2017. Disponível em: <http://www.cidades.gov.br/pbqp-h>. Acesso: 03 jun. 2017.
RANDOLPH, J. J. A guide to writing the dissertation literature review. Practical Assessment, Research & Evaluation, v. 14, n. 11, p. 1-13, jun. 2009.
SILVA JUNIOR, M. A.; MITIDIERI FILHO, C. V. Verificação de critérios de desempenho em projetos de arquitetura com a modelagem BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 9, n. 4, p. 334-343, 1 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v9i4.8650453.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção