Banner Portal
Pesquisa-ação em BIM fomentando a transformação de um curso técnico em edificações
PDF

Palavras-chave

Pesquisa ação
Modelagem da informação da construção.
BIM
Ensino técnico
Edificações

Como Citar

GIESTA, Josyanne Pinto; COSTA NETO, Alfredo; COSTA, Thalita Giesta. Pesquisa-ação em BIM fomentando a transformação de um curso técnico em edificações. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 11, p. e020021, 2020. DOI: 10.20396/parc.v11i0.8657348. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8657348. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O Decreto 10.306/2020 do governo federal se destina a estabelecer o uso de Building Information Modeling (BIM) pela administração pública federal. Nesse sentido, a academia tem papel relevante, uma vez que, entre outras atribuições, prepara os futuros profissionais para o mercado de trabalho na área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). No entanto, pesquisas indicam que não é fácil implementar o BIM no ensino, devido à necessidade de modificar a matriz curricular dos cursos e de requerer a adesão dos professores ao paradigma. Em vista do exposto, novas perspectivas de inserção do BIM na academia são necessárias. Adotando a pesquisa-ação como método de pesquisa, este trabalho tem como objetivo discutir os benefícios alcançados com a iniciativa pioneira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no processo de implementação do ensino do BIM por meio da pesquisa. A principal contribuição do trabalho são os resultados positivos em termos de preparação de alunos para o mercado de trabalho e o consequente ganho de interesse dos professores, fomentando a adesão ao BIM advindos a estratégia aplicada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP). A pesquisa-ação resultou em plano de implementação do BIM no curso Técnico em Edificações, assim como Planos de Execução BIM em disciplinas, demonstrando o potencial da abordagem para ser replicada em outras instituições de ensino.

https://doi.org/10.20396/parc.v11i0.8657348
PDF

Referências

AUTODESK. Autodesk Revit 2020. Disponível em: https://www.autodesk.com.br/products/revit/free-trial. Acesso em 15 maio 2020a.

AUTODESK. Autodesk Navisworks 2019. Disponível em: https://www.autodesk.com.br/products/navisworks/free-trial. Acesso em 15 maio 2020b.

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Tendências atuais para o ensino de BIM. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 5., Salvador, 2011, Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2011.

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. BIM teaching strategies: an overview of the current approaches. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTING IN CIVIL AND BUILDING ENGINEERING, 13., Nottingham, UK, 2010. Proceedings [...]. Nottingham: University of Nottingham, 2010. Disponível em: http://www.engineering.nottingham.ac.uk/icccbe/proceedings/pdf/pf289.pdf. Acesso em: 02 out. 2019. ISBN 978-1-907284-60-1.

BÖES, J. S. Proposta de plano de implantação do BIM na indústria da construção civil. 2019. 281 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50872. Acesso em: 13 set. 2020.

BÖES, J. S.; LIMA, M. M. X. de; BARROS NETO, J. de P. Proposta de Plano de implantação BIM nas instituições de ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE ENSINO DE BIM, 2., Fortaleza, CE, 2019. Anais [...]. Campinas: ANTAC, 2019. Disponível em: https://www.antaceventos.net.br/index.php/enebim2019/enebim/paper/viewFile/656/377. Acesso em: 24 ago. 2020.

BOMFIM, C. A. A.; BRITO, B. L. de. Pós graduação lato sensu no Brasil: perfis profissionais atuantes em BIM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2, 2019, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas: ANTAC, 2019. Disponível em: https://antaceventos.net.br/index.php/sbtic/sbtic2019/paper/view/226. Acesso em: 02 out. 2019.

BRASIL. Decreto de 05 de junho de 2017. Dispõe sobre a instituição do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, n. 107, Seção 1, p. 19, jun. 2017.

BRASIL. Decreto nº 10.306, de 02 de abril de 2020. Dispõe sobre a utilização do Building Information Modelling - BIM ou Modelagem da Informação da Construção na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling - Estratégia BIM BR. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, n. 65, Seção 1, p. 5-7, abr. 2020.

CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO – CBIC. Implementação BIM. Coletânea Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras. Brasília, CBIC, 2016. v. 2; 72p. Disponível em: http://cbic.org.br/bim/. Acesso em: 24 de ago. de 2020.

CHECCUCCI, É. DE S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Arquitetura e Engenharia Civil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 3., São Paulo, SP, 2014. Anais [...]. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2014. Disponível em: http://www.anparq.org.br/dvd-enanparq-3/htm/XFramesSumarioST.htm. Acesso em: 02 out. 2019. ISBN 978-85-67981-02-4. ISSN: 2358-6214.

CHECCUCCI, É. DE S.; AMORIM, A. L. de. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 5, n. 1, p. 6-17, jan/jun. 2014.

COMPUTER INTEGRATED CONSTRUCTION RESEARCH PROGRAM - CIC. BIM Project Execution Planning Guide. Version 2.2. The Pennsylvania State University, University Park, PA, EUA, 2019. Disponível em: http://bim.psu.edu. Acesso em: 24 de ago. de 2020.

CONSELHO FEDERAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS. Resolução nº 058/2019, de 22 de março de 2019. Dispõe sobre as prerrogativas e atribuições dos Técnicos em Edificações. São Paulo: CFT, 2017. Disponível em: https://www.cft.org.br/wp-content/uploads/2019/04/RESOLUCAO-N-058-2019.pdf. Acesso em: 03 jul. 2020.

COSTA, T. G.; DIAS, E. C. B.; LIRA, E. C. F. S.; SILVA, J. A. A.; GIESTA, J. P. Modelagem BIM 4D: Potencialidades e vantagens sobre o planejamento de obras tradicional. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN, 13., Caicó, RN, 2017. Anais [...]. Caicó: IFRN, 2017. ISBN: 978-85-94369-03-1.

CUPERSCHMID, A.; CRUZ, M. O.; RUSCHEL, R. C. A incorporação de BIM no ensino do curso Técnico em Edificações. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 117-134. 2017. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/131498. Acesso em: 02 out. 2019.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015. 181 p.

ENSCAPE. Enscape para Revit. Disponível em: https://enscape3d.com/educational-license/. Acesso em: 15 maio 2020.

GIESTA, J. P.; MENEZES, G. L. B. B. de; COSTA NETO, A. Integração do BIM no currículo do curso de Edificações. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 1, 2017, Fortaleza, CE. Anais [...]. Disponível em: https://sbtic.com.br/anais/files/2017/paper_64.pdf. Acesso em: 02 out. 2019.

GIESTA, J. P.; COSTA, T. G.; COSTA NETO, A. Inserção do ensino do Building Information Modeling (BIM) na academia: novas perspectivas por meio da pesquisa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., Campinas, SP, 2019. Anais [...]. Campinas: ANTAC, 2019. Disponível em: https://antaceventos.net.br/index.php/sbtic/sbtic2019/schedConf/presentations. Acesso em: 17 maio 2020.

GIESTA, J. P.; MORAIS, K. S.; PINTO, J. M. F. O. M.; NASCIMENTO, T. C.; COSTA NETO, A. Proposta de inserção do BIM no processo de projeto arquitetônico. In: CONFERENCE ON AUTOMATION INNOVATION IN CONSTRUCTION, Leiria, Portugal, 2019. Proceedings [...]. Leiria: Polytechnic of Leiria, 2019. Disponível em: https://sites.ipleiria.pt/ciac/files/2019/CD_CIAC/papers/014_Paper.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.

GIESTA, J. P.; COSTA, T. G. Experiência de inserção de conteúdos BIM na disciplina de Construção Civil. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE ENSINO DE BIM, 2., Fortaleza, CE, 2019. Anais [...]. Campinas: ANTAC, 2019. Disponível em: https://www.antaceventos.net.br/index.php/enebim2019/enebim/schedConf/presentations. Acesso em: 17 maio 2020.

GIESTA, J. P.; COSTA, T. G.; LIRA, E. C. F. S.; DIAS, E. C. B.; SILVA, J. A. A. Avaliação das potencialidades do ensino de BIM para gerenciamento de obras - Estudo de caso no IFRN Campus Natal Central. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 12, Recife, PE, 2018. Anais [...]. Recife: IFPE, 2018a. Disponível em: https://dados.ifpe.edu.br/dataset/anais-connepi-2018/resource/bbffd467-2c73-4098-8097-e4c686e0b1bf. Acesso em: 02 out. 2019. ISBN 978-85-67452-15-9.

GIESTA, J. P.; LIRA, E. C. F. S.; COSTA, T. G.; SILVA, J. A. A. O uso da tecnologia BIM na quantificação e no planejamento: estudo de caso de residência RN – Brasil. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE BUILDING INFORMATION MODELLING, 2., Lisboa, Portugal, 2018b. Proceedings [...]. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2018. Disponível em http://www.ptbim.org/img/LivroAtas_ptBIM2018.pdf. Acesso em: 02 out. 2019. ISBN: 978-989-20-8396-4. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.1226766.

GIESTA, J. P.; LIRA, E. C. F. S.; COSTA, T. G.; SILVA, J. A. A.; COSTA NETO, A. Evolução da tecnologia de Realidade Virtual: Estudo de caso no ensino de Edificações no IFRN CNAT. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN, 14., Natal, RN, 2018. Anais [...]. Natal: IFRN, 2018c.

GIESTA, J. P.; COSTA, T. G.; SILVA, J. A. A.; LIRA, E. C. F. S. Implementação da Realidade Virtual no mercado de trabalho da área AEC - Estudo de caso. In: CONGRESSO NACIONAL DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 3., João Pessoa, PB, 2018. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018d. ISBN 978-85-237-1405-5.

GIESTA, J. P.; SILVA, J. A. A; COSTA, T. G.; LIRA, E. C. F. S. Diretrizes para Modelagem 3D direcionada a otimização do processo de quantificação. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., Foz do Iguaçu, PR, 2018. Anais [...]. Londrina: ANTAC, 2018e. ISSN: 2178-8960.

GIESTA, J. P.; MENEZES, G. L. B. B.; LOPES FILHO, J. K. R.; FLORENCIO, D. V. P.; MEDEIROS, A. K. M. Dicionário de Obra através de software BIM. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN, 12., Parnamirim, RN, 2016. Anais [...]. Parnamirim: IFRN, 2016.

GIESTA, J. P.; MENEZES, G. L. B. B. Implementation of NP-BIM in IFRN: case study. Anais [...]. In: 4th BIM International Conference São Paulo and Lisbon. São Paulo, SP: 2016.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações. Natal: IFRN, 2011.

LIMA, C. E.; GIESTA, J. P.; COSTA, S. C.; CRUSADO, M. B. Experiência de colaboração simultânea em Building Information Modeling (BIM) entre duas instituições de ensino do RN. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE ENSINO DE BIM, 2., Fortaleza, CE, 2019. Anais [...]. Campinas: ANTAC, 2019. Disponível em: https://www.antaceventos.net.br/index.php/enebim2019/enebim/schedConf/presentations. Acesso em: 17 maio 2020.

MCADAM, B. Building Information Modelling: the UK legal context. International Journal of Law in the Built Environment, v. 2, n. 3, p. 246-259, 2010.

MARTINS, R. T. S. Building Information Modeling: classificação de informação da construção para o planejamento e controle da produção. 2015. 102 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/138351. Acesso em: 17 maio 2020.

OLIVEIRA, R. L. de. Orçamentação de obras com metodologia BIM. 2019. Disponível em: https://ead.ipog.edu.br/moodle/course/view.php?id=34946. Acesso em: 15 maio 2020.

PEREIRA, P. A. I.; RIBEIRO, R. A. A Inserção do BIM no Curso de Graduação em Engenharia Civil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 42., Juiz de Fora, MG, 2014. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2014. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/5/Artigos/130430.pdf. Acesso em: 02 out. 2019.

RUSCHEL, R. C.; CUPERSCHMID, A. R. M. Plano de execução BIM educacional para FEC-UNICAMP. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., Campinas, SP, 2018. Anais [...]. Campinas: ANTAC, 2018. Disponível em: https://www.antaceventos.net.br/index.php/enebim/2018/paper/viewPaper/43. Acesso em: 02 out. 2019.

RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, M. L. V. X. DE; MORAIS, M. DE. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? Ambiente Construído, v. 13, n. 2, p. 151–165, jun. 2013.

SACKS, R.; GUREVICH, U.; SHRESTHA, P. A review of building information modeling protocols, guides and standards for large construction clients. Journal of Information Technology in Construction (ITcon), [s. l.], v. 21, p. 479-503, 2016. Disponível em: https://www.itcon.org/paper/2016/29. Acesso em: 24 ago. 2020.

SALGADO, M. S. Ensino de arquitetura, engenharia e tecnologias digitais: relato das experiências compartilhadas durante o ENEBIM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., Campinas, SP, 2019. Anais [...]. Campinas: ANTAC, 2019. Disponível em: https://antaceventos.net.br/index.php/sbtic/sbtic2019/schedConf/presentations. Acesso em: 13 set. 2020.

SILVA, C. B. F.; GIESTA, J. P.; COSTA, A. C. S. Realidade Virtual como ferramenta facilitadora no planejamento de canteiro de obras. In: CONGRESSO NACIONAL DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 4., João Pessoa, PB, 2019. Anais [...]. João Pessoa: Unipê, 2019. ISBN 978-85-87868-99-2.

SUCCAR, B. Building information modelling framework: A research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, v. 18, n. 3, p.357-375, maio 2009. Elsevier BV. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.autcon.2008.10.003. Acesso em: 25 ago. 2020.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, [s.l.], v. 31, no 3, p. 443–466, 2005. ISBN: 1517-9702, ISSN: 1517-9702, DOI: 10.1590/S1517-97022005000300009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção

Downloads

Não há dados estatísticos.