Pesquisa-ação em BIM fomentando a transformação de um curso técnico em edificações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v11i0.8657348

Palavras-chave:

Pesquisa ação, Modelagem da informação da construção., BIM, Ensino técnico, Edificações

Resumo

O Decreto 10.306/2020 do governo federal se destina a estabelecer o uso de Building Information Modeling (BIM) pela administração pública federal. Nesse sentido, a academia tem papel relevante, uma vez que, entre outras atribuições, prepara os futuros profissionais para o mercado de trabalho na área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). No entanto, pesquisas indicam que não é fácil implementar o BIM no ensino, devido à necessidade de modificar a matriz curricular dos cursos e de requerer a adesão dos professores ao paradigma. Em vista do exposto, novas perspectivas de inserção do BIM na academia são necessárias. Adotando a pesquisa-ação como método de pesquisa, este trabalho tem como objetivo discutir os benefícios alcançados com a iniciativa pioneira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no processo de implementação do ensino do BIM por meio da pesquisa. A principal contribuição do trabalho são os resultados positivos em termos de preparação de alunos para o mercado de trabalho e o consequente ganho de interesse dos professores, fomentando a adesão ao BIM advindos a estratégia aplicada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP). A pesquisa-ação resultou em plano de implementação do BIM no curso Técnico em Edificações, assim como Planos de Execução BIM em disciplinas, demonstrando o potencial da abordagem para ser replicada em outras instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Josyanne Pinto Giesta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelna Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora  no Curso Técnico de Edificações e na graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Alfredo Costa Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestrado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Thalita Giesta Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Arquitetura e Urbanismo. 

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

GIESTA, J. P.; COSTA NETO, A.; COSTA, T. G. Pesquisa-ação em BIM fomentando a transformação de um curso técnico em edificações. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 11, p. e020021, 2020. DOI: 10.20396/parc.v11i0.8657348. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8657348. Acesso em: 24 set. 2022.

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