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Interações da tectônica no ensino de projeto de arquitetura
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Palavras-chave

Tectônica
Ensino-aprendizagem
Projeto de arquitetura
Design thinking
Ambiente virtual de aprendizagem

Como Citar

MATTANA, Leticia; SOUZA, João Carlos; PFÜTZENREUTER, Andrea Holz; PIMENTA, Anna Freitas Portela de Souza. Interações da tectônica no ensino de projeto de arquitetura. PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e021008, 2021. DOI: 10.20396/parc.v12i00.8658502. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8658502. Acesso em: 12 nov. 2024.

Resumo

Considerando a interdisciplinaridade proposta nos ateliês de projeto de arquitetura, um dos temas desafiadores para professores e estudantes é a abordagem da tectônica no ensino de projeto arquitetônico. Este trabalho tem como objetivo compreender as necessidades, expectativas e demandas da tectônica em um ateliê de projeto de arquitetura de um curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com proposição de solução para a demanda exposta, adotando a abordagem do design thinking. Para a coleta de dados, optou-se pelas técnicas de observação participante, entrevistas dirigidas e aplicação do mapa de empatia, sendo a análise de dados documental, caracterizando uma pesquisa qualitativa. Os resultados demonstram que as três principais demandas da tectônica em ateliê de projeto de arquitetura estão relacionadas aos conteúdos de concepção estrutural, entendimento sobre contenções estruturais e sobre qual a melhor solução técnica para cada projeto. Como contribuição, foi elaborado um protótipo em ambiente de aprendizagem virtual, que contemplou conteúdos sobre os principais temas solicitados pelo público-alvo da pesquisa. A solução incentiva a autonomia e proatividade dos estudantes na busca pelo conhecimento, reduz a competitividade, promove a comunicação e compartilhamento de conhecimentos entre estudantes e professores, minimizando as dificuldades relatadas no ateliê de projeto de arquitetura envolvendo a tectônica.

https://doi.org/10.20396/parc.v12i00.8658502
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