Experiências com ferramentas digitais no ensino de estruturas arquitetônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v12i00.8661548

Palavras-chave:

Ensino de estruturas, Concepção estrutural, Simulação estrutural, Projeto de arquitetura

Resumo

Entre 2011 e 2019, o conjunto das disciplinas de Estruturas de um curso de graduação em Arquitetura foi conduzido com experiências metodológicas incorporando simulações computacionais, aqui sumarizadas. As disciplinas têm ementas com temas que vão da mecânica e simulação estrutural; concepção estrutural; projeto e detalhamento de estruturas em concreto armado, em aço e em madeira. Esta experiência apontou que, alunos capacitados no uso de simuladores estruturais projetaram com uma consciência clara e profissional sobre a concepção Estrutural junto à Arquitetura, ao passo que verificaram a aceitabilidade estrutural com precisão. No entanto, o uso destes recursos adicionais demanda uma maior integração entre as disciplinas de estruturas e as disciplinas que lidam com conteúdo em comum: matemática; geometria, lógica de programação e projeto arquitetônico.

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Biografia do Autor

Felipe Tavares da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Associado na Universidade Federal da Paraíba, Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

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Publicado

2021-08-18

Como Citar

SILVA, F. T. da. Experiências com ferramentas digitais no ensino de estruturas arquitetônicas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e021022, 2021. DOI: 10.20396/parc.v12i00.8661548. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8661548. Acesso em: 20 out. 2021.