Banner Portal
Percepção ambiental de usuários utilizando dispositivos imersivos de realidade virtual
PDF (English)

Palavras-chave

Realidade virtual
Avaliação de projeto
Percepção dos usuários

Como Citar

JOBIM PINHEIRO, Pedro Sávio; ORNSTEIN, Sheila Walbe; SHIMOMURA, Alessandra Rodrigues Prata. Percepção ambiental de usuários utilizando dispositivos imersivos de realidade virtual. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e021031, 2021. DOI: 10.20396/parc.v12i00.8664335. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8664335. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O desenvolvimento de tecnologias de Realidade Virtual (RV) tornou possível a inclusão desta ferramenta em procedimentos mais intuitivos de avaliação de projetos de arquitetura com base na opinião dos usuários. Esta pesquisa exploratória tem por objetivo investigar a percepção dos usuários em ambientes virtuais imersivos (HIVE) baseados em dispositivos visualmente acoplados (DVAs), tendo como foco a percepção de dimensões espaciais e a sensação de temperatura superficial. O caso de estudo consistiu na modelagem do átrio norte do edifício da Pinacoteca em São Paulo em RV para analisar como os usuários avaliam o ambiente de acordo com suas dimensões e como as superfícies do átrio induzem os usuários a ter sensações de temperatura superficial aparente (piso, paredes, passarelas, elevadores e telhado). Este estudo exploratório foi realizado com 40 visitantes pela primeira vez no edifício da Pinacoteca. Os resultados revelaram que a posição e o ponto de vista imediatos dos usuários no momento em que são questionados podem induzir a diferentes respostas acerca de dimensões espaciais e aparente temperatura de superfícies. A primeira conclusão é que a distância do usuário à superfície observada no momento da pergunta influenciou a percepção dos usuários sobre a largura da sala modelada virtualmente. A segunda conclusão foi de que a insolação virtualmente simulada influenciou a sensação dos usuários sobre a suposta temperatura de superfície. A contribuição deste artigo refere-se, portanto, à associação entre a percepção espacial e a sensação de temperatura de superfície com a posição instantânea e ponto de vista de usuários imersos no HIVE.

https://doi.org/10.20396/parc.v12i00.8664335
PDF (English)

Referências

AIDAR, G.; CHIOVATO, M. Interligar o museu e seu entorno: a ação educativa extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Revista de Ciências da Educação, São Paulo, n. 25 - ano XIII, p. 1-21, 2012. Available at: http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/issue/view/11.

BULLINGER, H.; BAUER W.; WENZEL G.; BLACH R. Towards user centered design (UCD) in architecture based on immersive virtual environments. Computers in Industry, v.61, n.4, p. 372–379, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compind.2009.12.003.

CARNEIRO, J. P.; ARYAL, A.; BECERIK-GERBER, B. Influencing occupant's choices by using spatiotemporal information visualization in Immersive Virtual Environments. Building and Environment, v.150, p.330-338, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2019.01.024.

CHA, S. H.; CHOONGWAN KOO; KIM, T. W.; Hong, T. Spatial perception of ceiling height and type variation in immersive virtual environments. Building and Environment, v.163, p. 1-10, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2019.106285.

CHAMILOTHORI, K.; CHINAZZO, G.; RODRIGUES, J.; DAN-GLAUSER, E.S.; WIENOLD, J.; ANDERSEN, M. Subjective and physiological responses to facade and sunlight pattern geometry in virtual reality. Building and Environment, v.150, p. 144–155, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2019.01.009.

CIALONE, C.; TENBRINKS, T.; SPIERS, H. J. Sculptors, Architects, and Painters Conceive of Depicted Spaces Differently. Cognitive Science, vol. 42, issue 2, 2018. DOI: https://onlinelibrary.wiley.com/action/showCitFormats?doi=10.1111%2Fcogs.12510.

DUNSTON, P.S.; ARNS, L.L.; MCGLOTHLIN, J.D.; LASKER, G.C.; KUSHNER, A.G. An Immersive Virtual Reality Mock-Up for Design Review of Hospital Patient Rooms. In: WANG, X.; TSAI, J.J.-H. (ed.) Collaborative Design in Virtual Environments. Intelligent Systems, Control and Automation: Science and Engineering, v. 48. Springer, Dordrecht, 2011.DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-0605-7_15.

FAAS, D.; BAO, Q.; FREY, D. D.; YANG, M. C. The influence of immersion and presence in early stage engineering designing and building. Design Computing and Cognition, v.28, p. 139-151, 2014. DOI: https://doi.org/10.1017/S0890060414000055.

FISHER-GEWIRTZMAN, N. D. Visibility of urban activities and pedestrian routes: An experiment in a virtual environment. Computers Environment and Urban Systems, v.58, p. 60-70, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compenvurbsys.2016.03.007.

FLORIO, W.; TAGLIARI, A. Modelagem e animação para análise de espaços em projetos não construídos. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 61–74, 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v7i1.8643565.

FREITAS, M. R.; RUSCHEL, R. C. Aplicação de realidade virtual e aumentada em arquitetura. Arquitetura Revista, v. 6, n° 2:127-135, 2010. DOI: https://doi.org/10.4013/4553.

HEYDARIAN, J. P. C.; GERBER, D.; BECERIK-GERBER, B. Immersive virtual environments, understanding the impact of design features and occupant choice upon lighting for building performance. Building and Environment, v.89, p. 217-228, 2015.DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2015.02.038.

JULEAN, D. Why Architects See Things Differently an Architectural Approach On Teaching Space Perception. European Scientific Journal, v.special, p. 1-10. April 2016. Available at: http://eujournal.org/index.php/esj/article/viewFile/7351/7071.

KIM, H. K.; PARK, J.; CHOI, Y.; CHOE M. Virtual reality sickness questionnaire (VRSQ): Motion sickness measurement index in a virtual reality environment. Applied Ergonomics, V. 69, p. 66-73, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apergo.2017.12.016.

KLERK, R.; DUARTE, A. M.; MEDEIROS, D. P.; DUARTE, J. P.; JORGE, J.; LOPES, D. S. Usability studies on building early stage architectural models in virtual reality. Automation in Construction, v.103, p. 104-116, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2019.03.009.

KOUTSABASIS, P.; VOSINAKIS, S.; MALISOVA, K.; PAPAROUNAS, N. On the value of Virtual Worlds for collaborative design. Design Studies, v. 33, n.4, p. 357-390, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2011.11.004.

KULIGA, S.F.; THRASH, T.; DALTON, R.C.; HOLSCHER, C. Virtual reality as an empirical research tool — exploring user experience in a real building and a corresponding virtual model. Computers, Environment and Urban Systems, v.54, p. 363–375, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compenvurbsys.2015.09.006.

LAM, C. K. C.; YANG, H.; YANG, X.; LIU, J.; CUI, C.O.S.; KONG, X.; HANG, J. Cross-modal effects of thermal and visual conditions on outdoor thermal and visual comfort perception. Building and Environment, v.186, p. 1-23, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2020.107297.

MAFFEI, L.; MASULLO, M.; PASCALE, A.; RUGGIERO, G.; ROMERO, V. P. Immersive virtual reality in community planning: Acoustic and visual congruence of simulated vs real world. Sustainable Cities and Society, v.27, p. 338–345, 2016.DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.scs.2016.06.022.

OLIVEIRA, Alessandra Arenales Salgado de. Utilização da animação computacional na verificação do programa arquitetonico de necessidades. 2003. 154p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/257881 .

ONO R.; ORNSTEIN, S. W.; VILLA, S. B.; FRANÇA A. J. G. L. Avaliação Pós-Ocupação na Arquitetura, no Urbanismo e no Design: da teoria à prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.

PAES, D.; ARANTES, E.; IRIZARRY, J. Immersive environment for improving the understanding of architectural 3D models: Comparing user spatial perception between immersive and traditional virtual reality systems. Automation in Construction, v.84, p. 292–303, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2017.09.016.

PINHEIRO, Pedro Sávio Jobim. Realidade virtual como ferramenta de avaliação de projetos de arquitetura: uma experiência museológica. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020

RENNER, R. S.; VELICHKOVSKY, B. M.; HELMERT, JENS R. The Perception of Egocentric Distances in Virtual Environments - A Review. ACM Computing Surveys, 46, 2013, p. 1-40. DOI: https://doi.org/10.1145/2543581.2543590.

SCHUBERT, T. The sense of presence in virtual environments: A three-component scale measuring spatial presence, involvement, and realness. Zeitschrift fur Medienpsychologie, v.15, p.69-71, 2003. DOI: https://econtent.hogrefe.com/doi/10.1026//1617-6383.15.2.69.

SHEN, W.; ZHANG, X.; QIPING SHEN, G.; FERNANDO, T. The User Pre-Occupancy Evaluation Method in designer–client communication in early design stage: A case study. Automation in Construction, v.32, p. 112-124, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2013.01.014.

SHUSHAN, Y.; PORTUGALI, J.; BLUMENFELD-LIEBERTHAL, E. Using virtual reality environments to unveil the imageability of the city in homogenous and heterogeneous environments. Computers Environment and Urban Systems, v.58, p. 29-38, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compenvurbsys.2016.02.008.

SOUZA, M. P.; IMAI, C.; AZUMA, M. H. Contribuições e limitações de modelos físicos e de RV na análise de projetos de HIS por usuários leigos. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v.13 n.3. São, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v13i3.146376.

WITMER, B. G.; SADOWSKI JR, W.J. Nonvisually Guided Locomotion to a Previously Viewed Target in Real and Virtual Environments. Human Factor, v.40, n.3, 1998. DOI: https://doi.org/10.1518/001872098779591340.

YEOM, D.; CHOI, J.; KANG, S. H. Investigation of the physiological differences in the immersive virtual reality environment and real indoor environment: Focused on skin temperature and thermal sensation. Building and Environment, v.154, p. 44–54, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2019.03.013.

ZHANG, Y.; LIU, H.; KANG, S-C; AL-HUSSEIN, M. Virtual reality applications for the built environment: Research trends and opportunities. Automation in Construction, v.118, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2020.103311.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção

Downloads

Não há dados estatísticos.