Banner Portal
BIM aplicado ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo
Neste volume apresentamos na capa a Residência para professores em Gando, Burkina Faso. Projetada por Francis Kéré. Imagem do Wikimedia Commons
PDF (English)

Palavras-chave

BIM
Ensino
Projeto
Processo
Metodologia

Como Citar

FANTIN, Natália Rosa; PAULA, Frederico Braida Rodrigues de. BIM aplicado ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo: um Panorama de práticas pedagógicas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e023019, 2023. DOI: 10.20396/parc.v14i00.8668863. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8668863. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Este artigo versa sobre o Building Information Modeling (BIM) no contexto de ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. O principal objetivo é examinar os métodos de ensino de projeto de arquitetura auxiliados pelo BIM, que foram publicados por pesquisadores e professores. Através de uma revisão sistemática de literatura (RSL), buscou-se discutir quais mudanças têm sido observadas nas pesquisas a respeito do ensino de projeto nas escolas de arquitetura, quando se incorpora, explicitamente, o BIM no processo projetual. Através da premissa de que existe uma metodologia ou conjunto de práticas metodológicas específicas para o ensino de projeto auxiliado pelo BIM, pretende-se extrair as práticas e experimentos de ensino reunidas no repositório CuminCad, no qual está publicado um conjunto significativo de trabalhos acadêmicos. Dessa forma, foi extraído um rol de abordagens didáticas sobre BIM aplicado no ensino de projeto, de forma a subsidiar pesquisas do campo e a própria prática experimental de professores de projeto. Ao final, foram encontradas cinco categorias de abordagens do BIM no projeto de arquitetura, as quais apontam alguns caminhos possíveis para o ensino de projeto de arquitetura e urbanismo sob uma perspectiva da incorporação do paradigma BIM.

https://doi.org/10.20396/parc.v14i00.8668863
PDF (English)

Referências

ALMEIDA, E. L. G.; PICCHI, F. A. Relação entre construção enxuta e sustentabilidade. Ambiente Construído, v. 18, n. 1, p. 91-109, mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-86212018000100211.

ALWAN, Z.; HOLGATE, P., JONES, P. Applying BIM to Sustainable Performance Evaluation in Design Projects: An Educational Approach for Architecture Programmes. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 32., 2014, Newcastle upon Tyne. Proceedings […]. Newcastle upon Tyne: eCAADe, 2014. p. 437-444. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2014.2.437.

AMBROSE, M. A. Agent Provocateur - BIM in The Academic Design Studio. International Journal of Architectural Computing, v. 10, n. 1, p. 53-66, Mar. 2012. p. 53-66. DOI: https://doi.org/10.1260/1478-0771.10.1.53.

BALDESSIN, G. Q.; VAZ, M. M.; MEDEIROS, G. L.; FABRÍCIO, M. M. Modeling of steel and precast concrete components based on BIM systems and their application for the teaching of Architectural Design. In: CONFERENCE OF THE IBEROAMERICAN SOCIETY OF DIGITAL GRAPHICS, 24., 2020, Medellín. Proceedings […]. Medellín: SIGraDi, 2020. p. 652-659. Disponível em: http://papers.cumincad.org/cgi-bin/works/Show?sigradi2020_652. Acesso em: 2 jan. 2023.

BOEYKENS, S.; SOMER, P.; KEIN, R.; SAEY, R. Experiencing BIM Collaboration in Education. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 31., 2013, Delft. Proceedings […]. Delft: eCAADe, 2013. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2013.2.505.

CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em arquitetura e engenharia civil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA, 3., São Paulo, 2014, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2014. Disponível em: https://www.anparq.org.br/dvd-enanparq-3/htm/XFramesSumarioST.htm. Acesso em 20 fev. 2023.

CHECCUCCI, É. S.; PEREIRA, A. P. C.; AMORIM, A. L. Modelagem da Informação da Construção (BIM) no Ensino de Arquitetura. In: CONFERENCE OF THE IBEROAMERICAN SOCIETY OF DIGITAL GRAPHICS, 17., 2014, Valparaíso. Proceedings […]. Valparaíso: SiGraDi, 2014. p. 307-311. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/modelagem-da-informao-da-construo-bim-no-ensino-de-arquitetura-14144. Acesso em: 10 jan. 2023.

COOPER, H.M. Integrating research: a guide for literature reviews. 2. ed. Newcastle Upon Tyne: Sage, 1989. 160 p.

CUPERSCHMID, A. R. M.; CASTRIOTTO, C. M. Teaching BIM modeling in the architecture course: using a Blended Learning Strategy. In: CONFERENCE OF THE IBEROAMERICAN SOCIETY OF DIGITAL GRAPHICS, 22., 2018, São Carlos. Proceedings […]. São Paulo: SiGraDi, 2018. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/teaching-bim-modeling-in-the-architecture-course-using-a-blended-learning-strategy-29822. Acesso em 20 jan. 2023.

DELATORRE, V.; PEREIRA, A. T. C. BIM no currículo de Arquitetura: Visões e reflexões para uma implementação. In: CONFERENCE OF THE IBEROAMERICAN SOCIETY OF DIGITAL GRAPHICS, 18., 2014, Montevideo. Proceedings […]. Montevideo: SIGraDi, 2014. p. 3775-3778. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/bim-no-currculo-de-arquitetura-vises-e-reflexes-para-uma-implementao-14292. Acesso em: 20 fev. 2023.

DELATORRE, V.; PEREIRA, A. T. C.; MIOTTO, J. BIM: Application reports in the teaching of architecture. In: CONFERENCE OF THE IBEROAMERICAN SOCIETY OF DIGITAL GRAPHICS, 19., 2015, Florianópolis. Proceedings […]. Florianópolis: SIGraDi, 2015. p. 30-37. Disponível em: https://papers.cumincad.org/cgi-bin/works/paper/sigradi2015_1.320. Acesso em: 10 jan. 2023.

EASTMAN, C.; TELCHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, W. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman, 2014. 483 p.

GLESS, H. J.; HAILIN, G.; HANSER, D. Need of a BIM-agile Coach to Oversee Architectural Design - From one pedagogical experiment to another. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 36., 2018, Lodz. Proceedings […]. Lodz: eCAADe, 2018, p. 445-450. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2018.1.445.

GRANERO, A. E.; CALQUIN, D. L. Crowndthinking-Crownlearning con BIM. In: CONFERENCE OF THE IBEROAMERICAN SOCIETY OF DIGITAL GRAPHICS, 20., 2016, Buenos Aires. Proceedings […]. Buenos Aires: SIGraDi, 2016. p. 476-480. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/crowndthinking-crownlearning-con-bim-24837. Acesso em 10 mar. 2023.

GU, N.; VRIES, B. Two Approaches to Implementing BIM in Architectural Curricula. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 30, 2012, Prague. Proceedings [...]. Prague: eCAADe, 2012. p. 39-48. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2012.1.039.

GUIDERA, S.G. BIM applications in Design Studio an integrative approach Developing Student Skills with Computer Modeling. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE ASSOCIATION FOR COMPUTER-AIDED DESIGN IN ARCHITECTURE, 25., 2006. Proceedings […]. Louisville: ACADIA, 2006, p. 213-227. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.acadia.2006.213.

HALIBURTON, J.; CLAYTON, M.; OZENER, O.; FARIAS F.; JEONG, W.S. Parametric Modeling and BIM: Innovative Design Education for Integrated Building Practices. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE ASSOCIATION FOR COMPUTER-AIDED DESIGN IN ARCHITECTURE, 2011, Lincoln. Proceedings […]. Lincoln: ACADIA, 2011. p. 243-249. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.acadia.2011.x.c0v.

HOLZER, D. Teaching Computational Design and BIM in the Age of (Semi)flipped Classrooms. In: ANNUAL CONFERENCE FOR COMPUTER-AIDED ARCHITECTURAL DESIGN RESEARCH IN ASIA, 24., Wellington. Proceedings […]. Wellington: Victoria University of Wellington, 2019. p. 715-724. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.caadria.2019.2.715.

ISANOVIC, H.; ÇOLAKOĞLU, B. Developing a Methodology for Learning BIM through Education-Practice Collaboration. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 36., 2018, Lodz. Proceedings […]. Lodz: eCAADe, 2018. p. 241-246. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2018.1.241.

KANG, J. BIM Class Project for Learning by Doing. In: CONFERENCE OF THE IBEROAMERICAN SOCIETY OF DIGITAL GRAPHICS, 14., 2010, Bogotá. Proceedings […]. Bogotá: SIGraDi, 2010, p. 286-289. Disponível em: http://papers.cumincad.org/cgi-bin/works/Show?sigradi2010_286. Acesso em: 30 jan. 2023.

KOTNIK, T. Digital Architectural Design as Exploration of Computable Functions. International Journal of Architectural Computing, v. 8, n. 1, p. 1-16, Jan. 2010. DOI: https://doi.org/10.1260/1478-0771.8.1.1.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. (Debates, 115). 257 p.

LIMA, L. O.; CATAI, R. E.; SCHEER, S. Análise de modelos de maturidade para medição da implementação do Building Information Modeling (BIM). Gestão & Tecnologia De Projetos, v. 16, n. 2., p. 133-147, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v16i2.167253.

MARTENS, Bob; TURK, Ziga. Working experiences with a cumulative index on CAD: "CUMINCAD". In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 1999, Liverpool. Proceedings […]. Liverpool: eCAADe, 1999. p. 327-333. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.1999.327.

MATEJOVSKA, D.; VINSOVA, I.; JIRAT, M.; ACHTEN, H. The uptake of BIM - From BIM teaching to BIM usage in the design studio in the Bachelor studies. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 35., 2017, Rome. Proceedings […]. Rome: eCAADe, 2017. p. 147-152. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2017.1.147.

MENEZES, A. M.; PONTES, M. M. BIM e o ensino: possibilidades na instrumentação e no projeto. In: IBEROAMERICAN CONGRESS OF DIGITAL GRAPHICS, 16., 2012, Fortaleza. Proceedings […]. Fortaleza: SIGraDi, 2012. p. 226-228. Disponível em: http://papers.cumincad.org/cgi-bin/works/Show?sigradi2012_221. Acesso em: 2 mar. 2023.

MIZUMOTO, J; OLIVEIRA, F. BIM educação, uma revisão bibliográfica estruturada. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE BUILDING INFORMATION MODELLING, 3., 2020, Porto. Proceedings […]. Porto: Universidade do Porto 2020. p. 173-182. Disponível em: https://ptbim.org/wp-content/uploads/2021/02/LivroDeAtasDoPTBIM-2020.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

MODZELEWSKA, A. A Smooth Introduction to BIM in Interior Design Studies - The reversed 'in steps' design procedure. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 36., 2018, Lodz. Proceedings […]. Lodz: eCAADe, 2018. p. 289-294. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2018.1.289.

NAKAPAN, W. Challenge of Teaching BIM in the First Year of University. In: INTERNATIONALCONFERENCE OF THE ASSOCIATION FOR COMPUTER-AIDED ARCHITECTURAL DESIGN RESEARCH IN ASIA, 20., 2015, Daegu. Proceedings […]. Daegu: CAADRIA, 2015. p. 509-518. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.caadria.2015.509.

OFLUOĞLU, S. BIM-based Interdisciplinary Collaborations in a Student Project Competition. In: CONFERENCE ON COMPUTER-AIDED ARCHITECTURAL DESIGN, 17., 2017, Istanbul. Proceedings […]. Istanbul: CAAD, 2017. p. 360-373. Disponível em: http://papers.cumincad.org/cgi-bin/works/Show?cf2017_360. Acesso em: 15 fev. 2023.

OLAWUMI, T. O.; CHAN, D. W. M.; WONG, J. K. W.; CHAN, A. P. C. Barriers to the integration of BIM and sustainability practices in construction projects: A Delphi survey of international experts. Journal of Building Engineering, v. 20, p. 60–71, Nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jobe.2018.06.017.

OXMAN, R. Theory and design in the first age. Design Studies, v. 27, n. 3, p. 229-265, 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2005.11.002.

PONZIO, A. P. SOUZA, L. P. V. SCHULZ, V. M.; LASSO, C. Digital Understandings in the Construction of Knowledge - Report of experiences in contemporary architectural design teaching. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 38., 2020, Berlin. Proceedings […]. Berlin: eCAADe, 2020. p. 675-684. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2020.1.675.

RUSCHEL, R. C.; CUPERSCHMID, A. R. M. BIM como expressão atual da inovação no ensino. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 5., 2018, Salvador. Anais […]. Salvador: FAUFBA, 2018. p. 12184-12195. (Eixo temático 8: Inovação, Tecnologias e Sociedade). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27744. Acesso em: 20 mar. 2023.

RUSSEL, P.; ELGER D. The Meaning of BIM: Towards a Bionic Building. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE, 26., Lier, 2008. Proceedings […]. Lier: eCAADe, 2008. p. 531-536. Disponível em: https://papers.cumincad.org/data/works/att/ecaade2008_190.content.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

SANGUINETTI, P. BIM in academia: Shifting our attention from product to process. In: INTERNATIONAL COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN FUTURES CONFERENCE, 13., 2009 Montreal. Proceedings […]. Montreal: CAAD Futures, 2009, p. 395-409. Disponível em: http://papers.cumincad.org/cgi-bin/works/Show?cf2009_395. Acesso em: 15 fev. 2023.

SEPASGOZAR, S. M. E.; HUI, F. K. P.; SHIROWZHAN, S.; FOROOZANFAR, M.; UANG, L.; AYE, L. Lean practices using building information modeling (BIM) and digital twinning for sustainable construction. Sustainability, v. 13, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/su13010161.

SOUSA, J. R.; SANTOS, S. C. M. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, jul. - dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559.

TECHEL, F.; NASSAR K. Teaching Building Information Modeling (BIM) from a Sustainabilty Design Perspective. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE ARAB SOCIETY FOR COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN, 3., 2007, Alexandria. Proceedings […]. Alexandria: ASCAAD, 2007. p.635-650. Disponível em: http://papers.cumincad.org/cgi-bin/works/Show?ascaad2007_050. Acesso em: 10 jan. 2023.

VASCONCELLOS, L.; FRISON, L. M. B.; CUNHA, E. G. BIM and Motivation Self-Regulation Strategies. In: IBEROAMERICAN CONGRESS OF DIGITAL GRAPHICS, 24., 2020. Medelín. Proceedings […]. Medelín: SIGraDi, 2020, p. 705-712. Disponível em: http://papers.cumincad.org/cgi-bin/works/Show?sigradi2020_705. Acesso em: 12 mar. 2023.

VASCONSELOS, T. B.; SPERLING, D. M. Entre representações, parâmetros e algoritmos: um panorama do ensino de projeto de arquitetura em ambiente digital na América Latina. In: 20, 2016, Buenos Aires. Proceedings […]. São Paulo: Blucher, 2016. p. 94-100. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/entre-representaes-parmetros-e-algoritmos-um-panorama-do-ensino-de-projeto-de-arquitetura-em-ambiente-digital-na-amrica-latina-24777. Acesso em: 10 jan. 2023.

VASQUEZ DE VELASCO, G. V.; ÂNGULO, A. Digitally integrated practices, a new paradigm in the teaching of digital media in architecture. In: IBEROAMERICAN CONGRESS OF DIGITAL GRAPHICS, 11., 2007, México D.F. Proceeding […]. México D.F.: SIGraDi, 2007. p. 191-195. Disponível em: http://papers.cumincad.org/cgi-bin/works/Show?sigradi2007_af57. Acesso em: 15 abr. 2023.

VINŠOVÁ, I.; ACHTEN, H.; MATĚJOVSKÁ, D. Integrating BIM in Education: Lessons Learned. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 33., 2015, Vienna. Proceedings […]. Vienna: eCAADe, 2015, p. 127-131. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2015.2.127.

YAN, W. Teaching Building Information Modeling at Undergraduate and Graduate Levels. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 28., 2010, Zurich. Proceedings […]. Zurich: eCAADe, 2010, p. 97-106. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2010.097.

ZARZYCKI, A. Component-based Design Approach Using BIM. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE CONFERENCE, 30., 2012, Prague. Proceedings […]. Prague: eCAADe, 2012. p.67-76. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2012.1.067.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção

Downloads

Não há dados estatísticos.