Banner Portal
Avaliação de inteligibilidade em salas de aula com aurilizações simuladas
PDF

Palavras-chave

Aurilização
Índices de articulação
Avaliação de inteligibilidade da fala
Simulação computacional de acústica de salas

Como Citar

MAHL, Ana Luiza; TENENBAUM, Roberto Aizik; MELO, Viviane Suzey Gomes de. Avaliação de inteligibilidade em salas de aula com aurilizações simuladas. PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e024011, 2024. DOI: 10.20396/parc.v15i00.8673602. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8673602. Acesso em: 25 mar. 2025.

Dados de financiamento

Resumo

O artigo aborda uma nova técnica para avaliar a inteligibilidade da fala em salas de aula a partir de aurilizações simuladas. O objetivo principal é realizar testes de articulação a partir de sinais simulados e confrontar os resultados com testes de articulação medidos na sala real. Para tal, são escolhidas duas salas de aula em ambiente universitário. Essas salas são acusticamente medidas, de modo a determinar os tempos de reverberação (TRs) para distintas posições de receptor. As salas são, então, simuladas computacionalmente e os TRs calculados nos mesmos pontos. Um procedimento de otimização é aplicado de modo a aproximar os TRs simulados aos medidos, ajustando-se os coeficientes de absorção e espalhamento das superfícies que compõem o ambiente. Simulam-se, em seguida, as respostas impulsivas biauriculares para as mesmas posições de receptores e o resultado é convoluído com sinais anecoicos contendo listas de monossílabos, gerando aurilizações. Finalmente, as aurilizações são aplicadas por meio de fones de ouvido a um grupo de voluntários que também participaram dos testes de articulação reais e os resultados são comparados. Na comparação, verifica-se que os dois testes – reais e virtuais – apresentam diferenças da ordem de 2%, sendo a maior discrepância encontrada de 3%. Resta demonstrado, portanto, que a técnica utilizada se mostra confiável, particularmente após a aplicação do método de otimização. A utilização da técnica de avaliar inteligibilidade da fala por meio de aurilizações simuladas permite, por exemplo, ser aplicada em situações de pandemia ou demais casos em que se mostre inviável reunir um significativo número de pessoas em uma sala de aula.

https://doi.org/10.20396/parc.v15i00.8673602
PDF

Referências

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 3382-2: Acústica-Medição de parâmetros de acústica de salas. Parte 2: Tempo de reverberação em salas comuns. Rio de Janeiro: ABNT, 2017. 19 p.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-1: Edificações habitacionais - desempenho - parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 98 p.

AL HORR, Y.A.; ARIFB, M.; KATAFYGIOTOU, M.; MAZROEI, A.; KAUSHIK, A.; ELSARRAG, E. Impact of indoor environmental quality on occupant well-being and comfort: A review of the literature. International Journal of Sustainable Built Environment, v. 5, n. 1, p. 1–11, June 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijsbe.2016.03.006.

BERNARDI, N.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Environmental comfort in school buildings: A case study of awareness and participation of users. Environment and Behavior, v. 38, n. 2, p. 155–172, Mar. 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/0013916505275307.

BERZBORN, M.; BOMHARDT, R.; KLEIN, J.; RICHTER, J.-G.; VORLÄNDER, M. The ITA-Toolbox: An open source MATLAB toolbox for acoustic measurements and signal processing. In: DEUTSCHE JAHRESTAGUNG FÜR AKUSTIK - DAGA, 2017, Kiel. Proceedings […]. Kiel: Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, 2017. p. 222-225. Disponível em: https://pub.dega-akustik.de/DAGA_2017/data/articles/000257.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

BISTAFA, S. R.; BRADLEY, J. S. Optimum acoustical conditions for speech intelligibility in classrooms. Noise & Vibration Worldwide, v. 31, n. 9, p. 12–17, Oct. 2000. DOI: https://doi.org/10.1260/09574560014980.

BORK, I. Report on the 3rd Round Robin on room acoustical computer simulation – Part I: Measurements. Acta Acustica united with Acustica, v. 91, p. 740–752, 2005. Disponível em: https://www.ingentaconnect.com/content/dav/aaua/2005/00000091/00000004/art00015?crawler=true. Accesso em: 22 jan. 2024.

BRINKMANN, F.; ASPÖCK, L.; ACKERMANN, D.; LEPA, S.; VORLÄNDER, M.; WEINZIERL, S. A round robin on room acoustical simulation and auralization. Journal of the Acoustical Society of America, v. 145, p. 2746–2760, 2019. DOI: https://doi.org/10.1121/1.5096178.

BRANDÃO, E.; SANTOS, E. S. O.; MELO, V. S. G.; TENENBAUM, R. A.; MAREZE, P. H. On the performance investigation of distinct algorithms for room acoustics simulation. Applied Acoustics, v. 187, p. 108484, Feb. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apacoust.2021.108484.

CORREIA, T.; OITICICA, L. Acústica em edifícios escolares: avaliação da qualidade acústica em escolas públicas de Maceió (Al). In: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ACÚSTICA, 25., 2014, Campinas. Anais [...]. Campinas: SOBRAC, 2014.

FRENCH, N. R.; STEINBERG, J. C. Factors governing the intelligibility of speech sounds. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 19, p. 90–119, 1947. DOI: https://doi.org/10.1121/1.1916407.

GOMES, M. H. A.; BERTOLI, S. R. Auralization for classroom acoustics. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON SOUND AND VIBRATION, 12., 2005, Lisbon, 2005. Proceedings […]. Lisbon: ICSV, 2015. p. 1136-1143.

GRAÇA, V. A. C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PETRECHE, J. R. D. An evaluation method for school building design at the preliminary phase with optimization of aspects of environmental comfort for the school system of the state São Paulo in Brazil. Building and Environment, v. 42, n. 2, p. 984–999, Feb. 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2005.10.020.

KLEINER, M.; DALENBÄCK, B.; SVENSSON, P. Auralization - an overview. Journal-Audio Engineering Society, v. 41, n. 11, p. 861–875, Nov. 1993. Disponível em: file:///C:/Users/Windows/Downloads/Auralization_an_overview.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; LABAKI, L. C.; PINA, S. A. M. G. Conforto e ambiente escolar. Cadernos de Arquitetura. Bauru, p. 1–26, jul./dez. 2001. Disponível em: https://www.academia.edu/24699750. Acesso em: 20 abr. 2024.

KRÜGER, E. L.; ZANNIN, P. H. T. Acoustic, thermal and luminous comfort in classrooms. Building and Environment, v. 39, n. 9, p. 1055–1063, Sept. 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2004.01.030.

KUTTRUFF, H. Room Acoustics. 4th ed. New York: Taylor & Francis, 2000. 380 p.

LEVANDOSKI, G.; ZANNIN, P. H. T. Quality of life and acoustic comfort in educational environments of Curitiba, Brazil. Journal of Voice, v. 36, n. 3, p. 436 E9-436 E16, May 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2020.05.030.

LIMA, P. R.; VERGARA, E. F. Simulação acústica de uma sala multiuso para a prática musical: possibilidades de adaptação ao uso. Ambiente Construído, v. 18, n. 3, p. 161–173, Mar. 2018. (Edição especial ENCAC). DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-86212018000300274.

LUUS, R.; JAAKOLA, T. H. I. Optimization by direct search and systematic reduction of the size of search region, AIChE Journal, v. 19, n. 4, p. 760–766, July 1973. DOI: https://doi.org/10.1002/aic.690190413.

MARSHALL, L. G. Speech intelligibility prediction from calculated C50 values. Journal of the Acoustical Society of America, v. 98, p. 2845–2847, Nov. 1995. DOI: https://doi.org/10.1121/1.413184.

MEDRADO, L. O. Avaliação de inteligibilidade em salas de aula de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2004. 115 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. Acesso em: 20 abr. 2024.

MELO, V. S. G.; TENENBAUM, R. A.; MUSAFIR, R. Avaliação de inteligibilidade em salas de aula do ensino fundamental a partir das respostas impulsivas biauriculares obtidas com cabeça artificial infantil. Acústica e Vibrações, n. 44, p. 51–56, 2012. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/issue/view/aev44/aev44_completa. Acesso em: 10 fev. 2024.

RABELO, A. T. V.; SANTOS, J. N.; OLIVEIRA, R. C.; MAGALHÃES, M. C. Modelo estatístico de predição da inteligibilidade de fala em salas de aula. In: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ACÚSTICA, 25., Campinas, 2014. Anais [...] Campinas: SOBRAC, 2014. p. 84-91.

RIBEIRO, R. S. Caracterização do condicionamento acústico de uma sala de aula com o uso de painéis de madeira. 2020. 305 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5034/1/condicionamentoacusticopaineismadeira.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

SAVIOJA, L.; SVENSSON, U. P. Overview of geometrical room acoustic modeling techniques. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 138, n. 2, p. 708–730, Aug. 2015. DOI: https://doi.org/10.1121/1.4926438.

SHIELD, B. M.; DOCKRELL, J. E. The effects of noise on children at school: A review. Building Acoustics, v. 10, n. 2, p. 97–116, June 2003. DOI: https://doi.org/10.1260/135101003768965960.

TENENBAUM, R. A.; CAMILLO, T. S.; TORRES, J. C. B.; GERGES, S. N. Y. Hybrid method for numerical simulation of room acoustics with auralization: Part 1 - theoretical and numerical aspects. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 29, n. 2, p. 211–221, June 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-58782007000200012.

TENENBAUM, R. A.; TAMINATO, F. O.; MELO, V. S. G. Fast auralization using radial basis functions type of artificial neural network techniques. Applied Acoustics, v. 157, p. 106993, Jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apacoust.2019.07.041.

TENENBAUM, R. A.; TAMINATO, F. O.; MELO, V. S. G.; TORRES, J. C. B. Auralization generated by modeling HRIRs with artificial neural networks and its validation using articulation tests. Applied Acoustics, v. 130, p. 260–269, Jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apacoust.2017.09.025.

VORLÄNDER, M. Auralization: Fundamentals of Acoustics, Modelling, Simulation, Algorithms and Acoustic Virtual Reality. Berlin: Springer, 2008. 335 p.

YANG, W.; BRADLEY, J. S. Effects of room acoustics on the intelligibility of speech in classrooms for young children. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 125, n. 2, p. 922–933, Feb. 2009. DOI: https://doi.org/10.1121/1.3058900.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção

Downloads

Não há dados estatísticos.